TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Crítico Do Filme Invictus

Artigo: Resumo Crítico Do Filme Invictus. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/3/2015  •  675 Palavras (3 Páginas)  •  1.159 Visualizações

Página 1 de 3

O drama biográfico Invictus narra parte da história do presidente Nelson Mandela, desde sua saída da prisão em 1990 até o fim da Copa do Mundo de Rugby em 1995, período em que a situação na África do Sul começava a mudar, principalmente graças ao presidente e sua ideia de unir a população sul africana tanto branca quanto negra em torno do esporte mais importante do país.

A história começa a partir da libertação de Nelson Mandela, depois de 27 anos preso. Toda a população negra fica extremamente feliz com a novidade, já que Mandela foi um dos principais opositores do Apartheid. Já os brancos ficaram muito revoltados, pois com o fim do Apartheid tecnicamente, pelo menos perante a lei, brancos e negros deveriam ser tratados com igual respeito e dignidade perante toda a população mundial.

Depois de 4 anos, em 1994, Nelson acaba sendo eleito como o primeiro presidente após o fim do Apartheid. Temerosos em perder seus empregos ou sofrerem retaliações, todos os brancos passam a encaixotar seus pertences antes mesmo da chegada do novo presidente em seu gabinete, no entanto todos acabam surpresos quando ele os chama para uma reunião de equipe, e comunica que eles estão livres para saírem se quisessem, mas que a demissão em massa não fazia parte de seus planos. Até mesmo entre sua equipe de segurança pessoal passou por conflitos nesse momento, já que agentes especiais brancos foram enviados para fazer parte da equipe de segurança presidencial, antes formada apenas por negros.

Como parte de sua agenda presidencial Nelson foi assistir a um jogo de rugby e pode perceber que um grande parcela da população, os negros, preferiam torcer sempre para o time adversário do que para o time de seu próprio país. Esse fato comum para ele, que por muito tempo fez o mesmo, o intrigou e o fez ter uma ideia genial. Incentivar o esporte e torna-lo motivo de orgulho nacional poderia aproximar a população, além de apagar, de certa forma, o significado do emblema e das cores verde e dourado do time, considerado uma lembrança muito marcante do período repressivo.

Pouco depois deste dia o presidente é informado de que o Comitê Esportivo pretender mudar o emblema e as cores do time de rugby nacional. Ele acaba aparecendo de surpresa logo após a aprovação do projeto e convence a uma parte das pessoas de que o melhor seria deixar essa ideia de lado, pois faria com que a segregação das raças só piorasse, o que era totalmente o oposto do que ele almejava. Pois seu plano inicial era que o time jogando bem pudesse unir a nação com a vitória na Copa do Mundo de Rugby.

Depois deste dia o presidente chamou até seu escritório o capitão dos Springboks, François Pienaar. E durante esta conversa Mandela lhe conta um pouco de sua história na prisão e sobre sua inspiração para seu governo, ele declama para o jovem o poema Invictus, que dá nome à história, e lhe fala sobre inspiração.

Toda a equipe dos Springboks duvida que inspiração e uma vitória no esporte possam mudar a situação no país, mas conforme os jogadores passam a interagir justamente com a parte mais carente da população a esperança surge. No primeiro jogo o estádio conta com a presença apenas de brancos, contudo, depois de vencer essa primeira partida tudo muda. Pouco a pouco, a presença dos negros no estádio vai aumentando, até que na final nada mais importava, nem cor, nem classe social,no

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com