TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Sobre Gemologia

Por:   •  16/12/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.289 Palavras (6 Páginas)  •  187 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ

INSTITUTO DE GEOCIÊNCIAS

FACULDADE DE GEOLOGIA

MINERALOGIA MACROSCÓPICA

 

 

 

 

 

 

 

PRODUÇÃO E UTILIZAÇÃO SOCIAL E INDUSTRIAL DAS GEMAS

 

 

 

 

 

 

Discente:

Lucas Santos Lima - 201708540032

Docentes:

Prof. Dr. Rosemery da Silva Nascimento

Prof. Dr. Marcio Dias Santos

 

 

 


BELÉM

Outubro/2018

Introdução

Este trabalho tem como objetivo levar ao leitor uma breve explanação sobre a questão da produção e utilização social e industrial das gemas do mundo com base nos estudos da gemologia, uma ciência multidisciplinar que, além de ser parte das ciências da terra e da química mineral também possui grande contribuição das ciências sociais aplicadas como a economia aplicada ao desenvolvimento do setor minerário, desenvolvimento tecnológico e comércio exterior na cadeia produtiva de gemas e joias. A gemologia tem como principio identificar a origem das gemas e classifica-las de acordo com as diferentes especificações técnicas que esta ciência abrange. As gemas podem ser identificadas como um mineral, rocha ou material petrificado sem origem mineral que quando cortado e polido possui utilização social. Na imagem abaixo estão presentes algum exemplares de gemas.

[pic 2]

Imagem 1: Coleção de Pedras Preciosas. Fonte: Mercado Livre

Gemas, as “Flores do Reino Mineral”, e sua produção.

Segundo o professor e doutor Rainer Schultz-Guttler do Instituto de Geociências da Universidade de São Paulo, as gemas podem ser classificadas em cristais naturais ou sintéticos transformados pelo ser humano em objetos lapidados e atrativos. As gemas naturais são formadas nas rochas que encontramos na crosta terrestre, elas podem ser encontradas tanto em depósitos nas próprias rochas como em depósitos secundários, no fundo de rios em sedimentos ali depositados. Entre as gemas encontram-se muitos minerais formados em rochas, tais como o diamante, o rubi, a safira, a esmeralda, a alexandrita, a opala, o olho de gato, o topázio, a turmalina, a granada, todas encontradas aqui no Brasil. Já as chamadas gemas orgânicas como âmbar e a pérola são formadas na biosfera através de processos biológicos. A maioria das gemas naturais como as orgânicas são raras e, por isso, valiosas. Já as gemas sintéticas são aquelas produzidas artificialmente sob as condições semelhantes em que são encontradas na natureza.  O caso mais notável de gema sintética é o do diamante que se forma em condições de pressões e temperaturas altíssimas em grandes profundezas do planeta, mas que por manipulações em laboratório pôde ser manufaturado a um preço sensivelmente menor do que sua gema natural. As gemais sintéticas são vendidas a preços menores, mas possuem a mesma qualidade e beleza que as gemas naturais.

O profissional que estuda as propriedades e identifica a natureza da gema, classifica-as em função do peso, lapidação, cor, dureza e pureza e também opina ainda sobre o valor econômico destes materiais naturais são os gemólogos. Este profissional é muito importante para o controle de qualidade das gemas, o que é fundamental para vendedores, compradores e colecionadores, atuando no controle das necessidades de avaliar muitas variedades de material existente no comércio, no descobrimento de novas gemas e assessorando tecnicamente no tratamento de gemas naturais.

Em especial, o Brasil é mundialmente conhecido por ser um grande produtor de gemas, sendo líder não apenas no critério de quantidade, mas também na diversidade das pedras preciosas aqui encontradas. Para se ter uma ideia do quanto aqui se produz, basta dizer que apenas o Estado de Minas Gerais contribui com cerca de 25% da produção mundial. A produção de gemas é ainda comandada por processos ainda bastante rudimentares ou pouco mecanizados, a exemplo dos garimpos brasileiros. Com isso, o real volume produzido não é bem conhecido, de modo que a produção mundial é sempre um valor estimado. Exceto o caso do diamante, que tem sua produção controlada pela empresa DeBeers Consolited Mines que controla todas as fases de sua obtenção até a oferta para o mercado mundial.

A utilização social e industrial das gemas

Uma das qualidades que distingue as gemas das demais riquezas naturais é a sua capacidade de beleza e simplicidade simultâneas. Desde os primeiros registros das civilizações humanas, as gemas tem papel de destaque em sua utilização na decoração e nas praticas cotidianas. Antes de a ciência surgir com seus métodos e técnicas de análise como modelo predominante de conhecimento, as gemas ocupavam papel essencial no imaginário das pessoas, para estas, as gemas possuíam poderes místicos ou que até podiam curar mazelas, acreditava-se também que algumas gemas podiam cicatrizar feridas ou afastar doenças. Hoje estas crenças ainda persistem, mas são parte de conhecimentos esotéricos á margem da explicação cientifica.

Nos dias atuais as gemes são muito utilizadas na ornamentação e são bastante requisitadas na confecção de joias como anéis, colares, brincos e pulseiras. As gemas que são comercializadas e utilizadas na produção de joias são geralmente polidas e lapidadas, processos estes que potencializam a beleza das gemas e aumentam o seu valor no mercado. As gemas podem ser arredondadas e polidas naturalmente ou mecanicamente.  A maioria das gemas é lapidada de modo a ficarem com certo número de superfícies planas, chamadas facetas. As facetas absorvem e refletem a luz dando um efeito estético ao cristal. Na imagem abaixo estão citadas alguns tipos de lapidações aplicadas nas gemas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)   pdf (341.1 Kb)   docx (406.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com