TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalhos

Artigo: Trabalhos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/3/2014  •  961 Palavras (4 Páginas)  •  653 Visualizações

Página 1 de 4

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Saúde Coletiva

NOME Jaqueline Aparecida Machado

RA 6662345868

Teixeira, Carmem Fontes, Jairnilson Silva Paim, and Ana Luiza Vilasbôas. "SUS, modelos assistenciais e vigilância da saúde." Informe epidemiológico do SUS 7.2 (1998): 7-28.

Atividade Colaborativa

Anhanguera Educacional

2013

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Saúde Coletiva

Título (se houver)

Ensaio Acadêmico apresentado para a disciplina Saúde Coletiva à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade Colaborativa, sob orientação do tutor (inserir nome completo).

Anhanguera Educacional

2013

Ensaio acadêmico sobre a percepção social sobre o SUS no Brasil

I. Introdução

O Sistema Único de Saúde (SUS) surgiu no Brasil a partir de um hitórico de lutas do movimento de sanitário brasileiro com a finalidade de facilitar o atendimento de saúde (Rocalli, 2003). Na Constituição Federal de 1988, ficou explicitada a criação de um sistema de saúde estruturado, tendo como base a descentralizaçãoe o fortalecimento do poder municipal, além de estabelecer s psrticipação da sociedade organizada na administração do setor saúde e o controle social por meio dos Conselhos e Conferências Municipais de Saúde, visando a formulação, implantação, controle e avaliação das politicas de saúde( Brasil,1988).

O objetivo do SUS foi atender para atender a população sendo um conjunto de ações de saúde regida pela três esfera federal, estadual e municipal, da administração direta e indireta e das fundações mantidas pelo poder publico .É orientado por um conjunto de princípios e diretrizes que lhe dão funcionamento, incorporando, em sua estrutura organizacional e decisória , espaço e instrumentos para a democratização e o compartilhamento da gestão do sistema de saúde( revista enfermagem ,2013). Rege por três princípios básico doutrinário que são universalização, equidade, Integridade e os organizativos são necessários algumas diretrizes que orientam o processo, na verdade tratam-se de formas de concretizar o SUS na pratica.

O Sistema Único de saúde (SUS) foi criado pela constituição federal de 1988 e regulamentada pelas leis nº 8080 / 90 e

nº 8142 com a finalidade de alterar a situação de desigualdade na assistência a saúde da população, tornando obrigatório o atendimento ao publico e a qualquer cidadão, sendo proibida a cobrança de dinheiro sobe qualquer cidadão , sendo proibido cobrança de dinheiro sobe qualquer pretexto.

O modelo assistencial do diz respeito ao modo como são organizados em uma dada sociedade ,as ações de atenção a saúde envolvendo aspecto tecnológicos , recursos físicos e humanos disponíveis para resolver os problemas de saúde de uma coletividade.

II. Fundamentação

O Sistema anterior ao SUS foi criado em 1977, foi denominado Sistema Nacional de Previdência e Assistência Social (SIMPAS) sendo constituído por três instituto, quais sejam o Instituto Nacional de Assistência Médica da Previdência Social

(INAMPS) o instituto Nacional de Previdência Social (INPS) e o Instituto de Administração Previdência Social (IAPAS). A assistência médica e hospitalar era prestado pelo INAMPS, uma vez que a assistência a Saúde desenvolvida beneficiava apenas os trabalhadores da economia formal que tinham a carteira assinada e eram chamados de segurados do INPS.

A descentralização destribuir poder e responsabilidade entre os três niveis de governo,tem como objetivo prestar serviço com maior qualidade.

A insatisfação quanto ao tempo de espera por um tratamento tem-se mostrada rotineira nos serviços, como relatada por Andrade e Ferreira (2006), em estudo conduzido no municipio de Pompéu (MG). Em outra pesquisa (FRANCO; CAMPOS,

1998), realizada em um ambulatório de pediatria do SUS, a demora para receber atendimento foi o principal problema apontado pelos usuarios. A espera prolongada foi tambem identificada (KLOETZEL et al., 1998) como o motivo número um de insatisfação da clientela, além da reclamação de não tem a possibilidade de agendamento de novas consultas.

O atendimento dos pacientes por meio da livre demanda é uma prática recorrente nos serviços públicos nacionais e remonta a uma tradição curativa. Percebe-se que, apesar da importância desse tipo de organização da demanda, a prática do agendamento do usuário deve ser utilizada concomitantemente, já que auxilia na otimização do serviço, diminui o número de pacientes na espera e evita as filas nas unidades de saúde.

O modelo Assistencial orientado por principios próprios tendo objetivo promoção, prevenção e recuperaçãp do individuo decentralizam ao o atendimento de saúde hospitais para as unidades básicas e promovendo a integração dos serviços preventivos e curativos em um único sistema. A universalidade do Sus tem como principio o dever de atender a todos sem distinções ou retrições oferencendo toda a atenção necessária , sem qualquer custo, a participação papular confere a gestão ao SUS realismo, transparencia, comprometimento coletivo e efetividae de resultados.

Apesar de todos esses avanços, observa-se também que o SUS apresenta dificuldades para garantir o acesso oprtuno e de qualidade para toda a população brasileira. Essas dificuldades estão relacionadas, entre outros fatores, ao subfinanciamento desse sistema, o problema de getão e á relação entyrte o SUS e o sistema privado de saúde, que muitas vezes concorre por recursos humanos, financeiros e físicos (IPEA, 2009). O serviço deve ser organizado em niveis crescente complexidade, escrito a uma determinada area geografica e planejadade acardo com a clientela a ser atendida. O SUS foi fruto de um amplo debate democratico a participação da sociedade que deram origem ao SUS, para isto deve ser criados os conselhos e as conferencia de saúde que tem como função formular estratégias, controlar e avaliar a execução da politica na saúde.

Ficou claro que o desempenho profissional é avaliado pelo usuário , através do interesse demonstrando no exame físico, nas perguntas feitas e orientaçãoes dadas, bem como na resultalidade das condutas. O bom atendimento, baseado na esculta do

usuário, e o bom desempenho profissional propiciam o vinculo do binômio usuário-serviço de saúde. Esse vínculo otimiza oprocesso da assistência, permitindo que os profissionais conheça, seus pacientes e as prioridades de cada um, facilitando-lhe o acesso. Ficou evidenciada, nas falas dos sujeitos desta pesquisa, uma preocupação com a humanização do atendimento, bem como uma forma de organização que leva a escuta de suas necessidades como usuário.

...

Baixar como  txt (6.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »