TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de Introdução a Administração

Por:   •  23/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.049 Palavras (5 Páginas)  •  173 Visualizações

Página 1 de 5

INTRODUÇÃO A ADMINISTRAÇÃO

A TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO-TGA

É o campo do conhecimento humano que se ocupa do estudo da administração em geral, não se preocupando onde ela seja aplicada, se nas organizações lucrativas ou se nas organizações não lucrativas.

  • Conceito e importância

Para entender o que significa administração é preciso ir além da interpretação da palavra. É preciso também compreender o papel que a administração desempenha para as organizações e para a sociedade.

  • Definição do Conceito

A administração é um processo de tomada de decisões que visão a realização de objetivos por meio da aplicação de recursos.

Segundo CHIAVENATO ADMINISTRAÇÃO nada mais é do que a condução racional das atividades de uma organização seja ela lucrativa ou não lucrativa.

  • O que se espera de um administrador?

a) Define estratégias;

b) Efetua diagnósticos de situações;

c) Dimensiona recursos;

d) Planeja sua aplicação;

e) Resolve problemas;

f) Gera inovação e competitividade.

  • Decisões

Tomar decisões significa fazer escolhas. O processo administrativo abrange quatro tipos principais de decisões, também chamadas processos ou funções.

Processo

Significado

Planejamento

Define o que a organização pretende fazer no futuro e como deverá fazê-lo. Portanto o planejamento é o processo de estabelecer objetivo e o curso de ação adequada para alcançar esses objetivos.

Organização

Visa  estabelecer os meios e recursos necessários para possibilitar o planejamento e reflete como a organização ou empresa tenta cumprir os planos. Portanto é o processo de engajar as pessoas de um trabalho conjunto de uma maneira estruturada para alcançar objetivos comuns.

Direção

É a função administrativa que envolve o uso de influência para ativar e motivar as pessoas a alcançar os objetivos organizacionais. Portanto é o processo de influenciar e orientar as atividades relacionadas com as tarefas dos diversos membros da equipe ou da organização como um todo.

Controle

É a função administrativa relacionada com a monitoração das atividades a fim de manter a organização no caminho adequado para o alcance dos objetivos e permitir as correções necessárias para atenuar os desafios.

  • Recursos

Os recursos que as organizações utilizam classificam-se em seis tipos principais:

  • Humanos
  • Informação                        
  • Materiais
  • Tecnologia
  • Financeiros

                

  • Habilidades do administrador (ou gestor)

Habilidades Técnicas: (conhecimento especializado) envolvem o uso de conhecimento especializado e facilidade na execução de técnicas relacionadas com o trabalho e com os procedimentos da realização. Relacionadas com os processos materiais ou objetivos físicos e concretos. Estatísticos e inertes – não contestam e nem resistem à ação do administrador.

Habilidades Humanas: (relacionamento com as pessoas) estão relacionadas com o trabalho com as pessoas e referem-se a facilidade de relacionamento interpessoal e grupal. Envolvem a capacidade de comunicar, motivar, coordenar, liderar e resolver conflitos individuais e coletivos.

É preciso saber trabalhar com as pessoas e através das pessoas.

Habilidades conceituais: (relacionado com a visão do administrador da empresa. Garante a empregabilidade-conquistar e manter o emprego) envolvem a visão da organização, facilidade em trabalhar com ideias e conceitos tais habilidades está relacionada com o pensamento, o raciocínio, o diagnóstico das situações e a formulação de alternativas de soluções de problemas, isso lhe permite planejar o futuro, interpretar a missão, desenvolver a visão e perceber as oportunidades onde ninguém vê.

  • Observação[pic 1]

[pic 2]

[pic 3][pic 4]

        

  • O que é competência?

Qualidade de quem é capaz de analisar uma situação, apresentar soluções e resolver assuntos ou problemas.

  • Competências duráveis do administrador

Conhecimento (saber) - todo o aprendizado que o administrador possui.

Perspectivas (pensar) - colocar o conhecimento em ação.

Atitudes (agir) - comportamento pessoal do administrador frente às situações com que se defronta no trabalho.

  • Papéis do administrador

Dez papéis do administrador são divididos em três categorias proposto por Mintzberg: Interpessoal, informacional e decisório.

Categoria Interpessoal é dividida em três papéis:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)   pdf (170.9 Kb)   docx (20.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com