TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalhos Acadêmicos

Ensaios: Trabalhos Acadêmicos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/4/2014  •  810 Palavras (4 Páginas)  •  228 Visualizações

Página 1 de 4

Resenha Critica – Ética

Em sua complexidade, a ética é o reflexo do comportamento humano, muito embora possa ser vista apenas como um estudo deste comportamento. Dentro do âmbito geral está a questão da liberdade, que faz pôr em pratica a realização dos comportamentos humanos, sendo que este comportamento pode estar ou não ligados por uma consciência moral, por princípios e valores aceitos.

Existe ética profissional, moral, política e social, por isso ela esta ligada ao cotidiano, norteando questões, costumes levantando discussões acerca de comportamentos que podem ou não serem aceitos , certos ou errados. Neste caso o comportamento socialmente aceito, dentro das normas e costumes sociais adequados para a maioria da sociedade, é considerado comportamento ético. Esses costumes devem estar associados a um estudo teórico das normas de comportamento de outras épocas, sobre o que era considerado ético dentro de determinados povos , levando em consideração seus ideais, normas e valores. Entre os grandes filósofos que discutiam a respeito da ética, esta Kant. Ele relacionou a ética a uma igualdade fundamental para o desenvolvimento de uma ética universal, uma moral igual para todos, racional. Já na Grécia antiga a ética era vista como sobre o parâmetro da natureza do bem moral, na busca de um principio absoluto de conduta, em que o objetivo, o centro das preocupações éticas era a busca da felicidade. E essa felicidade deve estar sempre norteada, segundo Platão, pela ideia do bem a pratica das virtudes, como justiça, sabedoria, fortaleza, temperança. Já para Aristóteles, a ética esta estritamente ligada a variedade de seres e que a partir da correlação entre o Ser e o Bem, também deve haver uma variedade de bens. Isso quer dizer que quanto mais complexo for o ser, mais complexo será o seu respectivo bem. Porem assim como Platão, Aristóteles insiste na premissa de que a felicidade verdadeira é conquistada pela virtude, pela vontade e pelo esforço do homem em adquirir bons hábitos.

A ética teve um grande progresso quando a religião passou a ser um fator considerável pela humanidade, pois ara não bastava agir somente de acordo com a natureza, mas sim de acordo com a vontade do Deus pessoal, conhecendo a vontade deste Deus. O que é fundamental neste caso é o amor de Deus, que nos amou primeiro, por isso nas relações humanas o amor deve prevalecer. Foi nesse sentido que religião serviu para levantar questões como a do relacionamento entre natureza e liberdade, da fraternidade universal confrontada com aquela solidariedade limitada, etc.. Dentro do pensamento moderno, as decisões tomadas pelo individuo, embora sejam de caráter subjetivo, adéquam-se a atitudes que deveriam ser validas e vigentes para todos os indivíduos conscientes, racionais e livres, o que seria uma forma de educar da melhor forma suas decisões.

Talvez a grande questão que envolve a ética diz respeito a moralidade, a consciência moral, de como agir do que buscar. Muitos são os caminhos. Escolher viver de acordo com o espírito, uma vida de amor e fraternidade, ou de acordo com a vida baseada na pratica do bem?

Nos dias de hoje, o problema que norteia a ética esta intimamente ligada a família, a sociedade civil e ao Estado. No âmbito familiar, a questão do ser discutida é a ética do amor, o compromisso do matrimonio,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com