TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Sebre Transexual

Pesquisas Acadêmicas: Trabalho Sebre Transexual. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/9/2013  •  702 Palavras (3 Páginas)  •  295 Visualizações

Página 1 de 3

1. Introdução

O sexo, atualmente, não é mais tratado como aspecto meramente fisiológico, algo imutável. Os aspectos psicológicos também são levados em consideração, já que uma nova realidade se apresenta de forma a mudar o conceito de todos em relação, principalmente, ao transexual.

O transexualismo já faz parte das pautas jurídicas e psicológicas. Além disso, a medicina possibilita a mudança de sexo, cada vez com mais perfeição. No entanto, mesmo com tal milagre da medicina, não é possível que se faça tal procedimento cirúrgico sem uma avaliação feita anteriormente, a qual dê a segurança de que a intervenção médica seja viável e que não se cometam erros que sejam irreparáveis.

Muitas pessoas não entendem o que é ser transexual, outras até entendem, mas não aceitam ou não concordam. Pelo meio psicológico podemos nos deparar com os diferentes sofrimentos humanos, como o do preconceito, a dor da incompreensão, da exclusão, da rejeição. Se formos perceber, existe uma grande polêmica em torno da transexualidade, as pessoas não sabem como é não se sentir aceito com o próprio corpo, muitas vezes não sabemque se trata de uma patologia que necessita de auxílio psicológico e talvez este desconhecimento seja um dos principais fatores que influenciam na rejeição.

2. Conceito de transexual

O transexual é aquele indivíduo que tem a certeza inabalável de que pertence ao sexo oposto, repudiando totalmente a genitália com a qual nasceu, procurando realizar a mudança com o ato cirúrgico.

A concepção atual diz que o transexual masculino se trata de uma mulher no corpo de um homem e que o transexual feminino é, obviamente, o contrário. Portanto, há uma neurodiscordância de gênero, tendo suas atitudes guiadas de acordo com o gênero que se reconhece psíquica e socialmente.

O comportamento de um transexual não corresponde ao sexo do nascimento, fugindo ao controle do indivíduo a escolha de se adequar ao gênero que lhe foi designado.

3. Etiologia e tentativas terapêuticas

Ainda há uma controvérsia a respeito da etiologia do transexualismo, ou seja, a respeito da causa do transexualismo. Acredita-se que é uma alteração genética no comportamento cerebral, combinado com alteração hormonal e com os fatores sociais. O hipotálamo do transexual faz com que o mesmo se comporte de forma contraria ao sexo correspondente à sua genitália de nascença.

Embora reconheçamos o elevado propósito da psicanálise na anulação dos distúrbios psíquicos originados no inconsciente dos seres humanos, facilitando, assim, a estabilidade emocional do indivíduo, não percebemos efeitos satisfatórios no sentido da reversibilidade do transexualismo em indivíduos adolescentes ou adultos.

Logo, não há uma solução mais adequada na atualidade do que a da cirurgia. Entretanto, para ser realizada é necessário que haja uma triagem rigorosa nos transexuais primários, maiores e capazes a fim de obter sucesso na fase pós-operatória. Um quadro multidisciplinar de profissionais especializados nessa área faz uma avaliação do grau de feminilidade ou masculinidade do paciente. Tal quadro deve

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com