TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalhos Acadêmicos

Artigo: Trabalhos Acadêmicos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/4/2013  •  3.241 Palavras (13 Páginas)  •  645 Visualizações

Página 1 de 13

Trabalhos Acadêmicos

Universidade Anhanguera – Uniderp

Centro de Educação a Distância

Tecnologia em Gestão De Recursos Humanos

RA 364769 Jéssica Ferreira de Jesus

RA 363923 Rogério Mamede de Araújo

RA 378903 Wellyson Neves da Silva

RA 364201 Zildene Batista dos Santos

PROCESSOS GERENCIAIS

Rondonópolis-MT/2012

PROCESSOS GERENCIAIS

Desafio de Aprendizagem apresentado ao Curso de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos da Universidade Anhanguera Uniderp, como requisito para a avaliação da Disciplina Matemática para a obtenção e atribuição de nota para o Desafio de Aprendizagem.

Rondonópolis-MT/2012

SUMARIO

1 INTRODUÇÃO 04

2 FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS 05

2.1 PLANEJAMENTO 05

2.2 PROJETO: EVENTO SÓCIO EDUCATIVO 08

2.3 ORGANIZAÇÃO 09

2.4 DIREÇÃO COMO FUNÇÃO DO PROCESSO ADMINISTRATIVO 10

2.5 CONTROLE DA AÇÃO EMPRESARIAL 11

2.5.1 Implicações Éticas no Processo de Controlar 13

3 CONSIDERAÇÕES FINAIS 14

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 15

1 INTRODUÇÃO

A Administração é a ciência da gestão das organizações. Administração significa, efetivamente, a capacidade que um indivíduo ou um determinado grupo de pessoas e que atuam em uma determinada organização possuem para transformar uma determinada quantidade de recursos normalmente escassos em produtos e serviços que gerem renda ou riqueza para esta mesma organização.

Ao longo da evolução de sua história, o homem foi-se tornando cada vez mais dependente dos laços que o uniam às organizações e entendê-las, como melhor por os recursos disponíveis para o alcance das necessidades individuais e do coletivo, tornou-se fundamental. Mas foi somente no início do século XX que estudos voltados para essa temática foram desenvolvidos, um deles pelo francês Henri Fayol que criou a teoria acerca das funções administrativas onde toda organização desenvolveria quatro áreas voltas para a sua funcionalidade operacional: planejamento, direção, controle e organização.

O segredo está no esforço. O bom administrador, ou ainda, os bons administradores são aqueles que conseguem transformar uma quantidade mínima de recursos em uma quantidade imensa de produtos ou serviços com o menor esforço possível.

Para isso, os administradores lançam mão de um grande número de conceitos que, uma vez materializados, se transformam em ferramentas e contribuem para a maximização dos resultados a partir do emprego mínimo de esforço. O planejamento, a organização, o controle e a direção são, de fato, os conceitos fundamentais que, a partir de sua aplicação, podem e devem se transformar em ferramentas eficientes e eficazes na realização de qualquer esforço.

2 FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS

Na atualidade para que Administrador possa alcançar seus objetivos de uma forma eficiente e eficaz, necessita interpretar as necessidades da empresa e transformar numa ação, através de Planejamento, Organização, Direção e Controle.

Considera-se o planejamento a principal função administrativa, pois é o ponto de partida para tudo o que o administrador deseja na organização. O ponto de partida são as condições atuais, analisadas para o estabelecimento de pontos futuros. Planejamento: É a primeira função, serve como base para as demais. Nessa fase são definidos os objetivos á ser alcançado e como alcançá-los.

Organização: É a fase em que se determinam as atividades específicas necessárias para que sejam alcançados os objetivos, agrupam as atividades em uma estrutura lógica e designam as atividades às específicas posições e pessoas

Direção: Após serem definidas as duas fases anteriores, a direção está muito relacionada à aplicação e a atuação sobre recursos humanos da empresa. A direção é a função administrativa que se refere ás relações interpessoais dos administradores em todos os níveis da organização com seus respectivos subordinados.

Controle: É a função administrativa que tem o de assegurar que as fases anteriores sejam alcançadas.

Essa atividade teve como objetivo apresentar de forma ampla cada etapa do processo administrativo, assim como a função do administrador diante ao desafio que cada etapa impõe e exige que seja cumprida com a máxima eficiência, para que tenha uma eficácia esperada pela organização.

Foi realizada através de uma pesquisa bibliográfica, utilizando-se autores renomados sobre o assunto a partir de livros, artigos, periódicos e documentos que dá sustentabilidade a temática.

2.1 PLANEJAMENTO

Muitas empresas de pequeno e médio porte, possivelmente, deixam de elaborar o planejamento por falta de conhecimento da estrutura adequada deste a sua realidade ou por desconhecerem quais seriam as informações necessárias para sua elaboração. Com isso, justifica-se a realização deste trabalho, visto que seus resultados visam auxiliar tais instituições à elaboração e implantação de estratégias, através desta ferramenta reconhecida como imprescindível

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.4 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com