TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Transporte aéreo

Relatório de pesquisa: Transporte aéreo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/11/2014  •  Relatório de pesquisa  •  812 Palavras (4 Páginas)  •  145 Visualizações

Página 1 de 4

Transporte Aéreo

História

Após a Revolução Industrial, a necessidade de utilização de meios de transporte intensificou-se, assim, surgiu a locomotiva, posteriormente os automóveis e logo depois os aviões, que foi um marco para a humanidade.

O brasileiro Santos Dumont foi o primeiro aeronauta que demonstrou a viabilidade do vôo do mais pesado do que o ar. O seu voo no "14-Bis" em Paris, em 23 de Outubro de 1906, na presença de inúmeras testemunhas, constituiu um marco na história da aviação, embora a primazia do voo em avião seja disputada por vários países. Entre os aeronautas pioneiros, podemos citar: Gabriel Voisin, Louis Blériot, Wilbur e Orville Wright, Trajan Vuia e Henry Farman.

No período de 1907 a 1910, Santos Dumont realizou inúmeros voos com o monoplano Demoiselle (foto à direita). Patrono da Aeronáutica e da Força Aérea Brasileira, onde recebeu a patente de Marechal-do-Ar, faleceu em São Paulo em 1932 sendo considerado, até hoje, o brasileiro que mais se destacou a nível mundial na história da aviação.

Com a I Guerra Mundial, a aviação tomaria considerável impulso, em virtude do uso dos aviões como arma de grande poder ofensivo, mas seria na década de 1920/30 que esse avanço se consolidaria.

Então, com a introdução dos motores a jato, usados pela primeira vez em aviões comerciais, o transporte internacional passou a ser utilizado em larga escala depois da II Guerra Mundial, por aviões cada vez maiores e mais velozes.

Modal

O modal aéreo é um transporte adequado para mercadorias de alto valor agregado, pequenos volumes ou com urgência de entrega. O transporte aéreo possui algumas vantagens sobre os demais modais, pois é mais rápido, além de ser mais viável para remessas como bagagem, peças de reposição, produtos eletrônicos, mercadoria perecível, brindes, medicamentos, amostras, etc.

As desvantagens são valor do frete mais elevado entre os outros modais, menor capacidade de carga e custo elevado da sua infraestrutura (Taxa aeroportuária).

Entre os tipos mais comuns está a aviação comercial destinadas ao transporte de carga e/ou passageiros.

Transporte aéreo e o turismo

É notória a importância que os transportes possuem para a expansão do turismo. No Brasil e no mundo, apesar das constantes crises ocorridas nos últimos anos, o setor mantém taxas satisfatórias de crescimento e desenvolvimento.

A grande dificuldade enfrentada pelo setor ocorreu com o inicio dos ataques terroristas, que abalaram o mercado do turismo, principalmente o de 11 de setembro de 2001 que culminou com a falência de empresas. Contudo, o turismo voltou a crescer e principalmente o modal aéreo aponta índices confiáveis de produtividade. Cada vez mais as indústrias aeronáuticas investem em aviões maiores e sofisticados, além disso, os aeroportos estão passando por reforma logística e tecnológica para melhor atender a demanda do transporte aéreo.

Outro elemento importante é sua popularização, pois hoje esse meio de transporte deixou de ser privilégio das elites e se tornaram mais acessíveis como, por exemplo, o Charter, um serviço de transporte aéreo não-regular, previsto no Código Brasileiro de Aeronáutica, com pontos de origem, intermediários e de destino em território nacional, executado por empresas brasileiras de transporte aéreo regular ou não-regular, sendo permitida a comercialização

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com