TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Sobre Proteínas

Ensaios: Trabalho Sobre Proteínas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/12/2014  •  1.513 Palavras (7 Páginas)  •  419 Visualizações

Página 1 de 7

TRABALHO DE QUÍMICA

PROTEÍNAS

TRABALHO REALIZADO PELAS ALUNAS LAISA,MARIANA, RAQUEL E THAYLA.

INTRODUÇÃO

As proteínas são macromoléculas resultantes da condensação de moléculas de aminoácidos através da ligação peptídica.

Juntamente com os glicídios e lipídeos, as proteínas constituem a alimentação básica dos animais.

São mais que isso, fundamentais na estrutura, no funcionamento e na reprodução de todas as células vivas.

As proteínas exercem as mais variadas funções: ajudam na formação estrutural dos organismos, atuam no metabolismo celular, ajudam a transportar substâncias, atuam na contração muscular, também constituem os anticorpos, que defendem nosso organismo, formam alguns hormônios, entre outras importantes ações. Dentre as principais proteínas conhecidas, podemos citar a hemoglobina, que é responsável pelo transporte de oxigênio nas hemácias, e a queratina, que está presente em nossas unhas e cabelos.

IMPORTANCIA DAS PROTEÍNAS

* A pele contém proteínas

* O Cabelo é formado por proteínas

* As fibras nervosas são envolvidas por proteínas

* As unhas são formadas por proteínas

* O hormônio insulina é uma proteína fabricada pelo pâncreas.

* Os tendões que unem os músculos aos osso contém proteínas.

ESTRUTURA DAS PROTEÍNAS

ESTRUTURA PRIMÁRIA

É a própria cadeia peptídica, formada pela sequencia de aminoácidos iguais ou diferentes entre si.

ESTRUTURA SECUNDÁRIA

Uma das estruturas secundárias possíveis é a estrutura primária “enrolada” de forma espiral ou mola helicoidal. (Queratina formadora de nossos cabelos e da lã dos animais).

Outra estrutura secundária possível é a estrutura primária disposta na forma de folhas de papel dobradas. (Fibroina, presente na teia da aranha e no casulo do bicho da seda).

ESTRUTURA TERCIÁRIA

É a disposição da espiral ou da folha anterior, dobrada sobre si mesma.

Essa estrutura resulta de ligações especiais, em pontos bem definidos da espiral, que são estabelecidas as vezes até por átomos de enxofre, de metais etc, que existem em certas proteínas.

ESTRUTURA QUATERNÁRIA

Resulta da reunião de várias estruturas terciárias que, em conjunto, assumem formas espaciais bem definidas.

Por exemplo, a hemoglobina é formada pela reunião de quarto estruturas terciárias, existindo entre elas grupos prostéticos, formados por um átomo de ferro.

DESNATURAÇÃO

A estrutura protéica adquire sua função em meio celular específico. Condições diferentes daquelas presentes no interior da célula podem resultar em variáveis alterações na estrutura das proteínas. Uma perda da estrutura tridimensional suficiente para causar perda de função recebe o nome de desnaturação. O estado desnaturado não necessariamente corresponde à um desenovelamento completo da estrutura protéica e a uma randomização de conformação. Sob a maioria das condições, as proteínas desnaturadas se encontram em um conjunto de estados parcialmente enovelados pouco elucidados.

A maioria das proteínas pode ser desnaturada pelo calor, que afeta as interações fracas em uma proteína de forma complexa. Quando a temperatura se eleva lentamente, uma conformação proteica geralmente permanece intacta até que haja uma perda abrupta de estrutura em uma faixa estrita de temperaturas. Essa alteração repentina indica que o desnivelamento é um processo cooperativo: a perda da estrutura em uma parte da proteína desestabiliza outras partes.

A desnaturação proteica se dá não só pelo calor, mas também por extremos de pH, por alguns solventes orgânicos miscíveis com a água, por certos solutos como uréia e cloridrato de guanidínio ou por detergentes. Cada um desses agentes desnaturantes representa um tratamento relativamente brando no sentido de que nenhuma ligação covalente na cadeia polipepitídica é rompida. Os solventes orgânicos (uréia e detergente) agem principalmente de modo a promover o rompimento de interações hidrofóbicas que estabilizam as proteínas globulares; os extremos de pH alteram a carga líquida da proteína, provocando a repulsão eletrostática e rompimento de algumas ligações de Hidrogênio.

HIDRÓLISE

A hidrólise das proteínas ocorre no processo de aquecimento prolongado de uma proteína na presença de ácido forte ou base forte diluídos formando assim α–aminoácidos. A hidrólise catalítica ocorre no organismo humano, ocorrendo pela ação das enzimas como pepsina o suco gástrico e erepsina suco pancreático.

CLASSIFICAÇÃO DAS PROTEÍNAS

PROTEÍNAS SIMPLES: são também denominadas homoproteínas e são constituídas,exclusivamente por aminoácidos. Em outras palavras,fornecem exclusivamente uma mistura de aminoácidos por hidrolise. São exemplos:

As Albuminas

- São as de menor peso molecular

-

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com