TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de Ginecomastia

Por:   •  29/3/2023  •  Trabalho acadêmico  •  966 Palavras (4 Páginas)  •  45 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

                                             

Trabalho de

Ginecomastia

Nome: Patrícia Gonçalves Almeida Gomes

            Priscila Gonçalves de Almeida

Professora: Rosaline

Modulo: três

MAMOGRAFIA

Ginecomastia

O que é?

O termo ginecomastia foi introduzido por Galen no 2º século D.C e provém do grego “gyne” que significa mulher e de “mastos”, peito ou mamas. Significa peito feminino ou mamas com a forma feminina. Na prática clínica, é o termo usado para descrever um crescimento glandular da mama masculina. Foi definido originalmente por crescimento “anormal” ou não natural da gordura mamária que hoje é classificado como pseudoginecomastia ou falsa ginecomastia.

 A ginecomastia é, por definição, uma condição benigna, que, no entanto pode ser um sinal de uma doença oculta.

Por que ocorre?

A Ginecomastia (literalmente, mamas femininas, ver imagem um) é causada por um desenvolvimento excessivo no tecido glandular da região mamária masculina e não de gordura, e ocorre, fisiologicamente, nas fases de mudanças hormonais do homem (infância, adolescência e senescência) sem nenhuma patologia de base, na maior parte dos casos. Porém, causas orgânicas devem ser consideradas, em pacientes mais velhos. [pic 2]

 

Imagem um: Ginecomastia Bilateral, Fonte: http://img522.imageshack.us/img522/3682/ginedp6.jpg

[pic 3] Os sistemas canaliculares ductais principais são visíveis na mama do homem adulto normal com escassos ramos ductais secundários. A ginecomastia é o aumento subaureolar da mama masculina, que resulta da proliferação de ramificações secundárias ductais e estroma fibroblástico (ver imagem dois).

               

Imagem dois: lâmina de tecido mamário masculino com ginecomastia. Fonte: www.library.med.utah.edu/WebPath/jpeg3/BREST050.jpg

  • A ginecomastia no Recém-nascido.

Ocorre pouco tempo depois do nascimento em ambos os sexos. É causada pelos altos níveis de estradiol e progesterona maternos que estimulam o tecido mamário dos recém-nascidos. Este aumento mamário desaparece em poucas semanas e é considerado fisiológico.

  • A ginecomastia no Adolescente

Na adolescência a ginecomastia é comum, atingindo dois em cada três rapazes (Blando e Copeland, 2004). A idade média de início é por volta dos 14 anos e caracteriza-se por um crescimento mamário frequentemente assimétrico, acompanhado de hipersensibilidade mamária. É devido ao aumento fisiológico da concentração plasmática de estradiol em relação à testosterona plasmática

  • A Ginecomastia Senil

Os mecanismos exatos ainda não foram claramente definidos, no entanto, tem-se sugerido que pode resultar do aumento da atividade da aromatase periférica secundária ao aumento de gordura total corporal, que se associa a certo hipogonadismo relacionado com a idade. A ginecomastia senil é devido às alterações endócrinas que decorrem com o envelhecimento: é um estado de hipogonadismo que ocorre em vários graus por volta dos 60 anos, como consequência de uma diminuição da concentração total e livre de testosterona, aumento da globulina de ligação das hormonas sexuais, alterações da hormona luteinizante (LH) e níveis de estradiol mantidos (Bland e Copeland, 2004).

As causas patológicas são várias e podem dividir-se em causas tumorais e não tumorais.

Tratamento

Na sua generalidade é suficiente explicar cuidadosamente ao doente que a ginecomastia é uma doença benigna, limitada, não maligna nem pré-maligna. Geralmente é suficiente para tranquilizar o doente sobre as preocupações existentes. Uma minoria dos doentes necessitará de tratamento para a hipersensibilidade ou pelo embaraço cosmético que provoca.

A maioria dos pacientes só necessitará de tratar a causa desencadeante e identificada da ginecomastia. A ginecomastia tem uma alta taxa de regressão espontânea, especialmente em adolescentes. O que dificulta nestes casos o tratamento médico. Quando o tamanho do aumento mamário é inferior a 4 cm o médico poderá esperar uma regressão espontânea da ginecomastia.

(Bland e Copeland, 2004)

A terapia médica é mais eficaz na ginecomastia de início recente, ou seja, ainda na fase ativa. Vários tratamentos médicos foram estudados com vários graus de sucesso.

Existem três tipos de medicação, conforme a patologia do doente:

  • Androgênios (Testosterona e Danazol);
  • Inibidores da aromatase (exemplo a Testolactona);
  • Antiestrogênicos (Tamoxifeno e Clomifeno).

(Ali, 2006)

Em caso de cirurgia e necessário fazer alguns exames, como os exames de sangue, para analisar hemoglobinas e para ver se a pessoa esta com anemia. E necessário também fazer uma ultrassom da região da mama para ver a quantidade de glândula mamaria será retirada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)   pdf (244 Kb)   docx (350.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com