TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho sobre coloides

Por:   •  8/9/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  3.715 Palavras (15 Páginas)  •  554 Visualizações

Página 1 de 15

UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA – UNEB

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E TECNOLOGIAS – DCHT

DISCIPLINA: MINERALOGIA, GÊNESE E MORFOLOGIA DOS SOLOS

DOCENTE: RERISSON MAGNO

CURSO: ENGENHARIA AGRONÔMICA

DOSCENTE: ALTIERES ANDRADE

Trabalho sobre coloides do solo

Introdução

 O estado coloidal abrange um sistema de duas fases, em que um ou mais materiais, num estado de divisão muito refinada, se acham dispersos em outra substância. Na natureza os colóides são encontrados como emulsões, em que os líquidos se acham dispersos noutro líquido, como por exemplo, o leite (glóbulos de gordura na água), ou como aerossóis em que um sólido ou líquido encontra-se disperso num gás, a exemplo da fumaça (sólido num gás) e neblina (líquido num gás), ou ainda como gel, em que um sólido está disperso num líquido, como por exemplo, a gelatina e as frações mais finas do solo (sólidos na água).

As partículas coloidais são, via de regra, menores do que 1 micrômetro (μm) de diâmetro. Como as frações de argila atingem tamanho máximo de 2 μm, é evidente que nem todas as argilas são estritamente coloidais, porém mesmo assim, suas partículas maiores possuem características do tipo coloidal, como os óxidos, caolinitas e montimorilonitas.

As parcelas mais ativas do solo são aquelas em estado coloidal e existem dois tipos distintos de matéria coloidal, orgânico e inorgânico, misturados entre si. O tipo orgânico está representado sob a forma de humo e o inorgânico acha-se presente quase que exclusivamente sob a forma de minerais argilosos das diversas formas.

Duma maneira geral, são reconhecidos dois grupos de argilas: (a) argilas silicatadas (esmectitas e caolinitas), característica de regiões temperadas e (b) as argilas óxido-hidratadas de ferro e de alumínio (gibsitas e goetitas), que são mais proeminentes em solos intemperizados das regiões tropicais e semitropicais. Os silicatos serão examinados em primeiro lugar, por sua predominância nas regiões agrícolas mais desenvolvidas.

As argilas silicatadas são os constituintes mais comuns em solos de regiões temperadas, ainda não sujeito ao um estado avançados de intemperismo.

As argilas silicatadas são constituídas de duas unidades estruturais básicas. Uma é o tetraedro de silício, formado por ligações de um átomo de silício e quatro átomos de oxigênio.

A outra unidade é constituída pelo octaedro de alumina, formado por um átomo de alumino e seis átomos de oxigênio.

Os tetraedros podem ligar entre si, formando uma camada continua seguindo duas direções no espaço, constituindo a estrutura dos fitossilicatos. A ligação dos octaedros entre si também a uma camada semelhante a anterior.

Os cristais das argilas silicatadas são constituídas de camadas alternadas de tetraedros e octaedros, ligadas entre si por átomos de oxigênio comuns aos átomos de Si e de Al.

2.1 Principais argilas silicatadas

a) Caulinita

Caracteriza-se por um arranjo com uma camada de tetraedros e uma de octaedros, ligadas entre si, rigidamente, pelos átomos de oxigênio comuns as duas camadas, constituindo uma unidade cristalográfica. Unidades assim formadas e rigidamente ligadas entre si por pontes de hidrogênio constituem o grupo das caulinitas ou o grupo das argilas do tipo 1:1. São hexagonais e de tamanho grande, o que condiciona pequena superfície especifica, se comparada as partículas de argila silicatada mais ativa como montmorilonita.

b) Montmorilonita

Caracteriza-se por unidades constituídas por um arranjo com duas camadas de tetraedros para uma de octaedros, ligadas rigidamente pelos átomos de oxigênio comum as laminas; são também denominadas argilas do tipo 2:1. As unidades são frouxamente ligadas entre si por moléculas d’água e cátions presentes na solução, oque permite que a distância entre elas seja variável.

Como consequência, cátions e moléculas podem se mover entre essas unidades, oque proporciona tanto uma superfície total, como superfície especifica bem maiores do que a caulinita. Com a hidratação deste material há aumento da distancia entre as unidades, oque justifica a classificação desta argila como expansiva. Com a desidratação, ocorre o inverso; (contração do material). Como toda a sua superfície apresenta cargas negativas, este coloide possui elevada capacidade de adsorção de cátions.

c) Ilita

Grupo de ilita ou mica hidratada apresenta a mesma organização estrutural que montmorilonita, exceto no que diz respeito às ligações entre as unidades cristalográficas. Há um excesso de cargas negativas e normalmente são neutralizadas por K+, fortemente retidos entre as unidades. Essas ligações diminuem a expansão do material quando hidratado. Sua superfície de adsorção catiônica é menor que a montimorilonita.

d) Outros grupos de argilas silicatadas

Vermiculita (2:1). Argila silicatada semelhante à montimorilonita, embora não tao expansiva como esta, em solos de regiões temperadas, é menos resistente ao intemperismo, do que a caulinita, por exemplo, tão frequente em solos da região tropical.

A clorita difere das demais estudados por apresentar, além do grupo 2:1 de talco; uma camada adicional de brucita, que (Mg(OH)2). Por essa razão é conhecida como 2:2 ou 2:1: 1. Superfície especifica e capacidade de troca semelhante a ilita.

Argilas não silicatadas- Óxidos de Fe e Al

Este tipo de material coloidal, também constituinte da fração argila, predomina, frequentemente, em solos tropicais, misturado com argilas solicitadas, principalmente caulinita.

A gibisita e goethita são segundo esses autores os óxidos hidratados de Fe e Al de maior predominância na fração argila. A hematita, quimicamente um oxido de ferro hidratado, é outro componente da fração argila principalmente em solos tropicais.

Estes óxidos de maneira geral são os principais responsáveis pela adsorção aniônica dos solos

COLÓIDE ORGÂNICO DO SOLO – HUMO OU HUMUS

O humo poderá ser considerado como possuindo uma estrutura coloidal semelhante à da argila. Um ânion altamente carregado (micela) circundado por um enxame de cátions absorvidos. As reações desses cátions são as mesmas, quer sejam adsorvidos por argila, quer por humo.

Algumas diferenças importantes deverão, no entanto, ser apontadas entre as micelas húmicas e as inorgânicas. Em primeiro lugar, o complexo humo-micela é basicamente composto de carbono, hidrogênio e oxigênio, em vez de alumínio, silício e oxigênio, como é o caso das argilas silicatadas. A micela do humo não é considerada cristalina e o tamanho das partículas específicas, embora extremamente variável, poderá ser tão pequeno quanto os das partículas das argilas silicatadas. Finalmente, o humo não é estável como a argila; o humus é de certo modo, mais dinâmico, porque é formado e destruído com rapidez muito maior que a argila.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.5 Kb)   pdf (141.8 Kb)   docx (18.2 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com