TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tragetoria da Gestão Pública no brasil

Por:   •  20/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  858 Palavras (4 Páginas)  •  166 Visualizações

Página 1 de 4

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

2.1 PRINCIPAIS MUDANÇAS INSTITUÍDAS PELA CONSTITUIÇÃO 4

2.1.1 Conceito do Ministro Bresser 4

2.1.2 Cinco movimentos abordados 4

2.2 APRESENTAÇÃO DAS CONCLUSÕES 4

3 CONCLUSÃO 5

REFERÊNCIAS 8

1 INTRODUÇÃO

Este trabalho descreve a Trajetória da Administração Pública Brasileira.

É uma olhada nos últimos vinte anos de Gestão Pública, veremos às novidades e os avanços, analisando o governo da era Color ao governo Lula, as mudanças que aconteceram após a Constituição de 1988 a respeito da Administração na Gestão Pública. O projeto do Ministro Bresser e seu conceito e os movimentos tratados pelo artigo, alguns erros que ocorreram nas reformas e alguns que ainda estão acontecendo.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 PRINCIPAIS MUDANÇAS INSTITUÍDAS PELA CONSTITUIÇÃO

3 MUDANÇAS INSTITUIDAS PELA CONSTITUIÇÃO DE 1988

Vale lembrar que no Brasil as mudanças não foram processadas antes das reformas Federais de1990, mas sim ao mesmo tempo ou depois, mas sem nenhum tipo de relação de subordinação.

No entanto nos estados do Brasil há uma grande desigualdade referente a capacidade de reformas. Em 2003 e 2004 o PNAGE ou o Programa Nacional de Apoio á Modernização da Gestão e do Planejamento dos Estados e do Distrito Federal revelou que também existem muitos governos estaduais atrasados em termos de reformas (Abrucio,2004). Nesses avanços verificados, surgiram um comportamento mais perto do identificado por David Osborn em “Laboratórios de Democracia”.

3.1.1 Conceito do Ministro Bresser

Luiz Carlos Bresser Gonçalves pereira nasceu em São Paulo no dia 30 de junho de 1934. É advogado, administrador de empresas, economista e cientista político. Em 1987 assumiu o Ministério da Fazenda.

O Ministro Bresser, amparou-se numa ideia de uma administração feita para obter resultados, naquele tempo era chamado de modelo Gerencial. Está claro que a reforma Bresser foi prejudicada pelas condições políticas. Havia erros de diagnóstico. Entre eles esta o conceito muito limitado de carreiras estratégicas de Estados, para o Governo Federal assim como para o contexto federativo. Ao limitar os meios de estratégias em poucas funções do governo ligados à diplomacia ,às finanças publicas, à área jurídica e a carreira de Gestores governamentais. Este projeto da reforma Bresser deixou de se juntar com outros setores essenciais para União, fundamental para que ative como avaliadora, reguladora e indutora no plano das relações intergovernamentais.

3.1.2 Cinco movimentos abordados

Fernando Henrique Cardoso, no seu segundo mandato incorporou algumas conquista da reforma Bresser, iniciou quando houve extinguiu o Mare e foi marcado quase que o tempo todo pela pobreza da agenda da gestão pública. Aconteceu algumas atitudes que inovaram e não ficaram limitadas a um dos períodos do governo analisado. Mas destaque foi a cinco movimentos.

1-O movimento mais fundamental foi organizado em volta da questão fiscal. Ele conseguiu muitos avanços, uns com a proposta Bresser e outros interligados com a agenda constituinte. Seu corolário foi a aprovação da Lei de Responsabilidade Fiscal.

Com essa lei será possível uma previsão dos meios para melhorar o controle nas contas públicas. O governo conseguirá evitar dividas, pois haverá transparência na fiscalização.

2-Pode Os

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (53.3 Kb)   docx (14.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com