TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Treinamento De Desenvolvimento

Seminário: Treinamento De Desenvolvimento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/11/2013  •  Seminário  •  990 Palavras (4 Páginas)  •  184 Visualizações

Página 1 de 4

• TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO

A estratégia que a empresa Natura adotou está em linha com todo o movimento de ganho de eficiência, qualidade e melhoria da relação, que permeia toda a organização. Queremos estabelecer cada vez mais parcerias de longo prazo, pois entendemos que nossos fornecedores são elos fundamentais de nossa cadeia de valor.

Procuramos diagnosticar as demandas dos fornecedores por meio da pesquisa anual de satisfação. Reformulada em 2008, a consulta buscou melhor identificar as oportunidades de melhoria e, assim, traçar ações corretivas. A reformulação envolveu: perguntas mais objetivas; resultados atrelados aos princípios, processos e áreas, o que facilita o diagnóstico e proporciona um melhor planejamento das ações; resultado por empresa fornecedora (não mais por respondente); e ampliação da amostra, de 152 (em 2007) para 487 (em 2008), principalmente, no segmento de Serviços, Ativos e Indiretos (78% da amostra). Apesar das mudanças na metodologia da pesquisa, os resultados apresentados em 2008 são comparáveis com os de anos anteriores.

O índice de favorabilidade ficou em 74%, em 2008, o que representa uma queda de 10 pontos percentuais em relação a 2007. Associamos o resultado da pesquisa às percepções qualitativas dos nossos fornecedores obtidas no wikishop, dinâmica realizada com representantes desse público. O resultado nos mostra que temos bastante a evoluir na qualidade das relações e estamos diante da necessidade de tomar ações efetivas, que dinamizem a confiança e a geração de valor mútuos e alavanquem a performance da cadeia de abastecimento. Investiremos, portanto, no próximo ano, em iniciativas que possam gerar:

1. maior diálogo;

2. maior compartilhamento de informações;

3. retorno mais adequado aos processos de seleção e escolha de fornecedores;

4. melhor planejamento, organização e cumprimento do combinado na gestão dos projetos de inovação para fornecedores de insumos produtivos;

5. melhor processo de pagamento, principalmente para fornecedores de serviços, ativos e indiretos;

6. e melhor processo de planejamento e controle de insumos produtivos.

Temos convicção de que a construção de uma relação de longo prazo com nossos fornecedores é o que buscamos, o que exige enfrentar dilemas e desafios juntos. Em 2008, diante da necessidade de viabilizar uma estratégia de mercado de reposicionamento de preço de produtos de uso diário (sabonete, xampu e desodorante spray), contamos com o apoio essencial dos fornecedores destas categorias para a redução dos custos totais da cadeia.

Projeto Mercúrio

Atendendo a uma demanda dos fornecedores, implantamos no início de 2008 o Projeto Mercúrio: uma ferramenta de gestão que melhorou o fluxo do processo de compras e reduziu o tempo necessário para confeccionar contratos, assegurando mais agilidade e pontualidade. O principal benefício que nossos fornecedores tiveram foi a redução do tempo de elaboração de contratos, que de 37 dias (média registrada em 2006) passou para cerca de sete dias úteis. Em relação ao compromisso de eliminar falhas nos processos transacionais, relatado no Relatório Anual passado, o Projeto Mercúrio também garantiu uma maior qualidade nos processos de contratação, uma vez que esta se dá de acordo com os requisitos estabelecidos no Sistema de Informação.

Desenvolvimento, Avaliação e Certificação

O programa Qlicar (Qualidade, Logística, Inovação, Competitividade, Atendimento e Relacionamento), criado em 2004, tem como objetivo garantir o desenvolvimento e a alta performance da nossa rede de fornecedores. Hoje, abrange 68 fornecedores que foram selecionados ao longo dos anos em função do histórico e volume de negócios com a Natura.

Em 2008, o programa evoluiu em três aspectos: definição de nova governança; revisão dos objetivos e dos indicadores atrelados a cada dimensão; equalização dos pesos de cada dimensão na nota total. Para capacitar os fornecedores à nova realidade do programa, fizemos dois workshops.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com