TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Transformações Territoriais: Evolução Urbana, 1800-1909

Monografias: Transformações Territoriais: Evolução Urbana, 1800-1909. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/11/2013  •  856 Palavras (4 Páginas)  •  1.882 Visualizações

Página 1 de 4

Transformações territoriais: evolução urbana, 1800-1909

O que a Europa não se desenvolveu ao longo de quinhentos anos, em apenas um século - XVIII - foi totalmente transformada por inovações produtivas, com uma grande força técnica, gerando assim produção em massa em todos os setores, nas ferrovias com os trilhos de ferros, na agricultura com maquinários de colheita, a semeadeira mecânica e na indústria têxtil com a maquina de fiar e posterior o tear a Vapor.

Com o aumento da produção nas fabricas, o transporte ferroviário – locomotiva com tração a vapor – a manufatura tradicional foi abandonada. Juntamente com todas essa evoluções as técnicas médicas e os padrões nutritivos foram se aperfeiçoando, houve uma súbita queda da mortalidade, causando uma concentração urbana sem precedentes. Com as revoluções liberais nacionais de 1848, foram demolidas as muralhas e á extensão da cidade, antes finita, agora se expandi primeiro na Inglaterra e posterior por todo o mundo com um vasto crescimento populacional. O advento da navegação a vapor de longa distancia depois de 1865 aumentou muitíssimo a migração europeia para as Américas, a África e a Austrália.

Com o crescimento urbano, surgiram também moradias em situações precárias com falta de luz e ventilação, péssimas instalações sanitárias, e despejos de lixos contíguos. Consequentemente surgiram as doenças, e epidemias. A partir disso houve a necessidades de reformas sanitárias. As autoridades locais eram responsáveis pelo esgoto, a coleta de lixo, o fornecimento de agua, as vias publicas, a inspeção de matadouros e os enterros dos mortos. Com a sociedade mais consciente, começou a surgir os projetos de habitações operarias planejada.

Charles Fourier tratou de resolver todos os problemas da sociedade através da elaboração de um complexo sistema de organização social no qual toda pessoa, atividade ou coisa ocupava antecipadamente um lugar bem determinado – Um Falanstério.

A partir do pensamento de Fourier, o industrial J.P. Godin construiu o familistério, um complexo que compreendia três blocos residências, uma creche, um jardim de infância, um teatro, escolas, banhos públicos e uma lavanderia. Ele mostra como viver adaptando a vida familiar cooperativa.

Surge também o parque inglês, impondo uma influencia civilizatória para as novas massas urbanizadas.

Em Paris Haussmann identificou os mesmo problemas da falta de saneamento e outros. Sob a breve autocracia de Napoleão III, o objetivo era reconstruir Paris num todo operacional, dando ênfase á importância de sistemas de comunicações rápidas e eficientes. Haussmann converteu Paris numa metrópole regional, abrindo na malha existente ruas cuja finalidade era ligar pontos e bairros opostos cruzando a tradicional barreira do Sena. Deu prioridade á criação de eixo norte-sul e Leste-Oeste mais substanciais, á construção do boulevard de Sebastopol e á extensão a leste da rua de Rivoli. Esse cruzamento básico, que servia aos grandes terminais ferroviários do norte e do sul, era envolvido por um bolevar ¨em anel¨, que por sua vez, era ligado ao principal distribuidor de trafico. Foram construídos cerca de 137 quilômetros de bulevares, mais largos, densamente arborizados e mais iluminados. As plantas e fachadas residências eram padronizadas. Novos cemitérios e parques foram criados, além de todo sistema adequado de esgoto e de agua

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com