TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho sobre Bohemia

Por:   •  16/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  4.185 Palavras (17 Páginas)  •  109 Visualizações

Página 1 de 17
  1.  INTRODUÇÃO

O mercado cervejeiro brasileiro, apesar de já ser um dos maiores mercados do mundo, está em franca expansão e a cada dia apresenta novidades em termos de produtos. Diretamente ligado a fatores como variedade do produto, aumento de disponibilidade e o crescimento do poder aquisitivo do consumidor, o mercado tem se tornado cada vez mais competitivo. 

A estrutura da população brasileira vem mudando ao longo dos anos, assim como em qualquer país. Esta estrutura assemelha-se mais a países desenvolvidos, onde a possibilidade de consumo é maior.  A busca por componentes que diferenciem a marca entre seus concorrentes tem se mostrado fundamental para conquistar novos consumidores.

Com toda essa concorrência, algumas marcas se destacam e entre tantas outras, a Bohemia vem se consolidando através dos anos, ocupa uma posição de destaque no mercado de cervejas brasileiro e é uma das marcas mais valiosa em várias pesquisas realizadas.

Este trabalho tem como objetivo examinar a cerveja Bohemia e sua relação com o consumidor, buscando entender o mercado e as qualidades que atraem o consumidor para esta marca e através desse entendimento entrar no mundo da Bohemia, analisar como a marca se encaixa neste contexto em relação a sua posição frente aos concorrentes, a comunicação com seu público alvo e se a percepção do consumidor é compatível com a estratégia de mercado proposta pela companhia.

  1. O SETOR DE CERVEJAS NO BRASIL

O Brasil ocupa a terceira posição mundial em produção de cerveja, atrás apenas da China e Estados Unidos, superando a Rússia e a Alemanha. O consumo oscila em torno dos 60 litros per- capita /ano. Apesar de o mercado cervejeiro ser o terceiro mercado mundial no consumo médio per - capita desta bebida ainda é baixo comparado a países como Alemanha e Estados Unidos. Devido a esse baixo consumo e ao seu clima predominantemente tropical o mercado de cervejas no Brasil desponta como um dos mais promissores do mundo.

[pic 1]

          Fig.1 Participação de Indústrias no Mercado Cervejeiro

Atualmente este setor é altamente competitivo, com participação e influência de cervejarias nacionais e estrangeiras. As batalhas travadas pelas companhias cervejeiras vão desde a propaganda nos principais meios de comunicação até a disputa por espaço de merchandising dentro do ponto de venda. O setor cervejeiro apresenta alguns destaques como novas linhas de produtos, fusões e incorporações de marcas famosas, criação de novas embalagens e mudança no paladar dos consumidores.  Durante o ano de 2008 podemos destacar as fusões e aquisições dos cinco maiores grupos cervejeiros: AB InBev, SAB Miller, Heineken, a Carlsberg e a China Resource Brewey Ltd. Dentre os grupos atuantes no Brasil podemos destacar a Ambev que detém 68,9%, a Schincariol com 12,5%, a Cervejaria Petrópolis com 9,4%, a Femsa com 7,2% e as demais com 2% de participação no mercado.

O setor tende para a concentração, as cervejas tornaram-se intercambiáveis e de qualidade equivalente, a maioria das cervejas são encontradas nos supermercados por um preço baixo e apresentam qualidade assegurada, onde o consumidor não corre grandes riscos quando compra a sua cerveja baseado no preço. Por outro lado, a cerveja é um produto associado à experiência e que pode ser apreciada tal qual como se aprecia um vinho.

  1. O CONSUMO DE CERVEJA NO BRASIL

O perfil sensorial da cerveja no Brasil tem sido gradualmente modificado. O resultado é uma cerveja mais leve, mais refrescante, menos encorpada, menos amarga e com menor teor alcoólico. Essa medida foi adotada como tendência pelas principais cervejarias no Brasil, fazendo uma combinação entre o tipo de cerveja europeu e o tipo de cerveja americano. A idéia do padrão de cerveja deve ser mantida uma vez que esse perfil representa 94% do mercado nacional.

Geralmente, cervejas premium são mais consumidas nas regiões Sul e Sudeste. Já a cerveja em barril (chope), tem 50% do consumo concentrado nessas duas regiões devido à distribuição e aos investimentos nos pontos de venda. É previsto que as cervejas especiais no Brasil tendam a uma taxa de crescimento mais alta se comparada às taxas previstas para o mercado geral (cervejas especiais cresceram 12% enquanto cervejas em geral, 6,7%).         

As cervejarias já promovem planos relacionados à sofisticação do consumo de cerveja. O foco é a promoção da cultura cervejeira e a apresentação de diferentes estilos com a finalidade de atrair novos nichos de mercado. muito importante da produção anual total.

  1. O SETOR POR EMBALAGENS 

                

O preço do produto é reduzido em aproximadamente 25% dependendo do tipo de embalagem. As garrafas de vidro com um volume de 600 mL são usadas em média quatro vezes ao ano. O Brasil tem a maior quantidade de garrafas retornáveis do mundo (mais de cinco milhões de unidades em circulação no mercado).  O Brasil também é líder em reciclagem de latas de alumínio para bebidas.

  1. O SETOR POR PONTO DE VENDA

As vendas em supermercados e lojas de conveniência correspondem a 35%, em bares e restaurantes 50% e finalmente 15% ao mercado tradicional que corresponde a padarias, mini mercados e mercearias. No Brasil há uma forte cultura de consumo de cerveja principalmente em bares. Entretanto, o mercado informal deve ser considerado 5% dos 35% em comercialização das vendas de supermercados.

 

  1. AS PERSPECTIVAS E OS RISCOS

As projeções de mercado são sempre incertas. Mercados emergentes são naturalmente instáveis, entretanto, ninguém sabe dizer se o crescimento demonstrado pelo Brasil será sustentado ou não, pois há muitos problemas econômicos, sociais e políticos a serem resolvidos. O Brasil é considerado uma incógnita por analistas econômicos, em relação a gerar pesadas políticas fiscais e a burocracia que prejudica o ambiente de negócios. Outros problemas importantes a serem enfrentados são restrições legais (álcool e saúde), altos valores de investimento em publicidade, comercialização com sistemas de distribuição

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.7 Kb)   pdf (625.6 Kb)   docx (574.7 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com