TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalhos Academicos

Exames: Trabalhos Academicos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/10/2013  •  1.028 Palavras (5 Páginas)  •  284 Visualizações

Página 1 de 5

INTRODUÇÃO

Neste trabalho vamos relatar um assunto muito recorrente nos âmbitos sociais que frequentamos a ética. Talvez um assunto não muito discutido, mas sempre observado. Para cada profissional foram feitos os códigos de ética para ser seguida, a ética também como uma obrigação profissional. O que é ser ético? Ser ético não é somente ser ético no profissional ou no social, ser ético é em qualquer lugar e ocasião. Por isso trate-se também a ética geral, para ter uma ética geral precisa-se de moral, cidadania e todos os contextos que as pessoas se tornem cidadãos.

Antes de serem iniciadas as considerações e os aspectos teóricos sobre Ética, é importante conceituar essa palavra, partindo de sua origem:

• Em grego – ETHOS (Ética) = Caráter

• Em latim – MORES (Moral) = Costumes socialmente estabelecidos que orientem a conduta humana.

Ética é um grupo de valores morais que dirigem a conduta humana na sociedade. A ética serve para que haja um equilíbrio e um bom funcionamento social. A ética é estruturada por uma sociedade com base nos valores históricos e culturais. A Filosofia estuda a ética como uma ciência voltada aos valores e princípios morais de uma sociedade. Ser ético é agir direito, sem prejudicar os outros, é estar com a consciência tranquila. Na administração quando o profissional age de acordo com a ética, ele atua sempre com respeito ao próximo, gerando uma boa convivência dentro da empresa. E se o profissional não age com ética, dificilmente ele irá conseguir crescer dentro de uma empresa. Agindo com ética o profissional não estará só contribuindo para si, mas para a empresa e para a sociedade (clientes).

ÉTICA

A ética foi entendida como parte do pensamento filosófico e ficou conhecida como filosofia moral, pois a ética significa os costumes e a boa conduta da sociedade, e a moral estabelece regras de conduta para o bem-estar da sociedade e normas éticas, as duas são semelhantes, pois se remetem a costumes. Ao longo da história da humanidade, a ética foi entendida como parte integrante do pensamento filosófico, que por sua vez ficou conhecido como filosofia moral. Os filósofos, cada um em sua época, procuraram estabelecer princípios e pressupostos de compreensão da ética e da moral. Em cada época, o campo de compreensão foi se ampliando e adquirindo novos sentidos; isto fez com que as ações e as condutas das pessoas fossem sendo compreendidas de maneira diferenciada. Para que os conceitos éticos sejam alcançados é preciso saber o que é certo e o que é errado no ponto de vista das pessoas. Não podemos exigir algo de uma pessoa se não exigimos de nós mesmos. A teoria do dever ético, defendida por Kant, propõe que o conceito ético seja extraído do fato de que cada um deve se comportar de acordo com princípios universais. Kant propôs que os conceitos éticos sejam alcançados através da aplicação de alguns princípios ou regras, a saber: qualquer conduta aceita como padrão ético deve valer para todos os que encontrem na mesma situação, sem exceções; só se deve exigir dos outros o que exigimos de nós mesmos; devemos agir de alguma forma que a causa que nos levou a agir possa ser transformada em lei universal (CHAUÍ, 1997, p.346) (Filosofia / Tomelin, Janes Fidélis; Siegel, Noberto Associação Educacional Leonardo da Vinci (ASSELVI). – Indaial: Ed. ASSELVI, 2005.)

A ética é construída por uma sociedade com base nos valores históricos e culturais. Do ponto de vista da Filosofia, a ética é uma ciência que estuda os valores e princípios morais de uma sociedade. Cada sociedade e cada grupo possuem seus próprios códigos de ética, por exemplo, em um país é permitido sacrificar animais para pesquisa científica, enquanto em outro país pode não ser ética essa atitude. Existem também países que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com