TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalhos Anhangura

Exames: Trabalhos Anhangura. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/9/2014  •  434 Palavras (2 Páginas)  •  175 Visualizações

Página 1 de 2

A vigilância ambiental em saúde e um conjunto de conhecimentos e fatores do ambiente que interferem na saúde humana e medidas de prevenção dos fatores de risco relacionada com doenças ou agravos á saúde, intervir nos problemas sanitários decorrentes do meio ambiente, da produção e circulação de bens e da prestação de serviços de interesse da saúde.

Em conjunto com á FUNASA e outra instituições publica e privadas que são responsável por áreas que compõem o SUS e demais integrantes das áreas de meio ambiente, saneamento e saúde, a adoção de ações integradas, com o propósito de exercer a vigilância dos fatores de riscos ambientais, que possam vir a afetar a saúde da população. A Vigilância Ambiental em Saúde tem como universo de atuação todos os fatores ambientais de riscos que interferem na saúde humana e as inter-relações entre o homem e o ambiente e vice-versa.

A vigilância ambiental dos fatores de riscos não biológicos buscando a prevenção e controle de doenças e agravos provenientes de contaminantes ambientais da água para consumo humano, ar, solo, de desastres naturais, de acidentes com produtos perigosos, de fatores químicos e físicos, áreas estas que foram designadas com as seguintes siglas, respectivamente:

Contaminantes ambientais: De áreas de risco em determinado território, mantendo a constante vigilância dos contaminantes, de forma a minimizar os riscos de doenças decorrentes da exposição aos mesmos, quer seja na atmosfera, coleções hídricas ou no solo.

• Vigilância em Saúde Ambiental relacionada à qualidade da água para consumo humano – VIGIÁGUA: O consumo de água segura é de importância fundamental para a sadia qualidade de vida e de proteção contra as doenças, sobretudo aquelas evitáveis, relacionadas a fatores ambientais e que têm afligido populações em todo o mundo.

• Qualidade do ar: São de interesse o mapeamento e o cadastramento das principais áreas de risco de poluição do ar, em particular nas áreas metropolitanas, identificando a existência e a necessidade de sistemas de monitoramento da qualidade do ar.

• Qualidade do solo: O objetivo maior é o mapeamento e o cadastramento das áreas de contaminação ambiental da superfície e do subsolo terrestre, que tenham potencial risco à saúde humana, especialmente as áreas de resíduos (passivos) perigosos e tóxicos.

• Desastres naturais e acidentes com produtos perigosos: Na vigilância e prevenção de desastres naturais, são enfatizados os riscos e efeitos à saúde decorrentes de eventos relacionados a inundações, secas, desmoronamentos e incêndios em vegetações. Vigi água: São realizadas coletas de água semanalmente de escolas, Unidades de Saúde, minas e poços artesianos. Vigi solo: São realizados cadastramentos contínuos das áreas contaminadas e identificadas por parte do município, para construção de indicadores de saúde e ambientais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com