TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalhos

Casos: Trabalhos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/4/2013  •  1.100 Palavras (5 Páginas)  •  656 Visualizações

Página 1 de 5

1 – Quais são as características do tecido epitelial?

R: Células justapostas; Pouquíssima substância intercelular; Grande coesão entre as células devido à presença de desmossomos e interdigitações.

2 – Cite as funções do tecido epitelial?

R: Revestimento, Absorção de moléculas, Secreção, Percepção de estímulos sensoriais.

3 – Dê a classificação dos tecidos epiteliais de revestimento e apresente um exemplo de cada.

R: O tecido epitelial de revestimento simples pode ser dividido em:

• Epitélio simples pavimentoso: Reveste a Cápsula de Bowman, localizada no rim, como também reveste os vasos (endotélio).

• Epitélio simples cúbico: Este tipo de epitélio é encontrado na parede dos folículos da tireóide, como também nos túbulos contorcidos do rim.

• Epitélio simples cilíndrico: Encontrado em grande parte no aparelho digestivo, revestindo o estômago, intestino delgado e intestino grosso, como também reveste outros órgãos como a vesícula biliar, etc.

O tecido epitelial de revestimento estratificado pode se subdividir em:

• Epitélio pavimentoso estratificado: Neste tecido existe uma camada superficial de queratina, como é o caso da pele. No entanto reveste outras áreas, porém sem queratina, como no caso do esôfago que é revestido por epitélio pavimentoso estratificado não queratinizado.

• Epitélio cúbico estratificado: Possui células epiteliais com formato cúbico em diversas camadas.

• Epitélio estratificado de transição: Este tipo de epitélio caracteriza-se por ter as células mais superficiais com formatos diversificados. É encontrado na bexiga e no ureter.

Pseudo-estratificado: As células presentes neste tipo de tecido parecem dispor-se em camadas, dando a falsa impressão de se tratar de um tecido estratificado. No entanto é constituído por somente uma camada de células que se prendem à membrana basal, porém com tamanhos diferenciados. Este tipo de epitélio é encontrado na traquéia, fossas nasais e brônquios, e as células possuem cílios bem desenvolvidos, que tem a função de remoção de partículas estranhas oriundas do ar.

4 – Os epitélios podem ser divididos em epitélio de revestimento e glandular. Qual a diferença entre esses dois tipos de epitélios?

R: A função de revestimento envolve a de proteção - como a epiderme que protege os órgãos internos de agentes externos - e a de absorção - como é o caso das mucosas. Exerce uma importante função secretora, uma vez que as glândulas são originárias do TE, e são por isto classificada como Tecido Epitelial Glandular. As características são as mesmas do epitélio de revestimento. O que diferencia os dois tipos de epitélio é a função do glandular, que é basicamente a secreção de substâncias.

5 – Dê a classificação dos tecidos epiteliais glandulares e apresente um exemplo de cada.

R: Glândulas exócrinas: secretam substâncias para fora do corpo ou para dentro de uma cavidade corporal. Ex: glândula mamária, glândulas salivares, sudoríparas.

Glândula endócrina: secretam substâncias que são lançadas diretamente na corrente sanguínea, ao contrário das glândulas exócrinas. Ex: Supra-renais,hipófise, ovário, testículo

5 – Do que é composta a membrana basal?

R: • Lâmina basal: que apresenta cinco componentes principais (colágeno tipo IV, laminina, heparan sulfato entactina e fibronectina)

• Lâmina fibroreticular: formada por pequenos feixes de fibras reticulares

7 – Qual é a função da membrana basal?

R: Ela faz a nutrição do tecido epitelial por este ser avascularizado. A lâmina basal separa e prende (hemidesmossomos) o epitélio ao tecido conjuntivo adjacente e divide-se em: lâmina lúcida, lâmina densa.

8 – Cílios e microvilos são duas especializações das superfícies livres das células epiteliais. Descreva as características e funções de cada uma delas.

R: Os microvilos são especializações da membrana aderidas às vilosidades com a finalidade de aumentar o rendimento da absorção. Os cílios são formados a partir de organelas da célula e ajudam a reter impurezas, e também nos movimentos peristálticos, como no caso do óvulo.

Pode ser também meio de locomoção para protozoários.

9 – Complete a frase: “Os epitélios são classificados de acordo com o tipo da célula que o compõe e de acordo com a quantidade de _________________ celulares. Assim temos o epitélio simples, quando há apenas única camada de células e o epitélio estratificado quando há várias camadas. O epitélio pseudoestratificado é assim chamado porque suas células apresentam alturas diferentes dando a impressão de estarem em várias camadas,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com