TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalhos Janine

Trabalho Universitário: Trabalhos Janine. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/8/2014  •  2.391 Palavras (10 Páginas)  •  197 Visualizações

Página 1 de 10

Introdução á virologia: Propriedades gerais do vírus Príon

Príon é um agente infeccioso, composto por proteínas com forma aberrante. Tais agentes não possuem ácidos nucleicos ao contrário dos demais agentes infecciosos conhecidos como vírus, bactérias, fungos e parasitos.

Os príons são responsáveis pelas encefalopatias espongiformes transmissíveis em uma variedade de mamíferos, incluindo os humanos. Todas as doenças priônicas conhecida afetam as estruturas cerebrais ou tecidos neurais, não possuem cura e são sempre fatais. Proteínas mostrando um comportamento semelhante ao dos príons são também reportadas em fungos, que tem sido úteis nas pesquisas para compreender os príons mamíferos. Os príons fúngicos aparentemente não causam nenhuma patologia em seus hospedeiros.

O nome príon vem do inglês proteínaceous infectious particles, que quer dizer partículas protéicas infecciosas. Tais partículas se distinguem de vírus e bactérias comuns por serem desprovidos de carga genética.

Os príons possuem estruturas bastante estáveis e são resistentes a enzimas digestivas, calor, algumas substâncias químicas e até a radiação ultravioleta, condições que normalmente degradam proteínas e ácidos nucleicos. Também não existe nenhum mecanismo de defesa imunológica capaz de neutralizar essa partícula infectante, o que torna ainda mais rápida a sua disseminação.

Existe um gene, denominado príons, que é responsável pela síntese da proteína príon celular. Na sua forma normal e saudável, essa proteína, além de participar do processo de diferenciação neural, ela defende os neurônios de condições que podem levar à sua destruição. A mutação do gene príons provoca a formação defeituosa da PrPc, que se transforma em príon.

Essa molécula proteica infectante é capaz ainda de alterar a forma de outras proteínas saudáveis, que, a partir daí, também adquirem um comportamento priônico.

As doenças provocadas por príons não tem cura e são frequentemente classificadas como encefalopatias espongiformes, devido ao aspecto esponjoso que o cérebro adquire com a conhecida popularmente como mal da vaca louca. Essa doença é evolutiva e provoca a degeneração dos neurônios de bovinos, que passam a apresentar como comportamentos anormais e morrem dentro de pouco tempo.

Principais enfermidades virais

Infecções do trato gastrintestinal causadas por vírus

Diarreia

Tem muitas causas. Pode ou não ser resultado de uma doença infecciosa. Quando resultado de uma doença infecciosa, o patógeno pode ser um vírus, uma bactéria, um protozoário ou um helminto. A disenteria (uma forma grave de diarreia) pode ser causada por vários patógenos, incluindo bactérias (p. ex., aqueles que causam disenteria bacilar) e protozoários (p. ex., aqueles que causam amebíase e balantidíase).

Gastrenterite Viral (Enterite Viral, Diarreia Viral)

A gastrenterite viral pode ser uma doença endêmica ou epidêmica em lactentes, crianças e adultos. Os sintomas incluem náuseas, mal-estar e febre baixa. Embora seja, com maior frequência, uma doença autolimitante, durando de 24 a 48 h, a gastrenterite viral (especialmente quando causada por um rotavírus) pode ser fatal em lactentes e crianças. Nos países em desenvolvimento, as infecções por rotavírus são responsáveis por mais de 800.000 mortes por diarreia anualmente. Embora a gastrenterite viral seja, algumas vezes, referida como “gripe intestinal” ou “gripe de 24 h”, lembre-se de que a gripe é uma doença respiratória. Nos EUA a gastrenterite viral não é uma doença de notificação nacional.

Cuidado com o Paciente: Usar precauções padrão para pacientes hospitalizados. Acrescentar precauções de contato para pacientes com fralda ou incontinência e para pacientes com infecções por rotavírus.

Modo de Transmissão: O ser humano infectado constitui o reservatório deste vírus; possivelmente água e moluscos contaminados. A transmissão é mas frequente por via fecal-oral. A transmissão pelo ar e por contato com fômites contaminados pode ser epidêmica em hospitais ou em cruzeiros marítimos. Foi também relatada a transmissão por alimento, água e moluscos.

Infecções do trato respiratório inferior causadas por vírus

Doença Respiratória Viral, Aguda e Febril

Caracterizada por febre e uma ou mais das seguintes reações sistêmicas: calafrios, cefaléia, dores generalizadas, mal-estar, anorexia e algumas vezes distúrbios gastrintestinais (GI) lactentes. Pode incluir rinite, faringite, amigdalite, laringite, bronquite, pneumonia, conjuntivite, otite media e/ou sinusite. As doenças respiratórias virais agudas e febris não constituem doenças nacionalmente notificáveis nos EUA.

Cuidados com o Paciente: Usar precauções-padrão para pacientes adultos; Adicionar precauções de contato para lactentes e crianças de pouca idade enquanto perdurar a doença.

Modo de transmissão: Ser humano infectado. A transmissão ocorre via contato oral direto ou por gotículas; indiretamente por lenços, utensílios, utilizados na alimentação, ou outros fômites; alguns vírus são transmitidos pela via fecal-oral.

Síndrome Pulmonar por Hantavírus (HPS)

Doença Viral aguda caracterizada por febre, mialgias (dores musculares) complicações GI, tosse, dificuldade respiratória e hipotensão (pressão arterial diminuída). O vírus Sin Nombre- literalmente, vírus sem denominação- foi a causa da epidemia que ocorreu na área de Four Corners, nos EUA, na primavera e no verão de 1993. Desde então, casos esporádicos vêm sendo relatados em muitos estados, assim como na América do Sul.

Cuidados com o Paciente: Usar precauções-padrão para pacientes hospitalizados.

Modo de transmissão: Roedores, incluindo rato silvestre, ratos da espécie Neoroma cinerea e tâmitas. A transmissão ocorre por inalação de aerossóis provenientes de fezes, urina e saliva dos roedores. Não ocorre transmissão pessoa a pessoa.

Influenza, gripe

Infecção respiratória viral, aguda com febre, calafrio, cefaléia, dores generalizadas por todo o corpo (mais pronunciadas nas costas e nas pernas), faringite, tosse, drenagem nasal. Algumas vezes causa bronquite, pneumonia, e morte nos casos graves. Pode ocorrer ainda, náuseas, vomito e diarreia, principalmente em crianças. Embora a expressão “gripe intestinal” seja frequentemente ouvida,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.2 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com