TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho RSMA Anhanguera

Trabalho Universitário: Trabalho RSMA Anhanguera. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/10/2013  •  1.508 Palavras (7 Páginas)  •  643 Visualizações

Página 1 de 7

Universidade Anhanguera

Curso de Engenharia Mecânica- 2 serie.

Aula Tema 3 – Atividade Colaborativa

Joinville

2011

Aula Tema 3 – Atividade Colaborativa

Projeto de pesquisa da disciplina de Responsabilidade Social e Meio Ambiente, do Curso de Engenharia Mecânica, da Universidade Anhanguera – FAE, Campus Joinville/Unidade 2.

Professor: Alexandre Brito.

Joinville

2011

Sumário

Introdução 4

Atividade de Colaborativa Aula Tema 3 – 5,6,7,8

Conclusão 9

Introdução

Este trabalho tem como intuito principal aprendermos como funciona um projeto bem como seus aspectos mais importantes. Sendo eles objetivos gerais, objetivos específicos e publico alvo. Sendo que a vida profissional de um Engenheiro será na sua grande parte desenvolver e coordenar projetos.

Aula Tema 3 - Atividade Colaborativa.

Passo 1 – Compreenda os significados dos seguintes itens que vão compor o projeto de sustentabilidade que você e seu grupo estão elaborando: objetivo geral, objetivos específicos e público-alvo. O objetivo geral deve responder à seguinte pergunta: “o que se pretende fazer?” Os objetivos específicos referem-se às atividades que vão ser realizadas para se alcançar o objetivo geral; os objetivos específicos também são chamados de resultados esperados. Deve-se lembrar que os objetivos são sempre redigidos com verbos no infinitivo que indicam ação. Público-alvo são as pessoas que serão beneficiadas com o projeto de sustentabilidade.

Objetivo Geral - Nosso trabalho terá como tema um projeto que estou desenvolvendo em parceria com minha equipe Gracie Barra Joinville na comunidade do bairro Comasa.

Objetivos específicos - Este projeto que é baseado em aulas de jiu-jitsu gratuitas não sendo o interesse principal formar campeões e sim pessoas honrradas e com responsabilidade e objetivos estabelecidos.

Público-alvo - São jovens e crianças na faixa etária de 07 aos 16 anos, em espelho no projeto Reação desenvolvido no Rio de Janeiro coordenado pelo judoca olímpico Flavio Canto. Sendo que o desejo é dar atividade saudável, disciplinadora as crianças que estão com nível educacional ruim e rodeados de problemas com drogas sendo o Crack hoje o maior vilão. .

Passo 2 - Leia o texto sobre o Comitê para Democratização da Informática, selecionado por Cecília Barroso, para a seção Minha Notícia, do site IG, no dia 26 de julho de 2010, intitulado ONG promove projeto de sustentabilidade em comunidades carentes do Rio de Janeiro, disponível em: http://minhanoticia.ig.com.br/editoria/Cidadania/2010/07/26/ong+promove+projeto+de+sustentabilidade+em+comunidades+carentes+do+rio+de+janeiro+9544793.html. Acesso em: 20 mar. 2011.

Após a leitura e compreensão do texto, verifique se o projeto descrito refere-se a um projeto de sustentabilidade e identifique o objetivo geral, um objetivo específico e a população-alvo.

O CDI - Comitê para Democratização da Informática, em parceria com as comunidades do Chapéu Mangueira e Babilônia, no Leme, Zona Sul do Rio de Janeiro, acaba de lançar um projeto de sustentabilidade pós-implementação das Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs) naquela região. O objetivo é desenvolver uma ação mobilizadora, capaz de promover a articulação entre diferentes setores da economia: poder público, sociedade civil e iniciativa privada. Os protagonistas[1] são os líderes e moradores das comunidades, que vem debatendo iniciativas e atividades que levem à construção de um ambiente futuro idealizado pelo grupo. O evento de lançamento público do projeto ocorreu na quadra esportiva da Ladeira Ary Barroso, no Leme. A ação tem apoio da Light e da Akzo Nobel e conta com participação do Comitê Olímpico Brasileiro (COB).

