TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalhos.

Resenha: Trabalhos.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/3/2013  •  Resenha  •  373 Palavras (2 Páginas)  •  334 Visualizações

Página 1 de 2

Alguns princípios contábeis que são aplicados à Contabilidade de Custos:

 Realização da Receita: o reconhecimento contábil do resultado (lucro ou prejuízo) ocorrerá apenas quando da realização da receita. E esta, por sua vez, ocorre quando da transferência do bem ou serviço para terceiros. Apesar de existirem várias exceções, vale citar o caso de construção, onde a produção de bens e formulação de projetos demandam longo prazo e têm sua receita reconhecida antes da entrega para terceiros. Assim, seus custos serão transformados em despesas antes desse momento.

 Confrontação Despesas x Receitas: Após o reconhecimento da receita, deduzem-se dela todos os valores representativos dos esforços para sua consecução (despesas). Esses esforços podem ser subdivididos em dois grupos principais – despesas especificamente incorridas para a consecução daquelas receitas que estão sendo reconhecidas; e despesas incorridas para a obtenção de receitas genéricas, e não necessariamente daquelas que agora estão sendo contabilizadas.

 Custo Histórico como base de valor: os ativos são registrados contabilmente por seu valor original de entrada, ou seja, histórico. Quando há problemas de inflação, o uso de valores históricos deixa muito a desejar.

 Consistência: existindo várias alternativas para o registro contábil de um mesmo evento, todas válidas dentro dos princípios geralmente aceitos, deve a empresa adotar uma delas de forma consistente. Isto implica que a alternativa escolhida deve ser adotada sempre, não podendo a entidade mudar o critério a cada período. Após adoção de um método de apropriação de custos, deve haver consistência em seu uso, já que a mudança pode provocar alterações nos valores dos estoques e, consequentemente, nos resultados.

 Prudência ou Conservadorismo: exige uma postura de precaução por parte do analista de custos.Na dúvida entre tratar um determinado gasto como Ativo ou Redução de Patrimônio Líquido, deve-se optar pela forma de maior precaução, ou seja, por redução de Patrimônio Líquido.

 Relevância ou Materialidade: há uma desobrigação de um tratamento mais rigoroso à aqueles itens cujo valor monetário é pequeno dentro dos gastos totais. Porém a soma de diversos itens irrelevantes pode ser material, e, nesse caso, um tratamento mais rigoroso precisa ser utilizado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com