TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Transporte Mediado

Trabalho Escolar: Transporte Mediado. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/11/2013  •  522 Palavras (3 Páginas)  •  387 Visualizações

Página 1 de 3

É um transporte que ocorre pela existência de proteínas carregadoras que executam a passagem do soluto de um lado da membrana para o outro. O transporte mediado pode ser tanto passivo quanto activo.

Quando for passivo não há o gasto de energia externa ao sistema, pois o soluto se desloca a favor do seu gradiente electroquímico, do maior gradiente electroquímico para o menor gradiente electroquímico, no caso de um soluto carregado ou a favor do gradiente de concentração, da maior concentração para a menor concentração, para o caso de um soluto não-carregado. Porém, por algum motivo (tamanho, natureza polar, …), a substância encontra na membrana uma barreira ou obstáculo para sua entrada ou saída da célula. Nesse processo entram em acção proteínas estruturais da membrana que "facilitam" a passagem dessas substâncias através da mesma.

O transporte mediado possui características que o definem, sendo estas basicamente três: especificidade, saturação e competição.

A especificidade diz sobre o quanto o transportador é específico para um certo soluto. Ele pode ser bem específico, transportando apenas um soluto, ou menos específico, transportando mais do que um soluto.

Saturação ocorre quando os transportadores estão todos sendo utilizados, ou seja, existe um limite de velocidade, uma velocidade máxima para o transporte de soluto, já que eles não podem transportar mais solutos do que a sua capacidade permite

Competição acontece quando dois solutos ou mais solutos que usam o mesmo transportador para se locomoverem pela membrana, gerando uma diminuição da velocidade de transporte dos solutos envolvidos.

Há dois tipos de transporte mediado:

. Transporte activo;

. Difusão facilitada.

Difusão facilitada

A difusão facilitada é um processo responsável pelo transporte de açúcares simples, aminoácidos e algumas vitaminas.

Neste caso, há participação de proteínas transportadoras específicas – permeases – que existem na membrana plasmática e promovem a passagem dessas substâncias.

Em resumo, podem reconhecer-se na difusão facilitada três características importantes:

. (1) ocorre a participação de uma molécula transportadora;

. (2) não há consumo de energia (ATP) por parte da célula;

. (3) a substância move-se de acordo com o gradiente de concentração, do local onde existe em maior concentração para o local onde existe em menor concentração (Lei da Difusão).

Legenda: Difusão facilitada.

. Passo 1 - ligação da molécula a transportar à permease;

. Passos 2 e 3 alteração conformacional da permease, para permitir a passagem da molécula através da membrana.

Transporte activo

A nível celular existem situações em que as substâncias migram do local onde existem em menor concentração para o local onde existem em maior concentração, isto é, contra o seu gradiente de concentração.

Este tipo de transporte designa-se por transporte activo e para que ocorra é necessário que haja gasto de energia (ATP), para causar a alteração conformacional das proteínas transportadoras. Deste modo, o transporte activo é um tipo de transporte mediado, que se realiza com dispêndio de energia para a célula e contra o gradiente de concentração.

Legenda:

. (A) e (B) Ligação de partículas à proteína transportadora em locais específicos.

. (C) Modificação da forma da proteína graças à mobilização de energia da célula (ATP), conduzindo à libertação das partículas do outro lado da membrana.

...

Baixar como  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »