TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Sobre Cinematica

Ensaios: Trabalho Sobre Cinematica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/9/2014  •  1.443 Palavras (6 Páginas)  •  641 Visualizações

Página 1 de 6

Instituto Estadual de Educação Prof. Liberato Salzano Vieira da Cunha

Cinemática

Nome do autor: Victor Mateus Salmentão Silveira

Santana do Livramento- RS

Cidade: Santana do Livramento- RS

Colégio: Instituto Estadual de Educação Prof. Liberato Salzano Vieira da Cunha

Nome do autor: Victor Mateus Salmentão Silveira

Titulo do Trabalho: Cinemática

Matéria: Física

Introdução

Este trabalho refere-se sobre cinemática. Cinemática é o ramo da física que se ocupa da descrição dos movimentos dos corpos, sem se preocupar com a análise de suas causas. Geralmente trabalha-se com partículas ou pontos materiais, corpos em que todos os seus pontos se movem de maneira igual e em que são desprezadas suas dimensões em relação ao problema.

Movimento

Movimento é a variação da posição de um objeto ou ponto material no decorrer do tempo, suas características são descritas pela mecânica, o movimento é sempre relativo.

Repouso

Repouso é quando o corpo ou objeto não se move do lugar, ou seja, ele fica imóvel, ou seja, se, durante certo intervalo de tempo, o corpo mantém sua posição constante em relação a um referencial, dizemos que ele se encontra em repouso. Movimento e repouso são conceitos relativos, ou seja, dependem de um referencial (um carro em viagem numa estrada está em movimento em relação à pista, mas em repouso em relação ao seu motorista). Do ponto de vista físico, são impossíveis repouso absoluto e movimento absoluto (não é possível aceitar que um carro, estando em movimento em relação à pista, esteja em movimento em relação a quaisquer referenciais).

Deslocamento

O deslocamento de um corpo é uma grandeza vetorial (possui módulo, direção e sentido) definida como a variação de posição de um corpo em um dado intervalo de tempo. Dessa forma, o vetor deslocamento pode ser obtido pela diferença entre as posições final e inicial.

Ponto material

Em Física Mecânica, ponto material é uma abstração feita para representar qualquer objeto que em virtude do fenômeno tem dimensões desprezíveis, ou seja, dimensões tais que não afetam o estudo do fenômeno. Por exemplo, no estudo dos movimentos dos planetas, dada a distância que separa esses corpos suas dimensões são desprezíveis e eles podem ser considerados pontos materiais.

Espaço percorrido

O espaço percorrido mede todo o comprimento do percurso do corpo. Por exemplo, se um corpo for do ponto A ao ponto B (que distam entre si de 5 metros), e depois voltar ao ponto A, o espaço percorrido será 10 m.

Deslocamento é simplesmente a distância do ponto em que começou o movimento ao ponto em que parou. Usando o mesmo exemplo, se um corpo for do ponto A ao ponto B e de volta ao ponto A, o seu deslocamento do início ao fim da situação será zero, pois iniciou o movimento no ponto A e finalizou-o no ponto A.

Velocidade

Na física, velocidade relaciona a variação da posição no espaço em relação ao tempo, ou seja, qual a distância percorrida por um corpo num determinado intervalo temporal. É uma grandeza vetorial, possuindo direção, sentido e módulo, esse último chamado de rapidez e de dimensões [L] [T]-1, sendo medida no SI em metros por segundo (m/s ou ms-1). Em geral, os símbolos da velocidade são v ou \vec {v}, o primeiro para a velocidade escalar e o segundo para o vetor

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com