TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tratamentos Faciais

Exames: Tratamentos Faciais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/6/2014  •  1.511 Palavras (7 Páginas)  •  583 Visualizações

Página 1 de 7

1 INTRODUÇÃO

Neste trabalho vamos aprofundar no mundo da estética tendo uma ampla visão de trabalhos que pode ser desenvolvido dentro de uma clinica, podendo o profissional se especializar em uma modalidade para exercer com melhor êxito o resultado do tratamento, dentre esses procedimentos temos os tratamentos faciais, onde vamos aprofundar um pouco mais nossa pesquisa através dos artigos lidos.

2 DESENVOLVIMENTO

A estética tem vários procedimentos para o tratamento facial referente envelhecimento, com o uso de vitaminas C ou ácidos com suas derivações podem obter resultados muitos positivos, é fundamental que os profissionais tenham um conhecimento aprofundado de suas ações e forma de apresentação, e suas associações a outros ativos, que facilitam sua absorção e potencializem a sua capacidade de obtenção de resultado. A vitamina C é uma substancia cristalina, com sabor acido que pode ser encontrada em frutas cítricas, sendo solúvel em água na proporção de 1:3.

O emprego da vitamina C nos cosméticos tem sido dificultado pelo fato de apresentar baixa estabilidade química em soluções aquosas, oxidando-se facilmente em géis, creme, emulsão de óleos e água. Sendo assim, investiu na obtenção de derivados dessa vitamina C que obtém a mesma função, com penetração cutânea em níveis eficazes a fim de não comprometer as funções farmacodinâmicas, desta forma a vitamina C apresenta varias formas dentre as quais cita-se as mais utilizadas nos cosméticos: NANOSPHERES C (ácido ascórbico nanosferizado), THALASPHERES C (vitamina c englobada em microesferas de colágeno marinho recoberta por glicosaminoglicanas), ASCORBASILANE (silício orgânico do ácido ascórbico), VCPMG (fosfato de ascorbil magnésio), PALMITATO DE ASCORBILA VC-IP (tetraisopalmitato de ascorbila) estes derivados possuem grande afinidade com a pele excelente absorção e penetração na pele.

Atualmente existe um crescimento no uso de ácidos e seus derivados em produtos cosméticos com finalidade clareadora na melanina, antioxidante e do colágeno. O uso da vitamina C por um período prolongado tem sido seguro, bem como tem a finalidade também despigmentante, fotorrejuvenescedor, reduzir os sinais, melhorar a epiderme, combater rugas e etc. A tendência atual hoje é a formulação deste cosméticos com diferentes princípios ativos num mesmo produto potencializando o resultado, sendo vantajosa pela facilidade de um único produto atendendo todas a necessidades dos clientes e agindo de varias maneiras aumentando a eficácia do tratamento, sendo assim, benéfica a utilização da vitamina C para tratamentos estéticos, ressaltando a importância de estudos e praticas para obtenção do melhor resultado na pratica de uma clinica, salientando que o profissional deve estar atento a todas as formulas e utilização de qualquer produto estético para que resulte no resultado esperado pelo cliente.

Peeling

Dentre os tratamentos disponíveis nas clínicas, o peeling é o mais indicado para o tratamento de manchas na pele. Por meio de agentes químicos ou físicos, o peeling esfolia a pele envelhecida ou doente e possibilita a formação de uma nova camada de pele saudável e lisinha.

O peeling pode ser superficial, médio ou profundo: tudo vai depender do dano da sua pele. As variantes do processo são os agentes químicos e o número de sessões necessárias para eliminar as manchas.

Laser

Para tratamento de manchas, utilizam-se três tipos de laser:

• Quantum: remove manchas vermelhas do pescoço. Ajuda também nas melanoses.

• CO2: remove manchas de melanose e queratose. Não é muito procurado, pois o tempo de recuperação é longo, além disso, pode deixar cicatrizes.

• Rubi: esta variação do comprimento do laser é bastante usada para minimizar sardas escuras.

Filtro Solar

• Para prevenir manchas causadas pelo sol, indica-se o filtro solar. Ele também pode ser utilizado para evitar a progressão das manchas já existentes.

Loção Clareadora

• Dependendo do tipo e da superficialidade da mancha, os cremes clareadores são bem eficientes.

A pele é um órgão complexo no qual interações celulares e moleculares reguladas de modo preciso governam muitas das agressões provindas do meio ambiente. É constituída por vários tipos de células interdependentes responsáveis pela manutenção da sua estrutura normal. Com o envelhecimento cronológico cutâneo, ocorre à modificação do material genético por meio de enzimas, alterações protéicas e a proliferação celular decresce conseqüentemente, o tecido perde a elasticidade, a capacidade de regular as trocas aquosas e a replicação do tecido se torna menos eficiente. Oxidações químicas e enzimáticas envolvendo a formação de radicais livres (ERO) aceleram esse fenômeno de envelhecimento. Dentre as reações que ocorrem na pele durante o processo de envelhecimento é possível observar que ela se torna mais fina, pálida seca, ocorrem alterações na pigmentação gerando manchas hipocromicas e hipercromicas, há menos colágeno e fibroblastos e a função da barreira da pele é afetada (HIRATA; SATO; SANTOS, 2004). O envelhecimento cutâneo pode acontecer tanto por fatores endógenos como também pelos exógenos. Rebello (2010) ressalta que o envelhecimento intrínseco pode ser considerado como algo natural que com o passar dos anos deixa o organismo como um todo deficitário em suas funções normais, assim as pessoas ficam mais susceptíveis a patologias. Ressalta também que esse processo pode ser chamado de envelhecimento cronológico, dado a suas características interligadas ao tempo vivido por uma pessoa.

Alterações da pele associadas ao envelhecimento cronológico

Fenômenos influenciados pelos estrogênios, podendo sofrer influência dos androgênios:

• diminuição da espessura epidérmica (atrofia);

• diminuição

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com