TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho serviço social

Por:   •  23/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.729 Palavras (7 Páginas)  •  177 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

CURSO DE SERVIÇO SOCIAL

JOICE HELEN ANDRADE PIRES

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL:

A RELAÇAO QUESTAO SOCIAL,POLITICAS SOCIAIS INTERVENÇAO PROFISSIONAL.        

ITAPETINGA-BA

2015


JOICE HELEN ANDRADE PIRES

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR EM GRUPO:

A RELAÇAO QUESTAO SOCIAL,POLITICAS SOCIAIS INTERVENÇAO PROFISSIONAL.

Trabalho de produção textual apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média bimestral na disciplina de portfólio.

Orientador: Prof.

Itapetinga-BA

2015


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO..............................................................................................................................

MONOPOLIO COMERCIAL E EMPOBRECIMENTO DA POPULAÇÃO.........................................

HISTÓRICO DA CONSTRUÇÃO DAS POLITICAS SOCIAIS...............................................................

A RELAÇÃO ENTRE OS PROBLEMAS SOCIAIS E POLÍTICAS PUBLICAS .........................................8

CONCLUSÃO................................................................................................................................9

REFERENCIAS BIBLIOGRÁFCA ...................................................................................................10

...


INTRODUÇÃO

  Veremos nesta breve explanação o conceito de políticas sociais, de monopólio comercial, politicas publicas, e como elas interagem entre si, influenciando de forma negativa os menos favorecidos (financeiramente falando) e ao mesmo tempo em que gera receita visando unicamente lucros as grandes empresas, dessa forma alimentando esse sistema  feroz e devastador que é o capitalismo.

Vamos também salientar nesta abordagem do assunto, como surgiram as diretrizes politicas para a criação de alguns benefícios sociais e o momento a qual elas foram criadas

         


Monopólio comercial e empobrecimento da população

 Após a percepção de que o modo de produção burguês foi para a classe trabalhadora um método de exploração e segregação social, criou-se um ambiente de descontentamento da classe, que perceberam que o capitalismo selvagem a qual estavam submetidos ocasionava cada vez mais o empobrecimento e opressão dos trabalhadores por parte dos patrões.

 O surgimento de representantes trabalhistas(sindicatos) por sua vez, fizeram com que os trabalhadores passassem  a ter uma visão reivindicatória de seus direitos e a se conscientizar politicamente na busca de melhorias no trabalho e salariais. A pobreza seria uma face do descarte de mão de obra barata, que faz parte da expansão capitalista.

 Questão social (objeto de formulação teórica metodológica e política) expressa desigualdades econômicas políticas e culturais das classes sociais, características étnico-raciais e formações regionais, colocando em causa amplos segmentos da sociedade civil no acesso aos bens da civilização. (Iamamoto, 2010). O desenvolvimento do capitalismo imperialista visava o acréscimo dos lucros capitalistas através de controles de mercado, (Netto-1992).

  O Capitalismo Monopolista. (monopólio- comércio abusivo que consiste em um indivíduo ou grupo tornar-se único possuidor de determinado produto para, na falta de competidores, poder vendê-lo por preço exorbitante).

  Em economia monopólio designa uma situação de concorrência imperfeita e injusta, em que uma única empresa detém o mercado (compra ou venda) de um determinado produto ou serviço, conseguindo influenciar o preço do bem comercializado. Pratica frequentemente usada como por exemplo tabelar preços de mercadorias, combustíveis e vários bens de consumo, onde uma única empresa matriz dita as regras de vendas visando unicamente o lucro final pretendido, impedindo a livre concorrência.

 Essa busca compulsiva pelo lucro, extrai da população grande parte de sua produção efetiva, restando para ela apenas uma pequena porcentagem nos lucros ocasionados por seus serviços, principalmente ao que se refere às grandes escalas de produção, onde o produto fim, tem como destino em grande parte o comércio externo, lembrando que produtos fabricados em determinados lugares e regiões sofrem menos taxação de impostos, e se obtém com facilidade mão de obra barata. Exploração essa comum, praticada por grandes empresas que recorrem à regiões onde se ver pouca ação do poder publico, e onde há grande parte da população com nível de ensino precário, além da precariedade em outros serviços fundamentais, desde saneamento básico, profissionalização e perspectiva de vida da população local, que tem por vezes as bases fundamentadas em pequenas produções agrícolas.

Assim por vezes, o trabalhador não poderá (devido ao baixo holerite)   usufruir de produtos que foram fabricados por suas mãos.

Essa é uma característica marcante do sistema de produção atual, que tem bases no sistema de mercado capitalista.

         

   

                         


               Histórico da construção das políticas sociais

 A partir de 1930, iniciou-se um processo de proteção social, através de políticas sociais públicas, em que o Estado antecipava-se frente às demandas sociais, de modo a controlar os movimentos classistas e sociais que problematizam e enfatizavam suas necessidades sociais em cena pública; assim o governo pretendia evitar a constituição de sujeitos políticos, fora da cena do controle do Estado, assim se fazia a transmutação de direitos em concessões.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.6 Kb)   pdf (146.1 Kb)   docx (43.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com