Segundo o diretor executivo e fundador do CDI, Rodrigo Baggio, a UPP é na verdade a ocupação física de uma área pelo Estado, a fim de reproduzir a situação anterior de não violência. Entretanto, a UPP representa apenas o primeiro passo e não a solução de todos os problemas das comunidades. ”E isso está claro, pois cada vez nos perguntamos, e agora? Como ficam questões como: geração de renda, educação, saúde, melhorias estruturais nas comunidades, lazer etc.? O que vai acontecer com estas comunidades quando e se a UPP sair?”, observa, acrescentando que a ideia é levar o projeto às demais comunidades que foram beneficiadas com as UPPs.

Como uma ONG que atua há 15 anos utilizando as tecnologias da informação e da comunicação para a exercício da cidadania, Baggio destaca que o resultado desse trabalho só será possível através da articulação e do esforço conjunto entre as comunidades e o 1º, 2º e 3º setores da economia, promovendo a ocupação positiva do território, marcando presença e empreendendo ações para se chegar à realidade ideal. O projeto é desenvolvido a partir da metodologia dos cinco passos do CDI, baseada na filosofia de empoderamento[2] do educador Paulo Freire. “Tudo isso, levando-se em consideração o que o carioca deseja para o Rio nas Olimpíadas de 2016, uma cidade cidadã e sustentável”, explica Baggio. Os cinco passos são: ver o mundo, pesquisar os dados, planejar a ação, mobilizar para agir utilizando a tecnologia e avaliar o caminho percorrido.

Com apoio do CDI como agente catalisador, os líderes comunitários dos Morros da Babilônia e Chapéu Mangueira se reuniram para definir uma visão que represente os anseios desse grupo e o ideal para sua comunidade. Em seguida, essa visão foi compartilhada e refinada junto aos diversos segmentos dessas comunidades. “A visão que resultou deste processo foi o sonho de criação do Alto Leme, ou seja, ter as duas comunidades unidas e funcionando como uma extensão do bairro do Leme e integrado com o asfalto”, explica o fundador do CDI.

Para Valdinei Medina, presidente da Associação dos Amigos do Chapéu Mangueira, o projeto é uma oportunidade única para as comunidades. “Acreditamos que a qualidade de vida vai melhorar 100% e que podemos ser modelo para as demais comunidades. A ideia é levar o trabalho para outras localidades que têm UPP, de forma que possamos mais fortemente transformar nossos anseios em realidade”, disse.

Passo 03: Elabore com os colegas do seu grupo um texto adequado para completar as frases seguintes.

1) O projeto descrito no texto pode ser considerado de sustentabilidade porque: agrega diferentes setores da sociedade com o objetivo comum de integração social e melhora na qualidade e perspectiva de vida das comunidades do Rio de Janeiro começando esse trabalho pelo Chapéu Mangueira e Babilônia._______________________.

2) O objetivo geral do projeto de sustentabilidade lançado pelo CDI em parceria com duas comunidades do Rio de Janeiro é:

Desenvolver uma ação mobilizadora capaz de promover a articulação entre diferentes setores da economia.

3) Um dos objetivos específicos do projeto é:

Ocupar as UPPS que anteriormente eram um espaço destinado a atividades ilícitas como podemos citar o trafico de droga.

4) O público-alvo a ser beneficiado é/são:

As comunidades do morro Chapéu Mangueira e Babilônia.

Passo 04: Retome o projeto que você e o seu grupo estão elaborando. Desenvolvam o objetivo geral e os objetivos específicos e descrevam o público-alvo a ser beneficiado pelo projeto.

Bem como descrito no passo 1, o projeto proposto será ministrar aulas de jiu-jitsu no espaço cedido pela associação de moradores do bairro Comasa uma área que se ampliou com a saída da policia militar que tinha um distrito no local. Estamos desenvolvendo um trabalho que na arrancada inicial será esportivo com aulas de jiu-jitsu, judô, caratê e capoeira. Com jovens de 07 aos 16 anos mais a ideia sugerida pelo grupo de coordenação é expandir as atividades para cursos de preparação para entrada no mercado de trabalho sendo eles informática, inglês.

Conclusão

Após concluir esse projeto verificou-se quanto nossa sociedade esta precisando de amparo e quanto nosso governo deixa a desejar no âmbito social. Mas de alguma forma podemos contribuir. E a melhor maneira é formar um projeto convidar outras pessoas, pois sozinho não fazemos verão arregaçar as mangas e ocupar aquele tempinho que cada vez é mais escasso e olhar um pouco para o próximo ao lado. Sendo que é uma atividade não remunerada financeiramente, mais que nos da um retorno de leveza espiritual incontável.

...

Baixar como  txt (8.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »