TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho no Brasil

Seminário: Trabalho no Brasil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/3/2014  •  Seminário  •  771 Palavras (4 Páginas)  •  221 Visualizações

Página 1 de 4

Colégio São Sabas

Camila Mendes

Danielly Antenor

Jéssica Pereira

Murillo Brito

Victor Petinati

Vitor Souza

2° Administração

São Paulo-SP

2012

Colégio São Sabas

Medicina do trabalho no Brasil

Trabalho feito para adquirir nota no curso técnico de

Administração Módulo Financeiro Professor Celso

São Paulo-SP

2012

Medicina do Trabalho no Brasil

1 - Medicina do trabalho

A medicina do trabalho ou medicina ocupacional visa proteger os funcionários de ficar sem auxílio quanto aos riscos de exercerem suas funções. Pessoas que trabalham em setor em que sua saúde mental ou física pode ser abalada precisam passar por um médico do trabalho para que este possa fazer avaliações.

O médico do trabalho também observa a situação de saúde de um candidato a emprego antes mesmo de ele entrar para a firma, sabendo seu estado de saúde para que assim possa admitir ou não esse funcionário, e também para estar a par de sua saúde e em caso de demissão, saber o que essa pessoa tinha antes mesmo de trabalhar para a empresa, sem que ela possa acusar a empresa de ter adquirido alguma doença do trabalho.

Os riscos ocupacionais dentro de uma empresa podem ou não existir, mas cabe ao médico do trabalho estar a par deles para que assim possa tomar alguma providência a respeito, seja em defesa do paciente ou em defesa da empresa para a qual trabalham. É por isso que sempre antes de uma admissão ou demissão os candidatos e funcionários passam pelo médico do trabalho, para garantir a sua saúde. A medicina do trabalho é uma especialidade médica que se ocupa da promoção e preservação da saúde do trabalhador.

2 – Sua importância e como funciona

Importância

A pressão da modernidade representada pela infinita busca da tecnologia, que já trouxe fabulosos benefícios para todos nós, passou a atingir os trabalhadores gerando, muitas vezes, conseqüências para sua saúde física e mental. Atualmente, o conceito de acidente de trabalho já tem sido compreendido por um maior número de pessoas que já identificam as doenças profissionais como conseqüência de acidentes do trabalho. Contudo, o setor de segurança e saúde no trabalho tornou-se multidisciplinar e tem como objetivo principal a prevenção dos riscos profissionais.

Como Funciona

Através dos tempos, o Estado passou a intervir no espaço do trabalho baseando-se no estudo da causalidade das doenças. Assim, toma figura o médico do trabalho que vai refletir na propensão a isolar riscos específicos e, dessa forma, atuar sobre suas conseqüências, medicando em função de sintomas e sinais ou, quando muito, associando-os a uma doença legalmente reconhecida. A partir daí houve uma crescente difusão da Matéria de Segurança e Medicina do Trabalho.

3 - Como foi criada a medicina do trabalho?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com