TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Sobre Corrupção

Por:   •  23/3/2019  •  Artigo  •  718 Palavras (3 Páginas)  •  175 Visualizações

Página 1 de 3

INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS

CORRUPÇÃO NO BRASIL

TRABALHO DE INFORMÁTICA

Maceió – AL

2017


CORRUPÇÃO NO BRASIL

TRABALHO DE INFORMÁTICA

Trabalho apresentado como exigência parcial para obtenção de nota na disciplina Informática, sob orientação do professor Elvys Alves Soares

Maceió – AL

2017


  1. RESUMO

Estamos vivendo no Brasil um período conturbado, com vários escândalos públicos e atos de corrupção sendo desmascarados e mostrados para todo o país. Mesmo sendo um problema não  ocasionado apenas no Brasil, o que antes era escondido, agora veio a público. Desde muito antes    escutamos falar sobre a tal da corrupção, que contaminou uma grande porção ou até mesmo todo sistema politico, agora vemos, todo dia, ao vivo e a cores na TV”. Onde vemos uma política que está resumida em interesses pessoais e partidários, esquecendo de exercer sua principal função que são os interesses e necessidades da sociedade em geral. Trilhões, Bilhões e Milhões de reais, que saem do bolso dos brasileiros por meio de impostos caríssimos, estão sendo desviados. Neste sentido de acordo com o jornal Gazeta do Povo (2014 <http://www.gazetadopovo.com.br /opiniao/editoriais/corrupcao-e-impunidade-9a1e490srf3xffyo3f8w3vccu>)

“A corrupção é um crime gravíssimo: é a apropriação indevida de recursos públicos que, de outra maneira, estariam sendo usados em serviços e benfeitorias que ajudariam muitos brasileiros”. Os valores desviados pelos corruptos fazem falta para a sociedade que acaba pagando a conta, má qualidade nos atendimentos em hospitais, educação e sem estruturas mínimas. Ainda danificando a imagem do país em relação aos outros países, dificultando negociações que trariam maior progresso para o país e, consequentemente, melhor qualidade de vida para os brasileiros.

Índice

RESUMO        3

Introdução        5

Desenvolvimento        6

Conclusão        8

Referências        9


  1. Introdução

O mundo está em uma em um desastre causado pela corrupção, entre os quais podemos citar os desvios da Petrobras, o caso que culminou com a queda da presidente Sul-coreana e a mafia da odebrecht, entre outros. Exemplos estes que mostram que independente do tamanho da riqueza a corrupção é um mal que prejudica qualquer país. em muitos países, as pessoas são privadas de suas necessidades mais básicas e vão dormir com fome todas as noites por causa da corrupção, são “24.000 pessoas morrem de fome por dia, ou seja, aproximadamente 9 milhões por ano !” A ONU relata: “8 milhões só de crianças morrem de fome!”. Enquanto os poderosos e corruptos aproveitam estilos de vida luxuosos de forma impune .
A Organização das Nações Unidas (ONU) destaca que “a corrupção é uma praga insidiosa, com um efeito corrosivo, que mina a democracia e o Estado de Direito, aumenta as violações dos direitos humanos, prejudica a qualidade de vida e permite que crimes organizados, terrorismo e violência floresçam”.


  1. Desenvolvimento

Diversas entidades têm se dedicado à mensuração da corrupção e violência no mundo, dentre as quais podemos citar a Transparência Internacional, que lançou em 1995 o indicador denominado Índice de Percepção da Corrupção (CPI - Corruption Perceptions Index), que busca mensurar o grau de percepção de corrupção dos países. Quanto maior o índice de um país, mais honesto ele é.

Ao analisar os dados relativos à corrupção e violência entre 2012 e 2016 em 166 países, constata-se que os 50% dos países com índices mais elevados de corrupção também apresentam índices superiores de violência, em comparação com os 50% dos países com menor índice de corrupção.[pic 1]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (79.3 Kb)   docx (14.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com