TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trajetoria Historica Brasileira

Artigos Científicos: Trajetoria Historica Brasileira. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/10/2014  •  512 Palavras (3 Páginas)  •  220 Visualizações

Página 1 de 3

1 INTRODUCÃO

O presente trabalho nos levará a ter um conhecimento detalhado sobre o surgimento e a trajetória do serviço social na década 30 do século passado.

Falaremos sobre o comportamento e a posturas tomadas pelas políticas sociais e das dificuldades que o serviço social enfrentou para ser inserido na sociedade e ter reconhecimento profissional. E como suas políticas sociais proporcionaram e garantiram direitos e condições dignas de vida ao cidadão de forma tranquila e justa.

2 DESENVOLVIMENTO

Trajetória histórica brasileira: Faces do período de 1960 a 1980 sob o enfoque das políticas sociais e do desenvolvimento do serviço social

As políticas sociais no período de 1960-1980 se caracterizaram pela sua proteção a classe trabalhadora, voltando- se para o apoio e proteção da sociedade que se via completamente desprotegida e desamparada pelos governantes. Com a mudança de um país que era totalmente agrícola para um país industrializado, surgiu assim uma grave crise social, pois houve um grande crescimento populacional em torno dos centros urbanos. Este crescimento desenfreado trouxe consigo a pobreza gerada pelo desemprego e isso afetou não só o social mais também a cultura e a economia da classe trabalhadora.

Vendo a necessidade de reverter essa situação, o governo de forma estratégica, criou projetos e diversos programas que denominou políticas sociais.

Através das políticas sociais o estado começa a reconhecer a necessidade de enfrentar a desigualdade criando varias dimensões das condições de vida da população. Adotou-se varias mudanças tanto sociais quanto econômica, uma delas foi à implantação do serviço social como uma profissão para atender as mudanças da modernização e a reorganização do estado.

Agora a política social assume um papel fundamental na vida dos cidadãos menos favorecidos pela revolução que afetou seu cotidiano, pois mesmo com as mudanças e os acontecimentos da época, ainda impera no país uma cultura autoritária e centralizadora de bens, esta vai acompanhar a construção e a implementação das políticas sociais no Brasil.

Nesta perspectiva, acredita-se que existe a necessidade e a possibilidade da unidade entre o econômico e o social, portanto, o crescimento econômico deve e pode ser de igualdade, instaurando novas capacidades nas políticas sociais para enfrentar de forma apropriada a desigualdade e a pobreza. Somente assim, se pode pensar em políticas sociais que atenta para um eixo central de dimensão universal e de responsabilidade do Estado comprometido com o desenvolvimento econômico e social de caráter democrático.

Podemos assim afirmar que as politicas sociais é extremamente valorizada pela classe a que defende, isso se justifica pelo grande avanço que obtiveram após a inserção do serviço social em sua história de vida que passou a ser valorizada, não só por eles mas por toda sociedade.

Contudo pode – se afirmar que o serviço social assumiu um papel fundamental para que a vida das classes trabalhadoras tornasse um pouco mais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com