TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalhos

Por:   •  5/12/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.000 Palavras (8 Páginas)  •  147 Visualizações

Página 1 de 8

ANHANGUERA - UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Nome: Giovani Batista Machado Mesquita

RA: 2807857714

Série: 1º Semestre/2015

ESTRUTURA E ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA

EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE

Rio Grande-RS

2015

UNIVERSIDADE ANHANGUERA - UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Nome: Giovani Batista Machado Mesquita

RA: 2807857714

ESTRUTURA E ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA

EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE

Atividade Prática Supervisionada na disciplina de Estrutura e Organização da Educação Brasileira e Educação e Diversidade de Ensino do Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Anhanguera - UNIDERP, apresentado como requisito à obtenção do grau de Licenciado em Matemática, sob a orientação da Tutora a Distância: Especialista Silvana Maria Batista.

Rio Grande-RS

2015

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO......................................................................................................................2

2. EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE...........................................................................................2

3. LEIS E DIRETRIZES DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA......................................................3

4. COMEMORAÇÃO DO DIA DAS MÃES NA ESCOLA INTERNACIONAL ALPHAVILE..........................................................................................................................5

5. EXPOSIÇÕES DOS DESENHOS DOS ALUNOS...............................................................6

6. CONCLUSÃO........................................................................................................................8

7. BIBLIOGRAFIA....................................................................................................................8


1 - INTRODUÇÃO

A escola é uma das mais importantes instituições sociais. Isso porque, assim como a família, a escola é responsável por fazer a mediação entre o indivíduo e a sociedade, inclusão na sociedade, e é ali que uma criança, depois da família, começa a conviver com diferentes pessoas e realidades. Hoje o papel primordial da escola é formar um cidadão ético, preocupado com o meio ambiente.

Na parte cognitiva, a escola está caminhando para trabalhar o aluno como um todo. Não se aceita mais o aluno com conhecimentos específicos de uma matéria, pois as questões englobam o seu conhecimento do cotidiano e ele tem que ter uma noção do todo.

2 - EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE

A escola transmite cultura, modelos sociais de comportamento e valores morais, ela permite que a criança “humanize-se”, cultive-se; socialize-se ou resumindo numa palavra: eduque-se, pois ela vai deixando de imitar os comportamentos dos adultos e passando a apropriar-se dos modelos e valores transmitidos pela escola, aumentando, dessa forma, sua autonomia e seu pertencimento ao grupo social (MARIN, 1998).

   A responsabilidade dos fracassos e dos sucessos escolares, não recai isoladamente sobre o aluno, ou a escola, ou a realidade social. Estudos revelam que a escola e a família têm o papel de desenvolver a evolução da aprendizagem formal e informal e dos fatores externos que são os responsáveis por gerar grande parte das condições necessárias para o aluno aprender.

O primeiro contato do ser humano é na família, depois a escola servirá de ponte para inserir o indivíduo na sociedade. No período escolar, é comprovado que quando os pais acompanham todo o processo de educação, ajudando no dever de casa, comparecendo às reuniões e sempre mantendo contato com os professores, essas crianças tendem a obter um melhor desempenho escolar.

Outras influências na educação:

Os meios de comunicação podem ser aliados ou inimigos na educação escolar, pois eles podem servir de contraditório ao que propõem os parâmetros educacionais, mostrando e incentivando os alunos a desrespeitar as regras escolares. Mas também poderão ser aliados se bem aproveitados, como artefato cultural, mediante filmes, vídeos educativos, entre outros.

Podemos citar, ainda, as influências políticas impostas sobre a educação brasileira, tais como: índices de aprovação, levando à aprovação a qualquer custo, simplesmente para não perder recursos financeiros; inclusão de diretores nas escolas, não por competência, e sim por apadrinhamento político, levando nem sempre os mais bens preparados, e sim os melhores relacionados.  E também podemos citar a má remuneração dos professores, a falta de incentivo, com tudo isso, muitos acabam se desmotivando na prática da docência.

3 - LEIS E DIRETRIZES DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA

O ensino no Brasil está organizado e estruturado de acordo com a Lei nº 9.394, Diretrizes e Bases da Educação Nacional, de 20 de dezembro de 1996 (LDB 9.394/96), a qual estabelece a finalidade da educação no Brasil, como ests deve estar organizada, quais são os órgãos administrativos responsáveis, quais são os níveis e modalidades de ensino, entre outros aspectos em que se define e se regulariza o sistema de educação brasileiro, com base nos princípios presentes na Constituição.

Os órgãos responsáveis pela educação, em nível federal, são o Ministério da Educação (MEC) e o Conselho Nacional de Educação (CNE). Em nível estadual, temos a Secretaria Estadual de Educação (SEE), o Conselho Estadual de Educação (CEE), a Delegacia Regional de Educação (DRE) ou Subsecretaria de Educação. E, por fim, em nível municipal, existem a Secretaria Municipal de Educação (SME) e o Conselho Municipal de Educação (CME).

A educação básica no Brasil constitui-se:

- Educação Infantil: creches (de 0 a 3 anos) e pré-escolas (de 4 e 5 anos). É gratuita e não obrigatória. É de competência dos municípios.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.8 Kb)   pdf (267.5 Kb)   docx (139 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com