TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Sobre Estratégia

Artigos Científicos: Trabalho Sobre Estratégia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/5/2014  •  204 Palavras (1 Páginas)  •  232 Visualizações

Mudanças de tópico: em todo texto, falado ou escrito, é muito comum e esperado que haja marcas que indiquem quando o produtor está mudando de tópico. Isso facilita sua própria clareza de raciocínio e ajuda o interlocutor a compreender a mensagem.

Polidez: é fundamental, em qualquer situação de comunicação, usar formas polidas de se dirigir ao outro. Isso indica respeito e pode interferir positiva ou negativamente para a compreensão da mensagem.

Negociação: em uma dada situação comunicativa, os interlocutores sempre negociam posições, argumentando de acordo com seus pontos de vista.

#Estratégias textuais

As estratégias textuais estão ligadas ao modo de organização linguística do texto.

Em um dado texto, há sempre a combinação de dois fatores: informações dadas e informações novas que o texto vai acrescentando

Formulação: ao expor as informações e ideias, o produtor normalmente insere explicações, justificativas, exemplos e ilustrações. Essas inserções não são as informações essenciais, mas são formas de explicar melhor sua mensagem. Além disso, muitas vezes, o autor do texto corrige ou repara algo que disse. Essa correção também é uma estratégia para tornar a mensagem mais clara.

• Referenciação: são as palavras ou expressões que retomam outras já escritas ou faladas, possibilitando que a mensagem seja compreendida pelo leitor

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com