TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Marx Weber

Artigos Científicos: Marx Weber. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/4/2014  •  1.323 Palavras (6 Páginas)  •  491 Visualizações

Página 1 de 6

Maximilian Karl Emil Weber, nasceu em 1864 na Alemanha onde vivia em uma família de classe media alta.

Weber cursou em 1882 a faculdade de direito de Heidelberg, mas não a concluiu, após um ano transferiu-se para Estraburgo onde prestou o serviço militar.

Na Alemanha viveu suas primeiras disputas sobre a metodologia das ciências sociais que começaram a surgir na Europa. Em 1884, em Gottingen e Berlim, começou a dedicar-se nas áreas de economia, história, filosofia e direito, trabalhou como livre docente na universidade de Berlim, e ao mesmo tempo como assessor do governo, passado cinco anos, Weber escreveu sua tese em doutoramento sobre a história das companhias do comércio durante a Idade Média. Logo após escreveu a tese “A História das Instituições Agrárias”.

Casou-se em 1893 com Marianne Schinitger e, no ano seguinte, tornou-se professor de Economia na Universidade de Freiburg, transferindo-se, em 1896, para a de Heidelberg. Após esta trajetória se afastou por apresentar perturbações nervosas e só voltou longos anos depois. Em 1903 participando da direção de uma das mais destacadas publicações de ciências sociais da Alemanha.

No ano seguinte publicou ensaios sobre a objetividade nas ciências sociais e a primeira parte de “A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo”, que se tornou sua obra mais conhecida e é de fato fundamental para a reflexão sociológica.

Em 1906 redigiu dois ensaios sobre a Rússia: “A Situação da Democracia Burguesa na Rússia” e “A Transição da Rússia para o Constitucionalismo de Fachada”. No inicio da Primeira Guerra Mundial, Weber, no posto de capitão, foi encarregado de administrar nove hospitais em Heidelberg, quando a guerra terminou, mudou-se para Viena onde deu o curso “Uma Critica Positiva da Concepção Materialista da Historia”.

Suas principais obras foram: “A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo”, “Estudos sobre a sociologia e a Religião”, “Estudos de Metodologia”, “Economia e Sociedade”, “Política como Vocação”.

Em 1920 faleceu em decorrência a uma pneumonia, mas se tornou um dos principais nomes da sociologia moderna.

ECONOMIA E SOCIEDADE

Uma das obras mais faladas de Max Weber, onde ele trabalhou até o final da sua vida, porém ele só foi publicado postumamente por sua esposa Marianne Weber.

No primeiro capitulo, Weber relata sobre a teoria socióloga e a categoria “ação”, onde na visão de Weber a “ação” é um comportamento humano vinculado a um subjetivo e “ação social” é relacionada a outro individuo.

Ao ponto de partida temos uma distinção entre quatro tipos de ação.

• Ação Racional com Relação ao Objeto: É a expectativa no comportamento de objeto do mundo exterior com os outros homens e essas expectativas são utilizadas como um meio para alcançar os fins próprios.

• Ação Efetiva: É relacionada a reação de consciência e humor, definida por uma reação emocional da própria pessoa que fez a “ação” e não relacionada a um objeto ou uma sistema de valor.

• Ação Racional com Relação ao um Valor: É relacionada a crença no valor absoluto de uma determinada conduta. A pessoa age de acordo com todos os riscos para permanece fiel a sua honra.

• Ação Tradicional: Hábitos, costumes e crenças transformados em uma segunda natureza, a pessoa obedece a reflexos adquiridos pela pratica.

Para Weber a sociologia buscava um significado pata as ações dos indivíduos, compreender os sentidos que cada pessoa da a sua conduta, e assim perceber a sua estrutura inteligível, mas Durkheim achava que a conduta de cada pessoa analisava as instituições sociais

Na analise de Weber propunha compreender, interpretar e explicar o significado, a organização e o sentido para evidenciar regularidade das condutas.

Weber não tinha a idéia de negar a existência ou a importância dos fenômenos sociais globais, dando importância à necessidade de entender as intenções e motivações dos indivíduos que vivenciam essas situações sociais. Sua idéia era que a sociedade é o resultado das formas de relação entre seus sujeitos constituintes.

Sociologia Econômica

Weber via o capitalismo como um fenômeno especificamente moderno, ou seja, enquanto fenômeno social, o capitalismo é uma das expressões da vida racionalizada da modernidade Ocidental e é similar ao campo político, do direito e da ciência,.

Weber rompe com a definição de Marx, onde o capitalismo é um fenômeno exclusivo da era moderna, mas para Weber o capitalismo atravessa a historia, pois a busca do lucro já é localizada nas sociedades primitivas e antigas. Nas grandes civilizações e nas sociedades não-ocidentais.

No segundo capitulo de Economia e Sociedade temos as principais análises de Weber sobre o campo econômico, tópicos onde ele discute a ordem social econômica.

É destacado que o processo de racionalização da atividade econômica envolve a passagem de uma racionalidade material para racionalidade formal, na qual a lógica impessoal das atividades econômicas e lucrativas se torna predominantes.

Sociologia Política

Através da teoria dos tipos de “denominação”, Weber desenvolveu um importante trabalho na sociologia política. A possibilidade de um grupo se submeter a um

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com