TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de Eficiência Energética

Por:   •  15/6/2015  •  Projeto de pesquisa  •  697 Palavras (3 Páginas)  •  202 Visualizações

Página 1 de 3

Sumário

  1. Introdução --------------------------------------------------------------- 02.
  2. Energia Hidrelétrica no Brasil----------------------------------- 03-04.
  3. Conclusão --------------------------------------------------------------- 05.
  4. Referências bibliográficas ------------------------------------------- 06.

Introdução

Com o senário atual da energia elétrica no Brasil, o governo federal liberou a construção de 3 usinas hidroelétricas, Belo Monte, Santo Antônio   e Girau, no norte do país para tentar atender a crescente demanda energética brasileira.

Sendo assim, será que essas usinas vai ser vantagem para a população dessa região e que estratégia pode ser usada para a melhor atende-las.

                           

Energia Hidrelétrica no Brasil

O debate sobre as hidrelétricas na Amazônia conta hoje com novos sujeitos políticos institucionalizados nos âmbitos locais, estaduais e nacionais.No âmbito regional conta também com novos instrumentos cartográficos, que permitem visualizar não somente presentes e futuros efeitos desses empreendimentos, mas principalmente comunidades e povos que insistem em se fazer ver e ouvir como sujeitos de seus destinos.

A competitividade econômica dos países e a qualidade de vida de seus cidadãos são intensamente influenciadas pela energia. Em um mercado global e em face das crescentes preocupações com o meio ambiente, essa influência se mostra cada vez mais decisiva. Nesse contexto, as economias que melhor se posicionam quanto ao acesso a recursos energéticos de baixo custo e de baixo impacto ambiental obtêm importantes vantagens comparativas. Nas próximas décadas, essa questão se apresenta para o Brasil a um só tempo como um desafio e uma oportunidade. Desafio, porque o desenvolvimento econômico e social demandará uma expressiva quantidade de energia e com isso um alto grau de segurança e de sustentabilidade energéticas. Oportunidade, porque o Brasil dispõe de condições especialíssimas de recursos energéticos renováveis e de tecnologia para transformar suas riquezas naturais em energia e dessa forma agregar valor à sua produção de riqueza.

Para enfrentar esse desafio e aproveitar essa oportunidade, é necessário orientar e catalisar esforços de investidores, empreendedores e consumidores do setor energético, visando uma adequada interação entre esses atores. Nesse sentido, é fundamental a contribuição das instituições e equipes responsáveis pelo planejamento energético nacional, antecipando as situações, mapeando as alternativas, sugerindo estratégias, enfim, norteando as decisões. As necessárias transformações no setor energético nacional nos próximos 11 anos compreendem capacitação tecnológica, capacidade de gestão e inovação, viabilização de recursos para os investimentos e capacidade de articulação institucional, entre outras ações. O presente artigo apresenta uma prospectiva do setor para esse período a partir de estudos desenvolvidos pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE).

Entendendo essa crescente demanda de energia no Brasil, as principais medidas que poderiam ser aplicada é realmente a construção de mais usinas hidrelétricas para atender a população brasileira, pois o desenvolvimento esta cada vez maior, a população aumentando, portanto, o país precisa aumentar a produção.

Hoje, a energia elétrica no Brasil corresponde a uma media de 75% vindo de usinas hidrelétricas, pois produz bem menos poluentes que outra fonte de energia, não emitem resíduos tóxicos á população, como por exemplo, as  usinas nucleares. Por outro lado, as hidrelétricas são responsáveis pelo alagamento de grandes áreas, causando assim impactos sobre a população e o meio ambiente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (86 Kb)   docx (951.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com