TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Sobre Irrigação

Pesquisas Acadêmicas: Trabalho Sobre Irrigação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/5/2013  •  1.547 Palavras (7 Páginas)  •  1.166 Visualizações

Página 1 de 7

CETEP-BA

Professor: Marcelo Almeida de Oliveira

Disciplina: Irrigação e drenagem

Aluna: Thiago Araújo

TRABALHO SOBRE SISTEMA DE IRRIGAÇÃO

Sistema de irrigação em malhas.

Efeito da irrigação sobre a taxa de lotação em pastagens de capim tanzânia utilizadas para produção de leite em São Carlos, SP

Patrícia Menezes Santos1 Danilo de Paula Moreira2 Celso Eduardo da Silva3 André De-Stefani Aguiar3 Rodrigo de Andrade Ferrazza3

80 ISSN 1981-206X

São Carlos, SPDezembro, 2007Técnico

Comunicado

Foto capa: Patrícia Menezes SantosPesquisadora da Embrapa Pecuária Sudeste, Rod. Washington Luiz, km 234, Caixa Postal 339, 13560-970, São Carlos, SP. Endereço eletrônico: <patricia@cppse.embrapa.br>Analista da Embrapa Pecuária Sudeste, Rod. Washington Luiz, km 234, Caixa Postal 339, 13560-970, São Carlos, SP Endereço eletrônico: <danilo@cppse.embrapa.br> Estagiários da Embrapa Pecuária Sudeste.

Piquete de tanzânia irrigados no período da seca

Introdução

A utilização da pastagem, como base da alimentação de bovinos de leite, é uma alternativa para reduzir o custo de produção e, conseqüentemente, tornar a atividade leiteira mais competitiva.

Um dos entraves à utilização do pasto como base da alimentação é a estacionalidade de produção de forragem. Dados experimentais mostram que, em áreas de sequeiro na região Sudeste, a produção de forragem no período seco representa cerca de 20% do total anual. Os primeiros experimentos relacionados à irrigação de pastagens no Estado de São Paulo foram desenvolvidos por Guelfi Filho (1972, 1978) em Piracicaba, SP. Esse autor observou que a irrigação proporcionava aumento na produção total de matéria seca do capim-elefante e do capim-colonião durante o ano, entretanto não alterava a curva de estacionalidade de produção de matéria seca. As irrigações efetuadas durante o “verão” (quente e úmido) eram mais vantajosas do que as irrigações feitas durante o “inverno” (frio e seco).

Na década de 1990, no entanto, experimentos realizados na Embrapa Pecuária Sudeste mostraram que o período de baixa produtividade do capim-tanzânia na entressafra foi reduzido de 150 a 160 dias para 65 a 70 dias com irrigação (Rassini, 2002). Estes resultados indicam que a amplitude de resposta das gramíneas tropicais à irrigação sob condições de decréscimo do fotoperíodo e da temperatura não é bem conhecida.

Tanto nos estudos de Guelfi Filho (1972, 1978) quanto nos de Rassini (2002) apenas a planta forrageira foi avaliada. A capacidade de suporte das

2 Efeito da irrigação sobre a taxa de lotação em pastagens decapim-tanzânia utilizadas para produção de leite em São Carlos, SP pastagens depende, além da taxa de acúmulo de forragem, de outros fatores, tais como consumo animal e eficiência de pastejo. O objetivo deste trabalho foi verificar o efeito da irrigação sobre a taxa de lotação em pastagens de capimtanzânia utilizadas para produção de leite em São Carlos, SP.

Condução do trabalho

As taxas de lotação animal em pastagens de capim-tanzânia com e sem irrigação foram comparadas na Embrapa Pecuária Sudeste, em São Carlos, SP (22o01’ S e 47o53’ W), entre dezembro de 2003 e janeiro de 2005. O trabalho foi conduzido em área de 6 ha de capimtanzânia implantado em 1993, utilizada desde então para pastejo por vacas e por novilhas da raça Holandesa Preta e Branca.

A área foi subdividida em 56 piquetes de 1.0 m2. Metade dos piquetes foi irrigada por aspersão convencional, utilizando-se um sistema composto por dois conjuntos de seis aspersores com vazão de 8 a 10 m/h e uma bomba elétrica de 25 HP de potência. O solo predominante do local era Latossolo Vermelho Amarelo de textura média, com as características químicas em julho de 2003 e em julho de 2004 apresentadas na Tabela 1.

No período de outubro a abril, tanto a área irrigada quanto a não irrigada receberam 133 kg/ha de uréia a cada ciclo de pastejo (60 kg/ha de nitrogênio). Já no período de maio a setembro, apenas a área irrigada foi adubada com 6 kg/ha de uréia (30 kg/ha de nitrogênio) a cada ciclo de pastejo.

Tabela 1. Características químicas do solo da área experimental em julho de 2003 e em julho de 2004.

A água de irrigação foi manejada pelo método EPS (Rassini, 2002). Neste método, a freqüência de irrigação é determinada com base nas ocorrências climáticas de evaporação (evaporímetro de Pichè) e de precipitação pluvial (pluviômetro), que foram monitoradas periodicamente no posto meteorológico da Embrapa Pecuária Sudeste. Além disso, considerou-se a média da capacidade de armazenamento de água disponível de 20 m na camada de solo de 0 a 20 cm. A irrigação era efetuada toda vez que a diferença acumulada entre a evapotranspiração e a precipitação atingia 30 m, conforme preconizado pelo método. Em setembro de 2004, devido a problemas no sistema de irrigação, o balanço hídrico na área irrigada foi negativo (Tabela 2).

MO = matéria orgânica; S = soma de bases; CTC = capacidade de troca catiônica em pH 7,0; V = saturação por bases; TI = tratamento irrigado; TNI = tratamento não-irrigado. Obs.: As amostras de solo foram coletadas com trado do tipo sonda, na profundidade de 0 a 20 cm.

3 Efeito da irrigação sobre a taxa de lotação em pastagens decapim-tanzânia utilizadas para produção de leite em São Carlos, SP Tabela 2. Balanço hídrico mensal no período experimental, em São Carlos, SP.

Os piquetes foram pastejados por vacas em lactação da raça Holandesa Preta e Branca, com ciclo de pastejo de 28 dias (1 dia de ocupação e 27 dias de descanso). O peso vivo das vacas era, em média, de 540 kg. O número de animais colocados em cada piquete foi ajustado diariamente com base na avaliação visual da massa de forragem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com