TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalhos Academicos

Dissertações: Trabalhos Academicos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/5/2013  •  1.942 Palavras (8 Páginas)  •  468 Visualizações

Página 1 de 8

INSTITUTO DE ESTUDOS SUPERIORES DA AMAZÔNIA

CURSO DE ENGENHARIA CIVIL

FRANCIANE DIAS

IGOR CRUZ

JONAS GOMES

LEON GAYA

RAFAEL PACHECO

CONSTRUÇÃO ENXUTA

BELÉM

2013

INSTITUTO DE ESTUDOS SUPERIORES DA AMAZÔNIA

CURSO DE ENGENHARIA CIVIL

FRACIANE DIAS

IGOR CRUZ

JONAS GOMES

LEON GAYA

RAFAEL PACHECO

CONSTRUÇÃO ENXUTA

Pesquisa Bibliográfica apresentada ao Curso de Engenharia Civil do Instituto de Estudos Superiores da Amazônia, como requisito de Avaliação parcial de Trabalho Interdisciplinar.

BELÉM

2013

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 4

2 OBJETIVOS 5

2.1 OBJETIVO GERAL 5

2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS 5

3 JUSTIFICATIVA 5

4 METODOLOGIA E MÉTODO DA PESQUISA 5

5 DESENVOLVIMENTO 6

6 CONCLUSÃO 10

REFERÊNCIAS 11

1 INTRODUÇÃO

A construção civil está em constante evolução, a cada dia surgem novas técnicas e filosofias de gerenciamento e produção uma vez que um dos maiores desafios para os gestores da construção civil é a redução do desperdício de material e a eliminação da mão de obra ociosa nos canteiros. Dessa forma na década de 90 surgiu o termo Construção Enxuta, baseado no Sistema Toyota de Produção que tem três objetivos principais: a entrega do produto, a maximização do valor e a redução do desperdício. Possibilitando um maior controle e organização do processo.

Ao longo do desenvolvimento do projeto de construção enxuta foi verificado um elevado percentual de desperdício devido à falta de planejamento e gerenciamento da obra. Contudo, para começar a absorver o grau de desperdício, foi desenvolvido de acordo com o sistema Toyota de produção um processo de racionalização substituindo praticas rotineiras e convencionais por processos sistemáticos, portanto a relação desenvolvida para o desenvolvimento desses processos de construção enxuta passa por adaptações de filosofias principalmente na parte tecnológicas, pois todos os processos de trabalho estão inteiramente interligados a tecnologia.

No decorrer do desenvolvimento do nosso trabalho tentaremos esgotar o termo construção enxuta e seus principais objetivos para facilitar de forma sistemática o seu diferencial para as empresas os seus benefícios e investimentos necessários à sua implantação, o uso de recursos naturais e de materiais que não agridam o meio ambiente, visando a prática e tendências para que agregue valor a sua sustentabilidade na Construção Civil.

2 OBJETIVOS

2.1 OBJETIVO GERAL

Este trabalho tem como objetivo identificar as diretrizes para implantar os princípios da construção enxuta nós canteiros de obras, para melhoria dos seus processos construtivos.

2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

 Conhecer as técnicas e métodos utilizados na Construção Enxuta

para a sua aplicação no canteiro de obras.

 Estudar a empresa em estudo e conhecer os seus processos.

 Coletar informações que sobre os processos da obra em estudo

para análise de melhorias.

 Propor práticas que evidenciem a aplicação dos princípios da Construção Enxuta no canteiro de obras

3 JUSTIFICATIVA

A construção civil gera todos os dias toneladas de resíduos, com o pensamento no futuro, surgi-o o termo construção enxuta, que é o reaproveitamento de resíduos das construções, reduzindo os resíduos e gerando renda para uns e redução de custos para outros, e diminuindo a poluição do meio ambiente gerada pelas construções.

4 METODOLOGIA E MÉTODO DE PESQUISA

O presente estudo visa apresentar o termo construção enxuta, com o intuito da diminuição de resíduos das construções civis. Em relação aos objetivos a pesquisa será descritiva, pois se propõe a discorrer sobre a realidade das obras em geral. De acordo com Gil (2002) a pesquisa descritiva descreve fatos e fenômenos físicos e humanos sem que o pesquisador interfira através do levantamento ou observação sistemática do fato. Para Gil (2002, p. 42):

5 DESENVOLVIMENTO

5.1 SISTEMAS DE PRODUÇÃO TOYOTA

No ano de 1973, com a crise do petróleo governos, empresas e sociedades no mundo inteiro enfrentaram pesados prejuízos. Enquanto a Toyota Motor Company, empresa japonesa continuou obtendo lucros, não com a mesma proporção, sendo uma das poucas empresas a escapar dessa crise. Este fenômeno despertou a curiosidade das organizações

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com