TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de Participação Individual

Por:   •  28/6/2021  •  Relatório de pesquisa  •  662 Palavras (3 Páginas)  •  200 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1][pic 2]

trabalho de

participação individual

Matriz

Disciplina:

Turma:

Nome:

ROL escolhida:

resenha crítica sobre a reunião On-line

Para fazer este Trabalho de Participação Individual, você deverá escolher uma das três primeiras reuniões on-line realizadas na disciplina e elaborar uma resenha crítica de até duas páginas, contemplando:

  • o entendimento do conteúdo abordado na ROL, fazendo uma análise crítica e apresentando exemplos, relatos ou experiências, e conhecimentos próprios relacionados à temática da reunião.

 

Atenção: uma resenha crítica é um trabalho que possui característica analítica e interpretativa, ou seja, é muito mais do que um resumo e, por isso, deve trazer ideias e referências complementares.

Na ROL 1 foi abordado o ciclo de uma aquisição em projetos. Para ter sucesso numa aquisição, não é necessário apenas executar o escopo como foi determinado. É necessário saber o problema ou a oportunidade que se coloca nesse caminho. Identificar como, qual caminho para que a compra ou contrato seja a melhor. Sobretudo, o benefício que tratá para o projeto.

Aquisições começam no pré-projeto, na análise make or buy (fazer ou comprar). O princípio desta análise é listar todos os critérios e características relevantes e custos. Listar prós e contras de fazer ou comprar. Elaborar cenário para análise, comparando a produção interna ou a terceirização.

Outra ferramenta utilizada é a TCO (total cost of ownership) – custo total e propriedade. Nesta análise identifica-se se é melhor servitizar ou comprar. São listados todos os custos envolvidos em função do tempo (ciclo de vida).

Outra ferramenta é o 5H2H para documentar decisões de compra. Por que comprar ou produzir? O que? Quando? Onde? Quem? Como? Quanto?

Também pode-se usar o CANVAS, que é um brainstorm para visualizar as informações no início do projeto.

Em aquisições, encontram-se os seguintes desafios:

- planejamento: processo, etapas para cumprir, aplicar análise make or buy, critérios para escolher fornecedor, comunicação, solicitar propostas.

- conduzir aquisição: plano de gerenciamento de aquisições.

Aquisições é responsável pelos B (buy). M é responsabilidade do gestor do projeto.

M&B: tudo que tem impacto no projeto.

- Restrição de custo/ prazo.

Etapa 2: lista de compras (mapa de aquisições). Referenciar com a EAP.

Depois do mapa, determinar o vendor list (fornecedores considerados na aquisição).

- Solicitação de cotação, solicitação de informação e solicitação de proposta.

Depois da lista, vem o cronograma de aquisições. Quais critérios irão impactar nesta aquisição. Temos que entregar tudo que no projeto precisa ser contratado ou adquirido.

As aquisições devem ser ponderadas na EAP (quanto impacta na EAP, qual a importância de cada item).

O ponto 3 é especificar o produto/serviço -SoW – declaração de trabalho. Para cada item, descrição técnica, SLA, descrever tudo que deve entregar.

Deve mostrar tudo que dee ser contratado, prazos, características. Qual resultado esperado.

Ponto 4 – Estabelecer critérios de avaliação (obrigatórios e classificatórios), para a escolha dos fornecedores.

Eliminatórios – pré-requisitos obrigatórios e habilitação. São critérios essenciais.

Classificatórios – julgamento (menor preço, melhor técnica ou melhor técnica e preço). Cada fornecedor tem uma nota. Fornecedor com maior nota, ganha, é o escolhido. Os critérios devem ser ponderados.

Ponto 5 – Elaborar cláusulas relevantes da aquisição específica e minuta do contrato. Nesta etapa é importante conhecer os riscos para elaborar o contrato. Cláusula de incentivo ou penalidade para proteger o contratante. Mapear evento de risco/ resposta/ momento de resposta.

Ponto 6 – Preparar o pedido (request for proposal - RFP, request for quotation – RFQ e request for information – RFI).

RFI – quando não tem domínio do escopo. Antecede a proposta.

RFP – comunicação para o fornecedor dizendo tudo o que precisa no detalhe (critérios eliminatórios, classificatórios, natureza do projeto, escopo da aquisição). Tudo o que é necessário na aquisição.

RFQ – caso em que tenha serviço padrão no mercado.

Aspecto comercial (prazo, condição de entrega, pagamento).

Ponto 7 – Solicitar proposta. Identificar a lista de fornecedores potenciais, revisar partes interessadas, divulgar solicitação de proposta.

Ponto 8 – Definir como os processos de aquisição será executado, monitorado e encerrado e quem será responsável. Como gerenciar o fornecedor, indicadores, tipo de entrega, tempo.

Atividade em grupo utilizando a ferramenta 5W2H para um treinamento.

        

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (174.7 Kb)   docx (800.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com