TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Sobre Marx Weber

Por:   •  23/11/2020  •  Trabalho acadêmico  •  298 Palavras (2 Páginas)  •  228 Visualizações

Página 1 de 2

Trabalho sobre a sociologia de Max Weber

  1. Em que sentido a sociologia de Max Weber se diferencia das duas perspectivas teóricas vistas anteriormente? (Durkheim e Marx) Explique e justifique sua resposta.
  2. De que forma o indivíduo age de acordo com Weber?
  3. Como a perspectiva social está presente na sociologia compreensiva de Weber?

RESPOSTAS:

  1. A sociologia de Max Weber busca explicar a sociedade com base na ação social, em que não há a existência de fatos sociais e que os comportamentos e hábitos das pessoas são consequência das ações dos indivíduos, e não uma imposição das instituições da sociedade, como avaliava Durkheim. Também, tal visão de Weber trazia uma análise mais positiva sobre o capitalismo, e para o mesmo esse sistema é baseado em ideais, os “tipos ideais”. Sendo assim, os indivíduos poderiam tomar ações individuais e estas deveriam ser corrigidas e assimiladas aos tipos ideais. Enquanto que o sistema visto sob a perspectiva de Marx, se resumia em um embate contínuo entre a classe dominante e a dominada.

  1. Para Weber, o indivíduo age ou realização alguma ação social não só pela influência das instituições ou por situação econômica, mas também por conta de valores e princípios de cada indivíduo, desta forma, cada indivíduo teria liberdade para agir na realidade. Além disso, as ações sociais de cada indivíduo eram mensuradas com um padrão, os tipos ideais, que são condutas perfeitas e imutáveis, mas que na prática não ocorrem e as ações dos indivíduos podem ser aproximar ou não desse padrão.
  1. Acredito que a percepção social está presente no conhecimento das intenções e das motivações dos indivíduos a realizar as ações sociais. Dessa forma, para compreender a sociedade bem como as relações humanos, seria necessário um aprendizado tanto moral quanto lógico das motivações dos indivíduos constituintes da sociedade e das relações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (40.7 Kb)   docx (7.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com