TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trapiche Da Barra, Maceió, AL

Artigos Científicos: Trapiche Da Barra, Maceió, AL. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/10/2013  •  203 Palavras (1 Páginas)  •  485 Visualizações

Antigo “caminho da vila”, o Trapiche de Barra é um dos bairros mais antigos de Maceió. Começou com um porto na lagoa Mundaú, que transportava mercadorias e passageiros entre a antiga capital (atual Marechal Deodoro) e a vila, que depois se transformou em capital da província.

De antigo, restou a igrejinha de Nossa Senhora da Guia, bem próxima ao antigo porto, que ainda funcionava até a década de 70, quando não existia a rodovia em demanda ao litoral Sul, passando pela ilha de Santa Rita. Aos poucos, o bairro foi modernizando, e transformou-se num reduto da classe média, que construí suas casas em demanda a orla marítima, partindo do Estádio Rei Pelé, na Avenida Siqueira Campos, que começa no Prado e termina na Praça Pingo D’água, se constituindo numa das mais extensas da cidade, com pista dupla e já transformada em comércio, restando poucas residências.

Trapiche, segundo Aurélio Buarque de Holanda, é um armazém de mercadorias importadas ou a exportar. E, foi exatamente daí, que surgiu o nome do bairro, através de armazém de mercadorias, que chegavam da antiga capital para serem exportadas pelo porto de Jaraguá. Da Barra, deve-se a proximidade da barra, com o encontro da lagoa e o mar.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com