TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Sobre Grupos E Equipes

Monografias: Trabalho Sobre Grupos E Equipes. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/9/2014  •  1.870 Palavras (8 Páginas)  •  538 Visualizações

Página 1 de 8

Comportamento Humano nas Organizações

Trabalho sobre GRUPOS E EQUIPES:

Responda as questões:

1. Diferencie grupos formais de informais.

2. Explique porque as pessoas se reúnem em grupos.

3. Descrever como as exigências do papel mudam em diferentes situações.

Papel

Conjunto de padrões comportamentais esperados atribuído a alguém que ocupa uma determinada posição em uma unidade social.

Identidade do papel

Determinadas atitudes e comportamentos efetivos consistentes com um papel.

Percepção do papel

Visão que temos sobre como devemos agir em uma determinada situação.

Expectativas do papel

A forma como os outros acreditam que devemos agir em uma determinada situação.

Conflito de papéis

Uma situação em que um indivíduo se confronta com diferentes expectativas associadas aos papéis que desempenha.

4. Identificar a importância dos estudos de Hawthorne e de Asch.

Pesquisa: A experiência de hawthorne pode ser agrupada em quatro fases inicialmente para estudar a relação entre a produtividade e as condições físicas de trabalho. Cada uma desenvolveu-se como uma tentativa por parte dos investigadores, de responder a questões levantadas pela fase antecedente. As quatro fases foram:

1. Experiências para determinar o efeito de alterações da iluminação na produtividade.

2. Experiências para determinar os efeitos das mudanças de horário e de outras condições de trabalho ( por exemplo: periodos de descansos e pausas), na produtividade ( experiência de montagem de reléx na sala de testes).

3. Programa de entrevistas abrangendo toda a fábrica, no sentido de conhecer atitudes e sentimentos dos trabalhadores.

4. Determinação e análise da organização social do trabalho (experiência da montagem de centrais telefónicas na sala de testes).

O efeito de Hawthorne: Os operários trabalham mais e melhor se acreditarem haver preocupação com o seu bem – estar por parte dos gestores e se os seus supervisores prestarem atenção especial em cada um deles. Elton Mayo concluiu neste estudo que o fator humano deveria ser recuperado, numa época em que a produção em massa desumanizante era mais apreciada.

Há quem considere que a melhor motivadora de grandes grupos de trabalhadores é Mary – Kay Asch, da Mary – Kay Cosmetics. Trata-se da presidente, já aponsentada, de uma empresa que, em 1963, teve um volume de vendas de 198000 dólares, e que, em 1993, faturou mais de 613 milhões de dólares. Asch criou uma equipa de vendas de 300000 vendedoras, que dispõem de mais de 6500 Cadillacs e outros carros atribuidos de valores elevados. Ajudou a criar 74 “milionárias” – mulheres que ganharam 1 milhão de dólares ou mais.

Ash contribuiu com o seu império estabelecendo um princípio de motivação muito sólido: a melhor de motivar as pessoas é através do reconhecimento. Ela defende esta teoria dando “reconhecimento” ás suas consultoras de beleza ( vendedoras). Todas as consultoras compram os produtos na sede da Asch, em Dallas, pelo mesmo preço; a empresa trata todas as vendedoras da mesmo forma. Os seus currículos não são relevantes. Asch não fica impressionada se alguma das candedatas afirma ter sido uma grande cirurgiã. Tudo o que conta é a sua ética de trabalho e a sua vontade de representar positivamente os cosmeticos da empresa.

Não há limites quanto ao que cada consultora pode ganhar em dinheiro. Há medida que vai aumentando o volume de vendas e o número de consultoras angariadas, vai sendo gradualmente promovida a diretora de vendas e eventualmente a diretora nacional. Mais de 36000 consultoras estiveram presentes na convenção de vendedoras em Dallas, no verão de 1993. Fardas, coroas, bandas, insígnias e emblemas mostravam a importância de cada uma dessas mulheres na hierarquia da empresa.

O sistema de motivação de Asch concluí recompensas extrísecas, com o prémio, e recompensas intrínsecas, como a satisfação de fazer um bom trabalho. A preocupação com o reconhecimento e a recompensa pelo bom desempenho parece melhorar a auto-estima de milhares de consultoras de beleza da Mary – Kay Cosmetics. Asch parece compreender como funciona a motivação e qual a sua influência no comportamento das consultoras de beleza. A abordagem de Asch ao tipo de motivação de recompensa por reconhecimento funciona bem com mulheres e deve funcionar bem com homens.

Alguns dos maridos que assistem à convenção afirmam dizer aos seus patrões que os elogios são a chave da motivação e que deveriam ser mais utilizados. Na Mary – Kay Cosmetics, o dinheiro é apenas um dos muitos motivadores. Aplausos, prémios, emblemas, elogios e reconhecimento parecem ser também motivadores muitos poderosos.

5. Identificar as implicações da “folga social”.

6. Identificar os benefícios e as desvantagens dos grupos coesos.

O grau em que os membros são atraídos entre si e motivados a permanecer como grupo.

Medidas para estimular a coesão do grupo:

• Reduzir o tamanho do grupo.

• Estimular a concordância sobre os objetivos do grupo.

• Aumentar o tempo que os membros do grupo passam juntos.

• Aumentar o status do grupo e a dificuldade percebida para a admissão nele.

• Estimular a competição com outros grupos.

• Dar recompensas ao grupo, em vez de recompensar seus membros individualmente.

• Isolar fisicamente o grupo.

7. Explicar os efeitos da diversidade sobre o desempenho grupal.

As pesquisas confirmam genericamente que os grupos heterogêneos - aqueles compostos por pessoas diferentes entre si - teriam maior probabilidade de contar com diversidade de habilidades e informações, e seriam mais eficazes, especialmente em relação às tarefas cognitivas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com