TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalhos Academicos

Artigo: Trabalhos Academicos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/9/2013  •  2.883 Palavras (12 Páginas)  •  280 Visualizações

Página 1 de 12

Introdução

Objetivo deste trabalho é apresentar um estudo sobre o Planejamento e sua importância administrativa para as empresas. Primeiramente iremos entender o que é planejamento e processos administrativos e também descobrir que planejamento é uma ferramenta da administração, e como tal, o seu uso é indispensável para o sucesso da gestão das empresas.

É um conjunto de processos, missão, diretrizes e ações a ser elaborado, implantado, desenvolvido, implementado e gerenciado, em pro de um objetivo distinto pré-estabelecido. Sendo que, divide-se em três principais níveis: Planejamento Estratégico, Planejamento Tático e Planejamento Operacional. Como também faremos análises sobre Gestão estratégica, planejamento estratégico institucional, planejamento empresaria e a organização das ações empresariais.

1.1. Processos Administrativos

O processo administrativo é determinado pelas seguintes funções administrativas; Planejar, Organizar, Dirigir e Controlar, as quais são indiscutivelmente recomendadas para serem aplicadas na administração das organizações.

A estratégia é moldada através da ação empresarial, a qual para se tornar eficaz, passa pela necessidade de ser planejada, organizada, direcionada e controlada.

Sobre o Planejamento, pode-se dizer que é o pontapé inicial da estratégia empresarial, fase em que serão determinadas as metas a serem alcançadas. O planejamento é subdividido em três tipos; Estratégico, Tático e Operacional. Partindo do planejamento estratégico, teremos como vista a organização num todo, ou seja, este planejamento abrange toda a organização e é projetado em longo prazo, sendo elaborado pela cúpula da empresa. O nível de planejamento tático está abaixo do estratégico, pois neste, as ações são planejadas por cada setor da empresa, onde cada um deve elaborar o seu plano. Já o planejamento operacional, visa o foco em o que e como fazer a estratégia em curto espaço de tempo. Nesta fase são enfatizados todos os detalhes do planejamento das operações e tarefas sobre como podem ser efetivadas no âmbito interno da organização. Todos estes planejamentos são expostos através de procedimentos a serem adotados e orçamentos a serem aplicados na ação empresarial.

A palavra “organização” retrata toda a busca de um objetivo, onde o homem passa a se organizar para realizar o seu empreendimento. Esta organização divide-se em dois tipos; Formal e Informal, ambas relatam sobre como as pessoas se relacionam dentro da própria organização. Na formal, há conscientemente uma divisão do trabalho. A organização informal surge das interações exigidas entre as pessoas que pertencem à organização formal. As estruturas organizacionais dessas organizações podem ser linear, funcional ou de linha-staff.

Após o planejamento e a organização, chega a hora de direcionar a ação empresarial. É o momento em que o administrador passa a influenciar seus subordinados através de sua liderança para que estes cumpram as tarefas planejadas e organizadas anteriormente. No entanto, esta função administrativa é uma das mais complexas, pois exige do administrador seu poder de autoridade sobre os subordinados, quanto mais os dirigidos se identificarem com seu líder mais fácil será a efetivação com sucesso da ação empresarial.

A função administrativa que fecha todo o processo administrativo é a do “Controle”, é esta a responsável por fiscalizar o andamento da ação. Esta função verifica se os resultados e metas estão sendo alcançados, corrige e mantém todos os envolvidos engrenados no padrão de conduta imposto pelo processo administrativo.

1.2 Gestão Estratégica

Ao contrario do que alguns pensam existe uma grande diferença entre Gestão estratégica e Planejamento estratégico. O planejamento estratégico é basicamente um processo gerencial usado para definir objetivos e programas de ação para execução de tarefas que ocasionarão o resultado desejado. Já a gestão estratégica é uma maneira de atribuir à empresa novos elementos de ação e reflexão sistemática, com o propósito de avaliar situações, e criar projetos de mudanças estratégicas para solucionar o que for necessário e gerenciar os passos a serem seguidos. É uma forma de gerir a organização como um todo, mantendo o foco nas estratégias para todas as áreas da empresa.

Na gestão estratégica existem basicamente quatro passos importantes, inicialmente é feito um diagnóstico estratégico que como o próprio nome já tem como finalidade avaliar todo ambiente interno da organização, buscando verificar se as estratégias utilizadas estão adequadas corretamente, se existem falhas quanto às ameaças externas, se os resultados estão sendo alcançados, como estão sendo feitas as ações de mudanças, dentre outros aspectos. Em seguida é feita a verificação da prontidão estratégica, que nada mais é do que ver o envolvimento da diretoria com o futuro organizacional da entidade, as decisões e ações tomadas para solução de possíveis problemas, mudanças que podem ser negativas ou positivas, obstáculos de diversas naturezas como culturais, institucionais etc. por ultimo é realizado o processo de direcionamento estratégico, que é o que define qual direção a organização deve seguir para se manter ativa.

É possível concluir sobre gestão estratégica que ela está diretamente voltada para a visão de futuro, o é imprescindível dentro de toda e qualquer organização, outro sim é que deve ser mantida a vigilância estratégica, que se resume em observar, questionar, acompanhar, vasculhar no tempo, espaço os possíveis riscos e oportunidades que possam surgir exigindo ações e respostas antecipadas estratégicas da organização.

Para atuar com uma gestão estratégica é muito simples: deve-se apenas apurar todos os processos explicitados acima, considerando sempre as variáveis de cada cenário empresarial e não só elaborar o planejamento e gestão no papel, mas sim executar na prática todos os meios para obtenção de resultados de forma sólida e constante.

1.3 Planejamento Estratégico Institucional

É um modelo de decisão de determina e revela o propósito organizacional em termos de valores. Delimita os domínios de atuação da instituição; descreve as condições da resposta ao ambiente e a forma de modificá-las. Engaja todos os níveis da instituição para consecução dos fins maiores.

Beneficio do Planejamento Estratégico:

Agiliza

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.1 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com