TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Sobre HPV

Dissertações: Trabalho Sobre HPV. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/4/2014  •  4.459 Palavras (18 Páginas)  •  516 Visualizações

Página 1 de 18

Sumário:

1. INTRODUÇÃO............................................................................................ Pag. 3

2. MÉTODO CONTRACEPTIVO – ANTICONCEPCIONAL ORAL..... Pag. 4

1.1. O QUE É?................................................................................................ Pag. 4

1.2. INDICAÇÕES........................................................................................ Pag. 4

1.3. IMPORTÂNCIA...................................................................................... Pag. 5

3. DST – HPV..................................................................................................... Pag. 8

2.1. CONCEITO/DEFINIÇÃO...................................................................... Pag. 8

2.2. MODO DE TRANSMISSÃO.................................................................. Pag. 8

2.3. PREVENÇÃO.......................................................................................... Pag. 10

2.4. RISCOS.................................................................................................... Pag. 11

2.5. TRATAMENTO....................................................................................... Pag. 14

4. CONCLUSÃO............................................................................................... Pag. 18

5. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS...................................................... Pag.19

3

Introdução

O trabalho tem como objetivo abordar sobre o método contraceptivo anticoncepcional oral, muito importante atualmente na prevenção de gravidez indesejada, porém não protege de doenças sexualmente transmissíveis. O anticoncepcional oral, ou também “pílula”, popularmente conhecida tem seu efeito reversível, pois ao deixar de fazer o uso, a mulher fica vulnerável a engravidar, através desse trabalho, visamos esclarecer o que é a pílula, e seus efeitos no organismo feminino, bem como indicações e a importância do seu uso; e também a doença sexualmente transmissível (DST) Papiloma Vírus Humano, ou HPV, onde foi enfatizado o significado da doença em si, os meios de transmissão, prevenção, os riscos de contrair o vírus e suas consequências, bem como os modos de tratamento. Nos últimos anos, muitos estudos vêm sendo realizados com o objetivo de desenvolver vacinas capazes de combater a propagação do vírus entre mulheres e, consequentemente, diminuir a incidência e mortalidade do câncer cervical. Apesar deste conhecimento, poucos estudos são voltados à questão masculina e ainda não existe um consenso quanto ao desenvolvimento de possíveis de tratamento e prevenção nesses indivíduos.

4

Método contraceptivo – Anticoncepcional oral

O que é?

Da revolução feminista ao controle da TPM, veja a evolução da pílula.

Se hoje as mulheres podem controlar a fertilidade e planejar melhor a vida e a carreira profissional, muito disso se deve a uma invenção que tem mais de 50 anos: a pílula anticoncepcional. Lançada no Brasil e na Europa pela Bayer em 1960, sua aparição coincidiu com o surgimento do movimento feminista e ajudou a alterar padrões de comportamento e estilos de vida tanto de homens como de mulheres.

A grande revolução trazida pela pílula veio da combinação entre estrogênio e progesterona. Juntos, esses hormônios bloqueiam a ovulação e agem sobre o colo do útero, causando espessamento do muco cervical, dificultando a passagem do espermatozoide. Porém, apesar das novas possibilidades abertas, os primeiros comprimidos continham doses elevadas dessas substâncias.

Essa questão, no entanto, começou a ser resolvida em meados dos anos 1970, quando foi lançada a chamada segunda geração de pílulas, que traziam menos da metade da quantidade inicial de hormônios. “Os grandes avanços na história dos anticoncepcionais foram no sentido de reduzir a dosagem, preservando a sua eficiência”, explica o Dr. Ricardo Barini, professor de ginecologia e obstetrícia da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Federal de Campinas (Unicamp).

A partir do final dos anos 1990, chegou ao mercado uma nova geração de contraceptivos orais, que proporcionavam outros benefícios além da contracepção. Mais recentemente, foram introduzidas pílulas com hormônios bioidênticos – cuja estrutura química é igual à dos produzidos pelo organismo humano.

“O estrogênio utilizado era sempre o etinil estradiol, e hoje já está sendo usado o valerato de estradiol, que é um estrogênio natural, disponível no mercado em anticoncepcionais desde 2011. Isso reduziu ainda mais os efeitos colaterais”, destaca a doutora Maria Valeria Bahamondes, pesquisadora clínica do Centro de Pesquisa em Saúde Reprodutiva de Campinas (Cemicamp).

Indicações contraceptivas e outros métodos

5

Assim, criou-se um leque de opções para os diferentes perfis de mulher – de acordo com idade, estilo de vida, doenças preexistentes etc. Antes de receitar a pílula anticoncepcional, alerta o doutor Barini, é preciso avaliar o histórico pessoal e familiar de doenças.

Justamente por conta desses cuidados, o início do uso da pílula deve ser acompanhado pela avaliação de um especialista, que indicará o método anticoncepcional mais adequado a cada mulher. O uso só deve ser interrompido se surgirem doenças que contraindicam sua utilização, tais como trombose venosa, infarto, derrame, ou câncer de mama, dentre outras patologias. Nestes casos o especialista indicará outros métodos anticoncepcionais.

“Além das pílulas, existem os anticoncepcionais injetáveis, que têm uma vantagem: só precisam ser aplicados uma vez ao mês. Há ainda os adesivos transdérmicos e o anel vaginal, que têm a mesma composição da pílula, mas não são de uso diário”, complementa a doutora Maria Valéria.

A Bayer oferece as diversas alternativas de contraceptivos, tendo como objetivo atingir a maior segurança e o maior conforto possíveis. Para isso, investe 20% de seu faturamento em pesquisa e inovação.

A importância do uso de anticoncepcionais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.6 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com