TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Sobre ISO 9001

Ensaios: Trabalho Sobre ISO 9001. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/9/2014  •  2.222 Palavras (9 Páginas)  •  2.316 Visualizações

Página 1 de 9

Responda às questões abaixo:

1. Segundo a Norma NBR ISO 10011-1 (Diretrizes para auditoria de sistemas da qualidade – Parte 1: Auditoria) quais os objetivos das auditorias?

2. Segundo a Norma NBR ISO 10011-1 as auditorias são realizadas geralmente por que razões?

3. De acordo com a Norma NBR 10011-1 como deve ser o planejamento das auditorias?

4. Quais as diferenças entre as normas NBR ISO 10011-1, NBR ISO 10011-2 e NBR ISO 10011-3 para orientação?

5. De acordo com a NBR ISO 19011 (Diretrizes para auditorias de sistema de gestão da qualidade e/ou ambiental), qual é a definição de auditoria?

6. De acordo com a NBR ISO 19011 (Diretrizes para auditorias de sistema de gestão da qualidade e/ou ambiental), quais são os princípios de auditoria?

7. De acordo com a NBR ISO 19011 (Diretrizes para auditorias de sistema de gestão da qualidade e/ou ambiental), quais são os principais procedimentos do programa de auditoria?

8. Há basicamente dois tipos de não conformidade dentro de uma organização que implantam um sistema de qualidade, como por exemplo: ISO 9001. O que é uma não-conformidade maior? Cite um exemplo

9. O que é uma não-conformidade menor? Cite um exemplo.

10. Como é realizada a auditoria de segunda parte no seguimento industrial automobilístico?

11. Quais são os órgãos certificadores de normas de sistemas de gestão e de qualidade atuantes no Brasil, credenciados pelo INMETRO?

1. Segundo a Norma NBR ISO 10011-1 (Diretrizes para auditoria de sistemas da qualidade – Parte 1: Auditoria) quais os objetivos das auditorias?

Segundo a norma NBR ISO 10011-1 (1992), as auditorias têm normalmente um ou mais dos seguintes objetivos:

- determinar a conformidade ou não conformidade dos elementos do sistema da qualidade com requisitos especificados;

- determinar a eficácia do sistema da qualidade implementado no atendimento aos objetivos da qualidade especificados;

- prover ao auditado uma oportunidade para melhorar o sistema da qualidade;

- atender aos requisitos regulamentares; e

- permitir o cadastramento do sistema da qualidade da organização auditada em um registro.

2. Segundo a Norma NBR ISO 10011-1 as auditorias são realizadas geralmente por que razões?

De acordo com esta norma, geralmente as auditorias são realizadas por uma ou mais das seguintes razões:

- avaliar inicialmente um fornecedor quando se pretende estabelecer uma relação contratual;

- verificar se o sistema da qualidade da própria organização continua a atender aos requisitos especificados e se está sendo implementado;

- verificar dentro de uma relação contratual, se o sistema da qualidade do

fornecedor continua a atender aos requisitos especificados e se está sendo

implementado; e

- avaliar o sistema da qualidade da própria organização frente a uma norma de sistema da qualidade.

Não devemos confundir a auditoria da qualidade com atividades de inspeção com o intuito de controle do processo ou aceitação de produtos, nem transferir para a auditoria a responsabilidade pela qualidade do produto final, uma vez que ela tem como objetivo apenas certificar se os diversos sistemas de concepção, desenvolvimento, manufatura, controle, entrega e assistência técnicas estão sendo realizados conforme planejados.

4. Quais as diferenças entre as normas NBR ISO 10011-1, NBR ISO 10011-2 e NBR ISO 10011-3 para orientação?

As diferenças são:

NBR 10011-1 = estabelece princípios básicos, critérios e práticas de uma auditoria e fornece diretrizes para instituir, planejar, executar e documentar as auditorias de sistemas da qualidade.

NBR 10011-2= fornece orientações sobre os critérios para qualificação de auditores. Aplica-se à seleção de auditores para execução de auditorias de sistemas da qualidade como é estabelecido na NBR ISO 10011-1.

NBR 10011-3= Esta NBR ISO 10011-3 fornece as diretrizes básicas para gerenciar os programas de auditoria de sistemas da qualidade. É aplicável para o estabelecimento e manutenção de uma função de gestão do programa de auditoria na execução de auditorias de sistemas da qualidade, seguindo as recomendações dadas na NBR ISO 10011-1.

Lembrando que essas normas estão canceladas e foram substituídas pela NBR ISO 19011:2002.

5. De acordo com a NBR ISO 19011 (Diretrizes para auditorias de sistema de gestão da qualidade e/ou ambiental), qual é a definição de auditoria?

Definição de Auditoria;

Processo sistemático, documentado e independente para obter evidências de auditoria e avaliá-las objetivamente para determinar a extensão na qual os critérios da auditoria são atendidos

NOTA 1 Auditorias internas, algumas vezes chamadas de auditorias de primeira parte, são conduzidas pela própria organização, ou em seu nome, para análise crítica pela direção e outros propósitos internos, e podem formar a base para uma auto declaração de conformidade da organização. Em muitos casos, particularmente em pequenas organizações, a independência pode ser demonstrada pela liberdade de responsabilidades pela atividade sendo auditada.

NOTA 2 Auditorias externas incluem aquelas auditorias geralmente chamadas de auditoria de segunda e terceira partes. Auditorias de segunda parte são realizadas por partes que têm um interesse na organização, tais como clientes, ou por outras pessoas em seu nome. Auditorias de terceira parte são realizadas por organizações externas de auditoria independente, tais como organizações que provêm certificados ou registros de conformidade com os requisitos da NBR ISO 9001 OU NBR ISO 14001.

NOTA 3 Quando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com