TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Sobre A Arquitetura De São Paulo

Monografias: Trabalho Sobre A Arquitetura De São Paulo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/10/2014  •  523 Palavras (3 Páginas)  •  366 Visualizações

Página 1 de 3

A Catedral de Chartres é considerada a melhor expressão da Idade Média em arquitetura e construção religiosa. A catedral original começou a ser construída em 1020. Foi destruída por um incêndio em 1194 e reerguida posteriormente. A partir de 1250 ela sofreu poucas alterações. É também a maior Catedral Gótica da Europa. Na fachada principal destacam-se duas torres construídas em épocas diferentes. A torre mais alta em estilo gótico flamboyant é mais trabalhada e rebuscada, a torre menor é em estilo românico e mais sóbria.

O principal destaque da Catedral de Chartres é o conjunto de vitrais, famosos no mundo inteiro. Pela quantidade e qualidade de vitrais, Chartres é considerada uma “Bíblia feita de pedra”.

Esta construção representa aquilo que os historiadores de Arte designam pelo nome de Gótico Clássico ou Gótico Alto, isto é, o período de maior maturidade deste estilo. Para além desta característica, a Catedral de Chartres distingue-se das restantes igrejas do seu tempo por conservar, ainda nos nossos dias, na sua maioria, os seus magníficos vitrais originais.

Parte II

Catedral da Sé

Praça da Sé, s/n - Centro - São Paulo (Metrô Sé).

Em 1913 iniciou a construção da Catedral como é hoje, elaborada pelo alemão Maximilian Emil Hehl, professor de Arquitetura da Escola Politécnica. O templo foi inaugurado em 25 de janeiro de 1954, na comemoração do 4º Centenário da Cidade de São Paulo, ainda sem as duas torres principais.

Em 1745, a "velha Sé", como era chamada, foi elevada à categoria de catedral. Por isso, neste mesmo ano inicia-se a edificação da segunda matriz da Sé no mesmo local da anterior. Ao lado dela, em meados do século XIII levanta-se a Igreja de São Pedro da Pedra. Em 1911, os dois templos foram demolidos para dar espaço ao alargamento da Praça da Sé e, finalmente, à versão atual da catedral.

O monumento também teve a sua importância na vida política recente do País. Em tempos de despotismo militar, D. Agnelo Rossi (1964-1970) assumiu o arcebispado, inaugurando a fase da teologia da libertação e da opção preferencial pelos pobres. Desde 1970 sobressaiu-se a figura do cardeal arcebispo D. Paulo Evaristo Arns, que dedicou todo o seu tempo e o seu esforço ao combate à ditadura militar, denunciando os crimes, as torturas e cedendo a Sé para as manifestações políticas e ecumênicas pelos desaparecidos políticos e pela anistia.

A Catedral da Sé pode ser considerada Gótica, mas a melhor definição é eclética, e simboliza a casa do povo, onde se realizariam não apenas os atos religiosos, mas também atividades de toda a comunidade. As igrejas se tornaram altas e imponentes. Suas torres pontiagudas se erguem como se fossem atingir as nuvens, induzindo os fiéis a olharem para o alto. A arquitetura segue embasada em um forte simbolismo teológico: as paredes como a base espiritual da igreja, suas pilastras simbolizam os santos e os grandes vitrais fazem a luz entrar em múltiplas cores para representar a presença divina.

Bibliografia

<http://www.cidadedesaopaulo.com/sp/o-que-visitar/pontos-turisticos/8-catedral-da-se>

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com