TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Ppb

Artigos Científicos: Trabalho Ppb. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/10/2014  •  1.486 Palavras (6 Páginas)  •  620 Visualizações

Página 1 de 6

1. INTRODUÇÃO

De acordo com o conteúdo estudado em sala de aula desenvolvemos o trabalho de sensação e percepção.

A sensação é a capacidade de codificar certos aspectos da energia física e 1serem compreendidos pelos neurônios, ou seja, é a recepção de estímulos do meio externo captado por algum dos nossos cinco sentidos: visual, auditiva, tátil, olfativa e gustativa. A sensação permite a existência desses sentidos, é um processo fisiológico de ligação do organismo com o meio, através dos órgãos sensoriais, e consiste na transmissão de um influxo nervoso (corrente elétrica que percorre os nossos nervos) desde o órgão sensorial até aos centros de decodificação. Realiza-se pela ação de um estímulo específico sobre um receptor que é apropriado para recebê-lo.

Os nossos sensores são os órgãos dos sentidos que recebem e transmitem mensagens bioquímicas sob a forma de influxo nervoso que após serem decodificadas e interpretadas nos centros nervosos de conexão (medula espinal e encéfalo), desencadeiam uma resposta motora ou glandular. Com o efeito, a sensação consiste numa espécie de apresentação isolada das qualidades dos objetivos constituindo a base da percepção, se bem que não se possa isolar dela. Nosso organismo recebe constantemente um número infinito de estímulos (sensações), sendo que interpretamos somente os necessários. Os estímulos (sensações) recebidos serão iguais para todos, o que muda é a percepção.

A percepção é um dos campos mais antigos dos processos fisiológicos e cognitivos envolvidos, é a capacidade de interpretar essa sensação, associando informações sensoriais a nossa memória e cognição, de modo a formar conceitos sobre o mundo e sobre nós mesmos e orientar nosso comportamento.

É diferente da sensação, pois, possui ainda uma característica chamada constância perceptual. Para os nossos sentidos, cada posição do objeto (perto, longe, claro, escuro) produz uma imagem visual diferente, mas para a percepção trata-se do mesmo objeto. A percepção é apenas uma consequência da nossa sensação e nem sempre está inteiramente disponível a nossa consciência, pois é filtrada pelo mecanismo da atenção, sono e emoção.

Contudo podemos considerar a sensação como o processo que compreende a captação dos estímulos externos pelos nossos órgãos sensoriais e o envio destas informações até o nosso cérebro (Sistema Nervoso Central). Já a percepção seria o processo de transformação destes estímulos sem sentido, num todo com significado e utilidade para nossa vida cotidiana. Realmente, na prática, sensação e percepção são processos que se misturam.

Por fim realizamos uma pesquisa de campo a fim de verificar se existem diferenças nas sensações e percepções, de acordo com o sexo: feminino e masculino. Será que a mulheres tem melhores sensações e percepções que os homens, ou os homens é que tem melhores sensações e percepções do que as mulheres? Essa resposta nós ainda não temos, mas esperamos que, no decorrer deste trabalho, possamos encontrar essa resposta.

2. PERCEPÇÃO

A percepção é a capacidade de interpretar as sensações, associando informações sensoriais à nossa memória e cognição, de modo a formar conceitos sobre o mundo e sobre nós mesmos e orientar nosso comportamento. Por exemplo, um som é captado pela nossa audição, mas identificar se esse som é uma voz humana, uma buzina ou um barulho de algo quebrando, fica a cargo da nossa percepção auditiva. Da mesma forma, quando eu vejo um objeto captado pela minha sensação visual, a percepção visual vai interpretar e associar aquela imagem a um conceito, onde eu posso estar vendo um sofá, um rádio ou mesmo um animal de estimação.

Então, a percepção é diferente da sensação. A percepção possui, ainda, uma característica chamada de constância perceptual. Para os nossos sentidos, cada posição do objeto (perto, longe, claro, escuro) produz uma imagem visual diferente, mas para a percepção trata-se do mesmo objeto. A percepção é apenas uma consequência da nossa sensação e nem sempre está inteiramente disponível a nossa consciência, pois é filtrada pelo mecanismo da atenção, sono e emoção.

A percepção está ligada aos nossos cinco sentidos e ainda temos a percepção temporal, espacial e propriocepção.

2.1 Percepção visual: uma das percepções mais desenvolvidas nos seres humanos é caracterizada pela recepção de raios luminosos pelo sistema visual. O princípio do fechamento (Gestalt) é melhor compreendido em relação a imagens do que a outras formas de percepção. A percepção visual compreende a percepção de formas, relações espaciais (profundidade), cores, movimentos, intensidade luminosa.

2.2 Percepção auditiva: também considerada uma das percepções mais desenvolvidas nos seres humanos. É a percepção de sons pelos ouvidos e uma aplicação particularmente importante da percepção auditiva é a música. A percepção auditiva compreende: percepção de timbres, alturas ou frequências, intensidade sonora ou volume, ritmo e localização auditiva, sendo um aspecto associado a percepção espacial que permite distinguir o local de origem do som.

2.3 Percepção gustativa: importante para nossa sobrevivência, evitando que ingerimos alimentos estragados. O paladar é o sentido dos sabores pela língua, sendo o principal fator dessa modalidade de percepção a discriminação dos sabores doce, amargo, azedo e salgado.

2.4 Percepção olfativa: importante na afetividade (memória olfativa) e também na nossa alimentação. O olfato é a percepção de odores pelo nosso nariz. A percepção olfativa engloba a discriminação de odores, o que diferencia um odor dos outros e o efeito de sua combinação. O alcance olfativo nos seres humanos é limitado.

2.5 Percepção tátil: também importante na afetividade e é sentido pela pele do corpo todo, embora sua distribuição não seja uniforme. Os dedos da mão possuem uma discriminação muito maior do que as demais partes, assim como algumas áreas são mais sensíveis ao calor que outras. A percepção tátil permite reconhecer

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com