TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de Iconografia (Arqueologia)

Por:   •  30/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  429 Palavras (2 Páginas)  •  247 Visualizações

Página 1 de 2

O Sarcófago das Quadrigas é um exemplo de sarcófago do final do século II ou início do século III, que apresenta 6 homens, devidamente armados e protegidos por armadura, montados em carruagens de quatro cavalos. Alguns olham para trás enquanto mantém em uma das mãos um chicote (alguns com braço do chicote levantado) e na outra as rédeas da carruagem, dando impressão de hostilidade e/ou ansiedade. Ao chão, é possível identificar também seis homens agachados, abaixo das carruagens. Mais ao fundo, é ainda possível identificar algumas construções (umas portas, uma redoma) e ainda um homem, menor que os outros, dando a impressão de profundidade na parte mais superior do sarcófago.

Seguindo a descrição acima, podemos imaginar que trata-se da representação de uma competição de quadrigas. O aspecto hostil dos competidores, as armaduras com as quais se vestem e ainda o tipo de biga que usam destoaria de um ambiente comum, nas quais era muito mais usado o cavalo sozinho, montado via cela. Também o fundo muito contribuí para tal: A ausência de movimentação das ruas, de pastos ou árvores no campo indicam que era um terreno mesmo vazio, apenas com portas e certos adornos.

Se imaginarmos que esta competição de quadrigas faz parte dos jogos olímpicos, isto faz completo sentido: As corridas de bigas ocorreriam dentro do Circus Maximus, um ambiente vazio e preparado para uma série de competições. Justificaria, também, o único não-competidor: Pode representar o Imperador, o único espectador digno de ser representado.

Os sarcófagos acabavam de ganhar espaço entre os Romanos, no século II (ou seja, ao mesmo tempo que o sarcófago aqui analisado). Antigamente os mortos eram queimados ou utilizavam estelas de calcário, o que explica a baixa qualidade do sarcófago. Embora os Gregos tenham, de fato, usado os sarcófagos por anos antes do Império Romano, esse tipo de atividade veio tardiamente ganhar espaço entre os Romanos, principalmente após a ascensão do cristianismo a religião oficial do Império. Esta tradição grega de produção de sarcófagos fez com que fossem (aliados a capital) os maiores fornecedores internos de sarcófagos. (HENNIG, 2001)

Podemos então inferir que este é um sarcófago de alguém rico, tendo em vista o material mármore (Awan, 2007). Podemos ainda dizer que trata-se de um jogo olímpico, a corrida de bigas, situado no Circus Maximus em meados do século II. É um registro interessante para que possamos estudar a passagem entre métodos funerários diferentes em uma mesma cultura por influência de uma troca gradual de religião.

Referências Bibliográficas:

"Roman Sarcophagi". Awan, Heather T, 2007

Sarcófagos Senatoriais de Roma: A contribuição do Senado à arte romana do período imperial, Hennig Wrede, 2001

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (231.6 Kb)   docx (467.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com