TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalhos

Trabalho Escolar: Trabalhos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/3/2015  •  2.688 Palavras (11 Páginas)  •  207 Visualizações

Página 1 de 11

SUMÁRIO

1- INTRODUÇÃO...............................................................................................4

2- INSTRUMENTOS AVALIATIVOS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL..........................................................................................5

3- ENTREVISTA COM PROFESSOR.............................................................10

4- CONSIDERAÇÕES FINAIS........................................................................12

5- REFERENCIAS...........................................................................................13

1-Introdução

O presente trabalho tem como objetivo geral investigar o processo avaliativo nos anos iniciais do ensino fundamental e quais são os tipos de instrumentos utilizados no processo de ensino-aprendizagem.

A avaliação para uma aprendizagem significativa deve fazer parte da rotina da sala de aula, sendo utilizada de forma contínua como um dos aspectos complementares. Na educação para a realização de uma avaliação que priorize o desenvolvimento do indivíduo. As avaliações para uma educação de qualidade devem ser colocadas em práticas estratégias visando os objetivos propostos.

Este trabalho traz uma reflexão das concepções de avaliação que permeiam o cotidiano escolar, assim como, analisar o papel da avaliação no processo educacional. No estágio dos anos iniciais do ensino fundamental observamos os diferentes entendimentos sobre a temática na visão de diferentes educadores e visamos compreender essas contradições existentes no campo educacional. A temática avaliação é uma das mais polêmicas e por isso se torna contraditória no discurso da maioria dos professores.

2- Instrumentos avaliativos nos anos iniciais do ensino fundamental

A maneira como a escola avalia é reflexo de uma concepção de educação que ela valoriza. O conceito de avaliação da aprendizagem que tradicionalmente tem como alvo o julgamento e a classificação do aluno necessitam ser redirecionado, pois a competência ou incompetência do aluno resulta em última instância, da competência ou incompetência da escola, não podendo, portanto, haver uma restrição da avaliação a apenas um de seus sujeitos de forma isolada.

A avaliação é um instrumento da prática educativa que permite verificar se os procedimentos são eficazes na consecução dos objetivos propostos. É importante que o professor efetue uma constante discussão no que diz respeito às atividades propostas para a concretização dos objetivos educativos, pois o processo avaliativo é parte do pedagógico compreendendo também que a avaliação não pode ser separada do contexto do trabalho pedagógico. Não se pode, por sua vez, reformular o processo avaliativo sem que haja uma reformulação no processo pedagógico.

Alguns instrumentos avaliativos são:

OBSERVAÇÃO

O ato de observar é uma característica própria e é através dele que informamos sobre o contexto em que estamos, para nele nos situarmos de forma satisfatória de acordo com normas e valores dominantes.

Aspectos Negativos:

É um instrumento de pouca utilização de registro e de falta de sistematização, os dados colhidos, muitas vezes, se perdem ou não são utilizados de forma produtiva para refletirem sobre a prática pedagógica e o desenvolvimento dos alunos.

Aspectos Positivos

Através da observação, os educadores podem conhecer melhor os alunos, analisar seu desempenho nas atividades em sala de aula e compreender seus avanços e dificuldades. Ao mesmo tempo, os alunos poderão tomar consciência dos processos vividos pelo grupo.

A observação exige do professor:

Eleger o objeto de investigação ( um aluno, uma dupla, um grupo etc);

Elaborar objetivos claros (descobrir dúvidas, avanços etc);

Identificar contextos e momentos específicos (durante a aula, no recreio etc);

Estabelecer formas de registros apropriados ( vídeos, anotações etc).

REGISTRO / FICHAS

Tem como função acompanhar o processo educativo vivido por alunos e professores, é através dele que se torna possível realizar uma análise crítica e reflexiva do processo de avaliação.

Aspectos Positivos:

Contribui para que os dados significativos da prática de trabalho não se percam. Alguns recursos podem ser utilizados, são eles:

• Caderno de campo do professor: registro de aulas expositivas, anotações em sala de aula, projetos, relatos, debates, etc.

• Caderno de Anotações para cada grupo de alunos: anotações periódicas sobre acontecimentos significativos do cotidiano escolar.

• Diário do aluno: registro de caráter subjetivo ou objetivo que aluno e professores fazem espontaneamente.

• Arquivo de atividades: coleta de exercícios e produções dos alunos, datadas e com algumas observações rápidas do professor. Esse arquivo serve como referência histórica do desenvolvimento do grupo.

DEBATE

O debate nos permite nas situações de interação, trocar idéias com as pessoas, compreender as idéias do outro, relacioná – las e ampliar conhecimentos sobre o tema ou assunto discutido.

Aspectos positivos

Favorável para que alunos e professores incorporem conhecimentos, exige que se expressem com suas próprias palavras, exemplifiquem e estabeleçam relações com outros conhecimentos, pois o aluno expõe à turma sua forma de compreender o tema em questão.

TRABALHO

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.2 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com