TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalhos Acadêmicos Chassi Rigido X Articulado

Ensaios: Trabalhos Acadêmicos Chassi Rigido X Articulado. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/3/2015  •  1.301 Palavras (6 Páginas)  •  1.235 Visualizações

Página 1 de 6

Chassi

O chassi é o suporte do veículo. É sobre ele que se montam a "carroçaria" , o motor, a ele se prendem as rodas, sendo a própria estrutura do veículo.

Em geral, é constituído por duas longarinas de aço, paralelas, com um "X" ou travessas, no meio.

O X ou barra melhora a resistência à torção. É importante que o chassi resista bem a torção, para impedir que a carroçaria também se torça: isto levaria a movimentos das portas, podendo até abri-las.

Normalmente, nos veículos com chassi, este todos os esforços a que fica sujeito o veículo. A carroçaria é apenas o elemento de cobertura, para abrigar os passageiros. Nos veículos monoblocos, todo o conjunto trabalha. Os esforços são suportados, simultaneamente, pelo chassi e pela cobertura.

Esse sistema encontra, hoje, larga aplicação, inclusive em diversas marcas de caminhões. Alguns modelos de veículos não possuem um chassi propriamente dito. A própria carroçaria se une ao plano do assoalho formando um único conjunto. Essas estruturas são chamadas, por isso, de monoblocos.

Existem dois processos para se montar a estrutura dos veículos. Um deles é o que vem sendo utilizado há mais tempo; pode-se dizer que é o processo tradicional, pois já aparecia em carroças e carruagens, muito tempo antes de se inventar o automóvel. O outro processo veremos adiante.

Esta montagem consiste de um chassi que suporta todo o conjunto.

Chassi tem o mesmo significado que suporte, estrutura. Sempre que se monta uma máquina, ou um instrumento, o suporte sobre o qual é montado o conjunto recebe o nome de chassi.

Da mesma maneira, em se tratando de automóveis, é necessário que se pense numa estrutura para suportar todo o conjunto de carroçaria, motor, caixa de mudanças, eixo traseiro e dianteiro.

Basicamente, quase todos os chassis são construídos com duas travessas de aço ao longo do veículo, fixadas por meio de várias travessas menores, perpendiculares. Todas as travessas são rebitadas entre si, de maneira que formam uma única estrutura sólida.

O chassi apóia-se sobre os dois eixos: dianteiro e traseiro. Na parte dianteira, montam-se o motor e a caixa de mudanças; na parte traseira, montam-se o diferencial e o tanque de combustível.

Com essa distribuição, os fabricantes conseguem um bom equilíbrio de pesos: metade do peso, mais ou menos, fica sobre o eixo dianteiro, e a outra metade, sobre o eixo traseiro.

Os esforços que o chassi sofre, quando o veículo está andando, são violentos e, por isso, ele deve ter um formato que seja resistente.

As longarinas e travessas de aço são fabricadas com chapa de aço bastante grossas, que são pré-moldadas numa prensa e ficam com o formato de um "U". O formato em "U" é utilizado para que as longarinas e travessas adquiram, assim, maior resistência.

O chassi não deve movimentar-se (torcer) nem permitir que a carroçaria se movimente. Se isso acontecer, logo surgirão pontos fracos, as dobradiças ficarão folgadas, podendo gerar ruídos.

O chassi de construção mais simples é o do tipo paralelo, no qual todas as vigas são retas. Sua montagem é mais simples. Deste tipo são quase todos os chassi brasileiros.

Referencia

mundoautomotivo.blogspot.com.br/2007/10/voc-sabe-o-que-o-chassi.html

Tipos de Chassi

Quando se fala em chassi, logo vem à mente um caminhão pelado, mostrando a estrutura principal com os eixos traseiros à mostra. Realmente, esta estrutura aparente é o chassi propriamente dito. O que alguns não sabem ainda é que existem vários tipos de chassis para todos os veículos. Vamos conhecê-los um pouco mais.

Por definição, o chassi é a estrutura principal onde são fixados todos os elementos do motor, transmissão, suspensão e direção do veículo. Sobre ele serão fixados a carroceria e demais equipamentos e acessórios. Antigamente todos os veículos tinham chassi, qualquer modelo que fosse. Hoje em dia, apenas os veículos de carga, utilitários ou pesados ainda usam o sistema tradicional. Os automóveis modernos costumam ter outro tipo de estrutura de suporte, chamada de monobloco. Um monobloco tem um equivalente às vigas tradicionais de um chassi incorporado à sua estrutura. Todo o esforço de suporte de motor, transmissão e suspensões será distribuído pela estrutura, como uma caixa fechada. Este processo deixa o veículo mais firme, estável e muito mais leve e barato.

Um chassi pode ter as longarinas paralelas, em X ou em quadro espacial, do tipo gaiola. Cada forma tem uma finalidade específica e voltada à utilização principal para a qual o veículo foi projetado. Por exemplo, em uma configuração paralela como o chassi de um caminhão, por exemplo, por ser plano é sujeito à torção longitudinal. Esta característica é fundamental para um veículo de carga com longa distância entre-eixos, para que possa torcer e manter as rodas em contato com o solo em qualquer situação. Já uma picape não precisa de tanta torção, já que o entre-eixos é menor e precisa de mais estabilidade em curvas. Daí que seu chassi tenha uma forma toda recurvada e tridimensional, dando maior rigidez estrutural e suportando carga.

Já um automóvel

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com