TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabaçho Para Pesquisa

Dissertações: Trabaçho Para Pesquisa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/5/2014  •  1.191 Palavras (5 Páginas)  •  162 Visualizações

Página 1 de 5

Observa-se hoje uma evolução da Educação Física Escolar. Percebemos uma mudança na postura dos profissionais da área que passam a visualizar outras possibilidades de trabalho no ambiente escolar, muito além da simples pratica esportiva ou mecânica de movimentos.

Nota-se a preocupação dos profissionais com a continuidade da formação na busca por especializações que garantam um melhor preparo para o ensino de Educação Física Escolar. Ainda assim, há uma grande dificuldade dos professores de Educação Física em tornarem as suas aulas interessantes aos alunos. Vê-se ainda muito frequente a pratica de atividades baseadas em repetições cadenciadas de movimentos padronizados, sem muito levar-se em conta a vontade, o prazer dos alunos, e mais ainda, muitas vezes não é identificado o objetivo oculto na pratica proposta.

Muitos professores não sabem ou não exercem a sua principal função na escola, onde ele é o elemento de ligação entre o contexto interno, a escola, e o contexto externo, a sociedade, o conhecimento dinâmico e o aluno.

Vários estudos abordam esse tema para questionar, principalmente, a formação acadêmica dos professores, pois o bom desempenho das suas funções depende, em parte, de como ocorreu essa formação. Além disso, é necessário observar as características da personalidade de cada individuo. Segundo Darido (1996), nem sempre os conhecimentos adquiridos na formação são utilizados, durante a prática pedagógica, pelos professores de Educação Física.

A Formação Profissional em Educação Física - De acordo com Darido (1996) existem dois tipos de formações: as formas mais cientificas que utilizam teorias e conhecimentos científicos que derivam de ciências mães e a forma tradicional que utiliza as praticas , valorizando competições e performance. Na Formação mais cientifica vem com a função de tentar corrigir as falhas na formação tradicional, pois os resultados da pratica não se apresenta muito bem, disciplinas como fisiologia, sociologia ou aprendizagem motora não são utilizados pelos professores e assim faz com que sejam a modo grosso esquecidos. Na segunda parte que citamos o professor utiliza muito a pratica pedagógica, ele se torna um verdadeiro treinador, ele aconselha, corrige, dirige toda a situação. De acordo com Château(apud Silva, 1988, p. 56) O Professor age indiretamente com aluno e com objetivo de garantir sua autoridade. No entanto os objetivos do professor de Educação Física, de acordo com o que foi citado, é acabar ou amenizar os problemas que foram falados. Focalizando em professores bem sucedidos e utilizando ensinos não só de habilidades, mas também com a forma integral do aluno.

Um bom educador segundo Cunha, deve ter conhecimentos suficientes para trabalhar tanto aspectos físicos e motores, como também os componentes sociais, culturais e psicológicos. Isso significa que, além da capacidade de ensinar conhecimentos específicos, é também papel do professor transmitir, de forma consciente ou não, valores, normas, maneiras de pensar e padrões de comportamento para se viver em sociedade. Outros estudiosos apontam características básicas desse professor em três aspectos: técnicos, afetivos e sociopolíticos.

Algumas das características técnicas de um professor bem-sucedido:

• Conhece seus alunos e adapta o ensino às suas necessidades, incorporando a experiência do aluno ao conteúdo e incentivando sua participação.

• Reflete e pensa sobre sua pratica.

• Domina conteúdos e metodologia para ensina-los.

• Aceita responsabilidades sobre as exigências dos alunos e seu trabalho.

• Fundamenta o conteúdo na unidade teórico-prática.

• Fornece feedback constante e apropriado.

Características afetivas de um professor bem-sucedido.

• Demostra interesse, entusiasmo, vibração, motivação e satisfação com o ensino e seu trabalho, valorizando seu papel.

• Desenvolve laço afetivo com os alunos.

• Mantem clima agradável, respeitoso e amigo com os alunos.

Características sociopolíticas de um professor bem-sucedido.

• Conhece a experiência social concreta dos alunos.

• Possui visão critica da escola e de seus determinantes sociais.

• Possui visão critica dos conteúdos escolares.

Os conteúdos escolares são abordados em três dimensões, de acordo com os PCNs; conceitual, procedimental e atitudinal. A dimensão Conceitual refere-se á abordagem das regras, técnicas, dados históricos das modalidades e ainda reflexões a respeito da ética, estética, desempenho, satisfação e eficiência. A dimensão Procedimental diz respeito ao conteúdo ensinado pelo professor, que não deve girar apenas em torno das habilidades motoras e do esporte, mas também da organização, sistematização de informações e aperfeiçoamento e por fim a Dimensão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com