TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Sobre O Filme "Invictus"

Trabalho Universitário: Trabalho Sobre O Filme "Invictus". Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/10/2014  •  731 Palavras (3 Páginas)  •  1.909 Visualizações

Página 1 de 3

Os Invictus

A história mostra a jornada de superação social desde as sequelas deixadas pelo Apartheid até a eleição de seu principal elemento de oposição representado pela figura do líder africano Nelson Mandela. Utilizou como ponto principal a associação do esporte enquanto fenômeno social que desencadeou o início de um processo de legitimar a igualdade nacional de seu povo.

Retratando o momento pós-Apartheid na África do Sul, a cena inicial mostra o quanto o país está dividido entre brancos e negros, mostra uma rua onde de um lado, em um campo próprio para o esporte, brancos jogam Rúgbi, e do outro lado da rua, em um campo de terra batida, negros jogam futebol. O treinador de Rúgbi declara a um de seus jogadores, que o mundo fora entregue aos cães quando libertaram Mandela da cadeia.

Caminhando pela rua Mandela ver um jornal onde se lê: “Ele pode vencer a eleição, mas poderá governar um país?”. Sorrindo ele diz: “É uma pergunta legítima”. Mandela deve governar um país onde parte da população não o quer como presidente. Quando se tornou o primeiro presidente negro da África do Sul, Mandela poderia ter buscado vingança contra os colonizadores, mas ele escolheu não fazê-la. Não por sobrevivência política, mas por uma profunda convicção moral.

A principal preocupação do governo instituído por Nelson Mandela procurava fundamentalmente uma forma de unir a nação e encontrou esta oportunidade no esporte, o Rúgbi por seu apelo popular e massificado.

O time de Rúgbi da África do Sul passava por um período ruim sem resultados significativos por causa da divisão e das sequelas que o Apartheid causou à África nesse período. Além da falta de investimentos nesse período de transição do governo. Todos os negros torciam contra ele. Torciam por qualquer outro time menos para os Springboks. O próprio Mandela disse que fazia isso quando estava preso. Pois eles viam os Springboks como símbolo do Apartheid.

Quando o Congresso Nacional Africano – partido de Mandela – decide acabar com o nome, emblema e cores dos Springboks, Mandela diz que se eles tirarem o que os brancos veneram estarão apenas provando que eles são o que os brancos temiam – negros em busca de vingança. “Temos de ser melhores que isso, temos que surpreendê-los com compaixão, com controle e generosidade. Este não é o tempo de exercermos vingança mesquinha, este é o tempo de erguermos nossa nação usando cada tijolo disponível para nós, mesmo que o tijolo venha pintado de verde e ouro.”

Visando alcançar a vitória da África do Sul na Copa do Mundo, Mandela chama o capitão dos Springboks, François Pienaar , para um chá, pois Mandela vê em Pienaar a porta para alcançar seu povo de todas as formas. Neste encontro Mandela dá a Pienaar motivação e incentivo, e o orienta para que se esforce e sirva de exemplo aos outros jogadores.

Quando a África do Sul sediou a terceira Copa do Mundo de Rúgbi Mandela orientou que o time começasse a fazer trabalhos sociais em comunidades carentes, carregando à frente do time o slogan: Um time, uma nação, querendo trazer ao povo o orgulho pelo time. Na véspera do primeiro jogo do Springboks na Copa do Mundo, Mandela entrega a Pienaar um poema: Invictus. Poema que serviu a Mandela como inspiração e que o ajudou a enfrentar todos os anos que ele passou na prisão.

Motivados

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com