TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalhos Facudade

Ensaios: Trabalhos Facudade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/6/2014  •  1.240 Palavras (5 Páginas)  •  227 Visualizações

Página 1 de 5

ATPS procesos administrativos

ETAPA 3

PASSO 1

Após o Planejamento e a Organização dentro do Processo Administrativo,a terceira funçào é a Direção.

Uma vez definonido o planejamento e estabelecido a organização,resta fazer as coisas andarem e acontecerem. Este é o papel da direção.A direção está relacionada com a ação e como se colocar em mancha e tem muito a ver com as pessoas.

A direção é a função administrativa que se refere ás relações interpessoais dos administradores com seus subordinados. Ela trata basicamente de relações humanas. Para que o planejamento e a organização possam ser eficazes,eles precisam ser completamentados pela orientação a ser dada ás pessoas por intermédio da comunicação e habilidade de liderança e de motivação. Para dirigir os subordinados,o administrador em qualquer nível da organização no qual esteja inserido,precisa comunicar ,liderar e motivar. A maior parte do tempo do administrador é aplicada em comunicação,liderança e motivação,gestão de conflitos,enfim todos os processos pelos quais os administradores procuram influenciar os seus subordinados para que se comporte de acordo com as expectativas e consigam alcançar os objetivos da organização.

CONCEITO DE DIREÇÃO

De um certo modo,esta parte dedicada á direção da ação empresarial deverá limitar-se apenas á condução das atividades dos participantes que atuam internamente dentro das fronteiras empresariais,os empregados em todos os níveis hierárquicos da organização empresarial. Convém lembrar que os empregados,como pessoas, não vivem exclisivamente dentro das empresas. Eles participam também de outras organizações,das quais tamém dependem para viver e nas quais desempenham outros papéis sociais . Então,a empresa não constitui a vida inteira das pessoas,nem possui a amplitude de uma sociedade. As pessoas se encontram apenas parcialmente incluídas na empresa.

Os assuntos mais ligados á direção são:

Comunicação;

Estilos de liderança;

Métodos de motivação do pessoal.

A direção constitui uma das mais complexas funções administrativas,pois envolve:

Orientação;

Assistência;

Execução;

Comunicação;

Liderança.

Enfim,todos os processos pelos quais os administradores procuraminfluenciar os seus subordinados para que se comportem dentro das expectativas da empresa. Como não existem empresas sem pessoas,a variável humana é um importante desafio para a sua administração,pois as empresas só podem funcionar se as pessoas estiverem ocupados seus cargos e desempenhando seus papéis de acordo com o que lhes foi solicitado. Se quisermos compreender o comportamento das empresas,precisamos estudar o comportamentos dentro delas.

Dirigir significa interpretar os planos para os outros e dar as instruções sobre como executá-los. Como tempo é dinheiro quando se fala em negócios,a má interpretação de solicitações,relatórios ou instruções pode provocar elevados custos. O bom executivo é aquele que sabe explicar as coisas ás pessoas para fazê-las bem e prontamente. A direção está relacionada com a atuação sobre os recursos humanos da empresa. Em todas as empresas,os vários recursos devem ser combinados em proporções adequadas,para produzir um dado resultado de produtos ou serviços. E é com os recursos humanos que a função administrativa de direção está relacionada.

Não há como negar a importância do processo administrativo em nossos dias. Ele apresenta-se como imperativo basilar do Estado Democrático de Direito no terreno da Administração Pública, principalmente quando se tem em vista as múltiplas e crescentes ingerências do Poder Público na vida privada, dos grupos e da sociedade em geral.

Distincão entre os niveis gerenciais

Nos dias atuais o mundo está vivendo na era da informação, exigindo das organizações uma gestão estratégica eficiente, a qual pode ser facilitada pela utilização de recursos inteligentes oferecidos pela tecnologia de informação e sistemas de informação, onde os processos empresariais precisam ser dotados de confiabilidade, eficiência e eficácia. A tecnologia da informação é utilizada para melhorar o desempenho das atividades da empresa, e por conseqüência apoiar os processos empresariais.

A busca pela solução dos problemas conduz os gestores a unir as partes que compõem a organização para formar um sistema que dará condições para administrar o todo. Os sistemas neste caso são classificados em duas maneiras principais:

Sistema Aberto : A interação da empresa com a sociedade e o ambiente onde ela atua.

Sistema Fechado : Independe do meio externo para o desenvolvimento das suas funções, são os que não mantém relação de interdependência com o ambiente externo.

Os sistemas de informação têm por objetivo gerar informações para a tomada de decisões, os dados são coletados, processados e transformados em informação. Sistemas de informação é uma série de elementos ou componentes inter-relacionados que coletam (entrada), manipulam e armazenam (processo),

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com