TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalhos Academico 4anos

Casos: Trabalhos Academico 4anos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/5/2013  •  275 Palavras (2 Páginas)  •  283 Visualizações

Página 1 de 2

FUNDAMENTOS DO COMPORTAMENTO DE GRUPOS

Definindo e Classificando

GRUPO: Dois ou mais indivíduos interdependentes e em interação, que se juntam visando à obtenção de um determinado objetivo.

Grupo Formal: Grupo de trabalho definido pela estrutura da organização.

Grupo Informal: Grupo que não é nem estruturado formalmente nem determinado pela organização; surge em resposta à necessidade de contato social.

Grupo de Comando: Um chefe e seus subordinados imediatos de tarefas. Pessoas trabalhando em conjunto para a realização de uma tarefa.

Grupo de Interesse: Pessoas que se juntam para atingir um objetivo comum a todos.

A EVOLUÇÃO DOS GRUPOS

Os grupos normalmente passam por uma seqüência padronizada em sua evolução.

MODELO DOS CINCO ESTÁGIOS

1º Estágio – FORMAÇÃO – Caracterizado por uma grande dose de incerteza sobre seus propósitos, estrutura e liderança. Os membros estão “testando o terreno” para descobrir quais os comportamentos aceitáveis no grupo.Este estágio termina quando os membros começam a pensar em si mesmos como parte do grupo.

2º Estágio – TORMENTA – É aquele dos conflitos no grupo. Os membros aceitam a existência do grupo, mas mostra resistência aos limites impostos à individualidade a atuação. Este estágio estará concluído quando houver uma hierarquia e liderança relativamente clara.

3º Estágio – NORMALIZAÇÃO – É o estágio dos relacionamentos mais próximos onde passa a existir coesão. Aparecem a camaradagem e a identidade grupal. Este estágio termina quando a estrutura do grupo se solidifica e ele assimila um conjunto de expectativas de comportamento correto.

4º Estágio – DESEMPENHO – Neste estágio o grupo é totalmente funcional e aceito. Há transferência de esforço, de conhecimento e compreensão, onde o desempenho (resultado) da tarefa é realizado.

5º Estágio – INTERRUPÇÃO – Para grupos de trabalho este é o último estágio de desenvolvimento.**

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com